A emissão de carbono impacta diretamente no clima do planeta, o que está fazendo com que as empresas revejam a forma de produção.| Foto: Pixabay
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Líder mundial no mercado de eletrodomésticos e com mais de 60 bilhões de produtos vendidos anualmente, a Electrolux deve lançar cerca de 300 novos produtos na América Latina até o final deste ano e está desenvolvendo uma solução de logística reversa para as compras efetuadas em seu e-commerce. Além disso, durante o Fórum Ambiensys de Sustentabilidade, o diretor de Sustentabilidade da Electrolux, João Zeni, revelou que uma das metas da empresa é zerar a emissão de carbono até 2050.

O Fórum Ambiensys de Sustentabilidade foi realizado pela Gazeta do Povo e correalizado pela Ambiensys. O evento aconteceu na segunda quinzena de julho no auditório da UniCuritiba e reuniu mais de 250 empresários e profissionais de diversos segmentos para debater a visão contemporânea da sustentabilidade do Paraná.

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Zeni, que em sua palestra abordou o tema “Qual o próximo passo para as empresas brasileiras avançarem no ESG?”, ressaltou que cada empresa deve abordar a estratégia ESG direcionada a sua realidade, mas atenta às demandas do mercado. A agenda ESG (ambiental, social e governamental) no ambiente corporativo tem como objetivo a busca de um desenvolvimento sustentável por meio de processos que associem os atributos econômicos, sociais e ambientais.

De acordo com o diretor, pesquisas feitas pela Electrolux mostraram que, quando o assunto é sustentabilidade, 80% dos consumidores acreditam que podem fazer a diferença a partir de suas escolhas e hábitos. “Essa é uma demanda cada vez mais real, mas a sustentabilidade vai muito além da questão ambiental”, ponderou.

Zeni lembrou que em mercados como o europeu e o norte-americano, a agenda ESG já está se tornando uma agenda regulatória que, em breve, deve ser adotada também no Brasil. “Para os investidores, é uma questão de análise de riscos. O valor reputacional das empresas vale muito e aquelas que estão mais estruturadas nesses pilares, automaticamente também estão menos vulneráveis às oscilações do mercado financeiro.

João Zeni, diretor de Sustentabilidade da Electrolux, disse que uma das metas da empresa é zerar a emissão de carbono até 2050. | Leandro Provenci Silva

EVENTO

O Fórum Ambiensys de Sustentabilidade também contou com a participação do presidente do GRPCOM, Guilherme Döring Cunha Pereira; o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; o diretor de Desenvolvimento e Qualidade na STCP, Rômulo Lisboa.

Também participaram dos debates do Fórum a coordenadora de Responsabilidade Social do SESI, Aline Calefi Lima; o diretor presidente do Grupo RAC, Ricardo Cansian; o diretor técnico de Projetos da AMBIENSYS, William Padilha.

Fórum Ambiensys de Sustentabilidade aconteceu em julho, no auditório da UniCuritiba. | Leandro Provenci Silva

O Fórum aconteceu no dia 19 de julho, no auditório da UniCuritiba, em Curitiba. O evento foi realizado pela Gazeta do Povo e correalizado pela Ambiensys e também contou com o patrocínio de BRDE, RAC Engenharia, Sistema Fiep e Centro de Inovação Sesi, e apoio de Sebrae, Prefeitura de Curitiba, Grupo ABL, Klabin, Sistema Ocepar e UniCuritiba.