O Corolla Cross estreou no Brasil com um objetivo bem traçado pela Toyota: atrair clientes de outras marcas e da própria montadora que desejam um SUV médio-compacto, e não enxergam nas opções de mercado um modelo que interesse.
E, se possível, também conquistar quem não está complemente satisfeito com o utilitário esportivo que possui na garagem. Com poucos dias de showroom, a novidade parece que vem cumprindo o seu propósito.
Nos números das vendas de maio ele já figura à porta da lista dos 10 carros mais comercializados no país, à frente, inclusive, do próprio Corolla sedã - até 14/5.
Corolla Cross, o carro-chefe da Toyota
Ser o carro-chefe da Toyota no mercado nacional é outra missão do Cross. Isso ficou bem claro quando a marca projetou uma média mensal de emplacamentos na casa das 3,5 mil unidades.
“A maioria das pessoas que procuram o Cross é cliente de SUVs de outras marcas, como Honda, Renault, Jeep, Nissan e até de alguns importados. Há ainda donos de sedã e hatch, também multimarcas, que já foram consumidores Toyota e estão retornando para a marca com a chegada do Cross”, observa Priscila Polli, gerente Comercial de Vendas de Novos e Seminovos, da Toyota Sulpar Hauer, em Curitiba.
Dados do Grupo Sulpar, empresa que possui outras duas concessionárias Toyota – no Alto da XV, na capital, e em Paranaguá –, mostram que, apesar de a procura pelo lançamento ser maior por pessoas vindas de fora, os próprios usuários da montadora se ressentiam de um SUV deste segmento no catálogo.
“De todos os carros que entraram na troca até o momento, 60% foram veículos de outras marcas e 40% de modelos Toyota”, revela a gerente.
Corolla Cross é carro de mulher... e de homem
O perfil do comprador do Corolla Cross é bem definido e se divide de maneira igual entre os públicos masculino e feminino, segundo explica Fabio Calligari, diretor de Operações da Sulpar.
“A média de idade é de 30 anos, com característica mais familiar e voltada também para viagens rápidas de fim de semana”, conta.
Diferentemente do Corolla sedã, por exemplo, cujo cliente masculino absorve 80% das compras, com idade acima dos 45 anos e uso individual no dia a dia, afirma o executivo.
O SUV médio-compacto é ainda o segundo veículo de muitos consumidores de Toyota, aponta Priscilla Polli. Proprietários do Corolla, da picape Hilux e do SUV grande SW4 incorporaram o Cross na garagem familiar.
“O veículo é procurado por aqueles que desejam um carro robusto, com espaço, segurança, sofisticação e baixo consumo de combustível. Sem dúvida, é um modelo para família”, diz a gerente de Novos.
Flex vende mais, mas híbrido veio para ficar
O Corolla Cross é o único da sua categoria a oferecer a tecnologia híbrida, que combina motor a combustão com o elétrico e pode ser abastecido com gasolina e etanol ou rodar só com a energia da bateria.
Talvez, por isso, a opção é bem procurada, como já ocorre no Corolla sedã, que compartilha a mesma motorização 1.8 híbrida flex, de 123 cv e 16,6 kgfm de torque, associado ao câmbio CVT.
Atualmente, 30% das vendas do Cross são da versão híbrida, que começa em R$ 173 mil. "Para a Toyota, o mercado brasileiro de híbridos já é uma realidade. O Corolla e o RAV4 híbridos estão indo muito bem nas vendas, e agora o Cross”, destaca Moacir Cossia, diretor-superintendente do Grupo Sulpar. A marca japonesa responde por 80% das vendas mercado brasileiro de elétricos e híbridos.
Vale reforçar que o Cross Hybrid, assim como o Corolla Hybrid, não é um veículo plug-in, ou seja, não há necessidade de ser recarregado na tomada. Ele possui um sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando as baterias.
Já a opção 2.0 Flex, de até 177 cv e 21,4 kgfm, responde por 70% da procura pelo Cross. E se engana quem acha que a versão de entrada 2.0 XR, de R$ 140 mil, é a de maior saída. Esse posto cabe à 2.0 XRE Flex, com etiqueta de R$ 150 mil, com 65% da demanda de clientes.
Test drive concorrido
O test drive do Cross é bastante concorrido, garante Tânia Macedo, gerente Comercial de Vendas de Novo e Seminovos da Toyota Sulpar Alto da XV. Quem visita a loja sem agendamento prévio tem dificuldade de encontrar o carro disponível para dar uma voltinha.
“O fluxo de pessoas tem sido maior na concessionária desde o lançamento do Cross. A curiosidade em conhecer o veículo é grande por ser um modelo inédito”, ressalta Tânia.
Apesar da grande procura, a gerente informa que a fila de espera não tem sido grande, uma vez que o carro é produzido no Brasil – na fábrica de Sorocaba (SP).
A entrega, segundo ela, está dentro do planejado. “Geralmente no lançamento temos a procura maior que a oferta pelas versões topo de linha, que pode esperar um pouco mais para receber o carro. Um exemplo é a versão topo de linha XRX Híbrida que gira em torno de 30 dias para a entrega.”
Já a versão XRE, que contempla aproximadamente 70% da produção, em algumas cores o cliente já consegue receber no próprio mês da compra.
“Nós, concessionários Toyota, desejávamos há muito tempo por um SUV mais acessível comparado ao RAV4. Sentíamos falta desse produto. O Corolla Cross preenche a lacuna que havia entre o Corolla sedã e Hilux, SW4 e RAV na questão de preços.”
Moacir Cossia, diretor-superintende do Grupo Sulpar
Versões | Preços sugeridos |
Corolla Cross XR 2.0 Flex | R$ 139.990 |
Corolla Cross XRE 2.0 Flex | R$ 149.990 |
Corolla Cross XRV Hybrid Flex | R$ 172.990 |
Corolla Cross Special Edition | R$ 183.980 |
O Grupo Sulpar tem mais de 50 anos de atuação no mercado automotivo. Em Curitiba, conta com duas lojas Toyota - Hauer e Alto XV - e uma Kia, além da concessionária Toyota em Paranaguá. Mais informações sobre o Corolla Cross e outros modelos da marca no site www.toyotasulpar.com.br e www.kiasulpar.com.br e nos canais do Facebook (Toyota Sulpar/ Kia Sulpar) e Instagram (Toyota Sulpar/ Kia Sulpar).