Maior unidade produtora de biodiesel do Brasil, com cerca de 1 bilhão de litros por ano, o Grupo Potencial desenvolveu uma tecnologia inovadora, capaz de aproveitar 100% dos ácidos graxos gerados na produção.
A nova planta de glicerólise contínua da Grupo Potencial é a única do país. Por meio dela, os subprodutos provenientes do biodiesel são utilizados na fabricação de óleo sintético, que será reincorporado à produção do combustível.
Biodiesel: fonte de energia renovável
Em meio à preocupação com o meio ambiente e consequente transição energética, como forma de amenizar o aquecimento global e efeito estufa, agravados pelo uso de combustíveis fósseis, o biocombustível representa uma ótima solução para geração de energia limpa e sustentável.
Enquanto o diesel é derivado do petróleo, que é uma fonte fóssil, o biodiesel é produzido a partir de fontes renováveis, ou seja, óleos vegetais, com destaque para o óleo de soja e gorduras animais.
Como é feita a produção de biodiesel?
No caso do Grupo Potencial, o biodiesel é gerado por meio de um processo químico chamado de transesterificação, que dura cerca de 15 horas, no qual os óleos e as gorduras são misturados ao álcool, de acordo com as seguintes etapas:
- O óleo vegetal é pré-tratado e, posteriormente, reage na transesterificação em conjunto com o metanol e o metilato de sódio;
- A glicerina formada nessa reação é separada por decantação e purificada para retirada dos traços de metanol;
- Depois de separado do glicerol ou glicerina, o biodiesel é purificado;
- O biodiesel é filtrado e está pronto para o uso, tanto puro como misturado ao óleo diesel, sem necessidade de modificações no motor do veículo ou equipamento.
Glicerina: subproduto do biodiesel
A glicerina em seu estado bruto (loira) é gerada a partir da reação de transesterificação do processo de produção do biodiesel. Em seguida, ela é purificada, ou seja, é feita a remoção da água, metanol, cloretos e impurezas.
A purificação acontece por meio de operações de secagem, destilação, desodorização, branqueamento e filtração. O resultado é um produto com grau de pureza próximo a 100%, o que faz da glicerina produzida pelo Grupo Potencial a mais pura do mercado, por atender aos rigorosos padrões da farmacopeia USP e Europeia.
Produção de glicerina refinada
Desde 2018, o Grupo Potencial iniciou a produção de glicerina refinada, com capacidade de 45 mil toneladas por ano, sendo considerada, assim, a maior produtora de glicerina do país (mais de um terço da produção nacional atual).
Com característica de um líquido viscoso transparente, sem cheiro e gosto naturalmente doce, a glicerina refinada produzida pela Grupo Potencial Biodiesel pode ser usada pelas indústrias alimentícia, química, de cosméticos, têxtil e farmacêutica para produção de:
- Pomadas;
- Cápsulas;
- Anestésicos;
- Xaropes;
- Balas;
- Antibióticos;
- Resinas;
- Bolos;
- Produtos que ampliam a flexibilidade das fibras têxteis, por exemplo.
Como funciona a nova planta de glicerólise do Grupo Potencial?
A nova tecnologia implementada na planta de glicerólise utiliza vácuo e altas temperaturas para conseguir converter a mistura de destilados, ácidos graxos e glicerina refinada em óleos com até 1% de acidez.
De acordo com o diretor industrial do Grupo, Luiz Carlos Bruzamolin Filho, a glicerólise é feita, basicamente, para o Grupo Potencial consumir sua própria produção de ácidos graxos, com alguma folga para absorver eventuais aquisições de ácidos graxos de outras empresas.
O diretor acrescenta que o Grupo entrou em contato com essa nova tecnologia em 2018, durante a fase de estudos para a implementação das novas fábricas e, por isso, sua incorporação foi contemplada no projeto de ampliação da usina de biodiesel de Lapa/PR.
Cadeia produtiva sustentável
O Grupo Potencial é responsável por mais de 10% da produção de biodiesel do Brasil, com capacidade produtiva diária de 2,5 milhões de litros. Isso é cinco vezes maior que sua distribuição, ou seja, a quantidade de carbono retirada da atmosfera é maior que a produzida.
Além disso, o Grupo Potencial Biodiesel está associada ao Programa Selo Combustível Social, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde 2013. Com isso, só em 2020, a empresa investiu R$ 6,5 milhões nos pequenos agricultores de soja, milho e coco seco, com mais de 50 mil famílias beneficiadas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Sergipe.
Já a glicerina refinada, considerada a mais limpa do mundo, é enviada pelo Grupo Potencial para 15 países. Além dela e do biodiesel, a empresa produz borra de soja (utilizada pelo mercado de fertilizantes e rações), tocoferol e glicerina bruta.
Clique aqui e descubra por que o Grupo Potencial é o parceiro certo para o seu posto.