Novo Kia Cerato na região do Largo da Ordem, em Curitiba
Novo Kia Cerato na região do Largo da Ordem, em Curitiba| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

Sabe aquele carro que mesmo lançado há um bom tempo parece que é sempre novidade, por exibir um projeto que foge ao lugar comum no mercado automotivo? É o caso da quarta geração do Kia Cerato. Ela estreou no Brasil em outubro de 2019 e ainda continua despertando olhares nas ruas.

E com o mesmo preço de entrada praticado há mais de um ano, quando foi lançado, enquanto os rivais reajustaram algumas vezes durante a pandemia (leia mais abaixo).

Fomos conferir os detalhes do modelo na Kia Sulpar, concessionária do grupo atende também as operações da Toyota em Curitiba e Paranaguá. A loja da marca sul-coreana está em novo endereço, ao lado da Toyota Sulpar, no Hauer.

Novo Kia Cerato no Largo da Ordem, em Curitiba
Novo Kia Cerato na região do Largo da Ordem, em Curitiba,| Rodolfo Buhrer/ La Imagem

Evolução do Kia Cerato vai do visual ao motor

O novo Cerato buscou inspiração visual no Stinger GT, o fastback esportivo com cara de mau, vendido no Brasil também pela Kia Motors. O sedã médio não lembra em nada a geração anterior, seja no design, motorização, espaço e equipamentos.

O modelo é vendido sempre na motorização 2.0 flex e conectado ao câmbio automático de seis marchas. O propulsor, aliás, divide com a aparência as duas mais importantes evoluções.

Agora são 167/ 157 cv de potência e 20,6/ 19,2 kgfm de torque (etanol/ gasolina), ante o motor 1.6 de 128 cv e 16,5 kgfm do antecessor.

Kia Cerato em frente à nova loja da Kia Sulpar, em Curitiba
Kia Cerato em frente à nova loja da Kia Sulpar, em Curitiba.| Hedeson Alves/ La Imagem

Consumo

Ele vem com sistema de partida a frio por aquecimento dos injetores, o que dispensa o tanquinho de combustível. No teste de consumo do Inmetro, o Cerato obteve média de 9,9 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol.

“O novo Kia Cerato está maior, mais leve e potente que o anterior. Além do seu design expressivo, conforto e tecnologia, marcam essa nova geração a motorização 2.0 com câmbio automático de 6 marchas”, destaca Wilian Takenaka, gerente de Vendas de Novos e Seminovos da Kia Sulpar, em Curitiba.

Kia Rio em frente ao Teatro do Paiol, em CuritibaKia Rio tem atributos para fazer sucesso também no Brasil

Modelo mantém o preço de lançamento

Os carros da Kia são reconhecidos por oferecer um bom nível de equipamentos sem cobrar mais caro por isso. Uma equação que se traduz em excelente custo-benefício.

Produzido no México, o Cerato é um dos sedãs médios mais baratos no Brasil. Só fica atrás do Nissan Sentra, porém, entrega 27 cavalos a mais de potência. O Kia parte de R$ 94.990 na versão EX 2.0 e chega a R$ 109.990, na SX 2.0.

Novo Kia Cerato em frente ao Teatro Guaíra, em Curitiba.
Novo Kia Cerato em frente ao Teatro Guaíra, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer/ La Imagem

A tabela inicial ainda repete a do lançamento, há quase 15 meses, enquanto o valor do topo da linha encareceu “somente” R$ 4 mil. Uma diferença mínima quando comparada aos preços praticados pelos principais concorrentes.

“Até mesmo antes das constantes altas de preços dos demais veículos nesse período de pandemia, o Cerato se mostrava com um excelente custo-benefício. Uma vez que possui itens de série que somente versões mais completas da concorrência entregam e por um valor bem superior”, diz Wilian Takenaka.

Modelo Motor Preços
Nissan Sentra 2.0 flex, de 140 cv R$ 91.090 a R$ 108.990
Kia Cerato 2.0 flex, de 167 cv R$ 94.990 a R$109.990
Honda Civic 2.0 flex, de 150 cv/ 1.5 turboflex, de 173 cv R$ 107.200 a R$ 146.500
CAOA Chery Arrizo 6 1.5 turboflex, de 150 cv R$ 108.750
Chevrolet Cruze 1.4 turboflex, de 150/ 153 cv R$ 114.800 a R$ 137.600
Toyota Corolla 2.0 flex, de 177 cv/ 1.8 híbrido flex, de 121 cv R$ 114.590 a R$ 154.390
Volkswagen Jetta 1.4 turbo, de 150 cv/ 2.0, de 230 cv R$ 136.340 a R$ 172.130

Muitos clientes cobravam uma motorização mais potente, mesmo o 1.6 sendo surpreendente. Porém, a motorização 2.0 com 167 CV veio para somar no conjunto do novo Cerato, entregando também mais tecnologia, conforto e segurança na hora de dirigir e um desempenho incrível.

Wilian Takenaka, gerente de Vendas de Novos e Seminovos da Kia Sulpar

Toyota Corolla híbrido test drive SulparCorolla híbrido ou flex? Qual se encaixa melhor ao seu perfil

Kia Cerato mistura elegância e esportividade

A inspiração no Stinger faz do Kia Cerato um dos sedãs médios mais bonitos do mercado.  Ele mistura detalhes esportivos na dianteira com um perfil mais elegante na traseira.

A frente tem aberturas superdimensionadas e faróis que se projetam pelas laterais. A grade “nariz de tigre” foi redesenhada, levemente reduzida e agora vem com acabamentos cromados no exterior. Já a entrada de ar inferior aumentou.

No pacote ainda estão a antena tipo tubarão, faróis de neblina com lentes de projeção, capô alongado e saída de escapamento esportiva cromada. As rodas são aro 16 nas duas versões.

Faróis em led e grade nariz de tigre do novo Kia Cerato
Kia Cerato vem com iluminação em led e a inconfundível grade "nariz de tigre". | Rodolfo Buhrer/ La Imagem
Rodas aro 16 no novo Kia Cerato
As rodas são aro 16 nas duas versões do Cerato.| Rodolfo Buhrer/ La Imagem

Upgrade para o novo sedã

De acordo com Wilian Takenaka, o novo Cerato fez com que muitos proprietários do modelo anterior, que já era sucesso de vendas dentro da montadora sul-coreana, com mais de 66 mil unidades vendidas (desde 2009), fizessem um upgrade para a nova geração.

“E ainda trouxe novos clientes para a marca, com perfis mais jovens, que gostam do conforto de um sedã, mas não abrem mão de design, tecnologia e segurança”, salienta.

Banco traseiro do novo Kia Cerato
O sedã cresceu em relação à geração anterior, aumentando o espaço interno.| Rodolfo Buhrer/ La Imagem

O gerente afirma que o visual inspirado em um superesportivo trouxe ao Cerato linhas marcantes, com traços fortes e acentuados. “Um exemplo é seu farol com projetores envolvidos em luzes de led em forma de “X”, que lembram o estilo do Kia Ceed Europeu”, observa.

Um dos maiores porta-malas da categoria

O sedã cresceu em relação à geração anterior. Ficou 8 centímetros mais comprido (4,64 m) e 2 cm mais largo (1,80 m). A distância entre os eixos é de 2,70 m e a altura, 1,44 m.

Com isso o porta-malas está mais generoso. São 520 litros contra 421 l do antecessor. É o segundo mais volumoso entre os principais concorrentes do segmento.

Kia Cerato visto de traseira
O visual da traseira do Cerato acompanha o estilo esportivo.| Hedeson Alves/ La Imagem
Modelo Porta-malas
CAOA Chery Arrizo 6 570 l
Kia Cerato 520 l
Honda Civic 517 l
Volkswagen Jetta 510 l
Nissan Sentra 503 l
Toyota Corolla 470 l
Citroën C4 Lounge 450 l

Toyota Hilux no Parque Barigui, em Curitiba, com capivaras ao fundoNova Toyota Hilux sobe potência e segurança para manter o reinado nas picapes

Cerato “aprende” o estilo de condução do motorista

Durante o test drive que fizemos com uma unidade da concessionária Kia Sulpar pudemos constatar o salto de desempenho da nova geração. O sedã mostrou boa capacidade de aceleração, especialmente nas retomadas.

O motor trabalha em sintonia com a transmissão de seis marchas, de forma bem suave, sem trancos que possam incomodar. A estabilidade também passa segurança, com bom controle do balanço da carroceria em curvas.

Interior do novo Kia Cerato
Multimídia tem estilo flutuante.| Rodolfo Buhrer/ La Imagem

O motorista tem à disposição quatro modos de condução: econômico, esportivo, conforto e “smart”. Segundo Wilian Takenaka, o dispositivo permite escolher a melhor opção para o momento.

“No uso urbano, por exemplo, pode ser habilitado o modo econômico para o melhor consumo de combustível e a suavidade na troca de marchas. Já em trajetos mais longos, como rodovia, o modo Sport gerencia uma troca de marcha em rotação mais alta, entregando assim mais esportividade e desempenho”, explica o gerente.

No modo “smart”, o carro “aprende” a forma de conduzir da pessoa e, após o aprendizado, passa a se adaptar e a reproduzir o estilo do motorista.

Principais itens de série do Kia Cerato

Quadro de instrumentos do Kia Cerato
Quadro de instrumentos mescla marcadores analógicos com tela digital.| Rodolfo Buhrer/ La Imagem

O Cerato vem com um bom pacote de equipamentos para brigar com as versões básicas e intermediárias da concorrência, custando bem menos.

A versão de entrada vem com painel digital, seis airbags, central multimídia com tela de 8″ flutuante, assistente de partida em rampa, câmera de ré, entre outros. A linha SX inclui ar digital de duas zonas, luzes diurnas em led, bancos com couro sintético, botão de partida, banco com aquecimento e borboletas para trocas de marcha no volante etc.

Como ocorre com quase todo o catálogo Kia, o Cerato tem garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.

Toyota Yaris Sedan em frente à UFPR, em Curitiba,Toyota Yaris: hatch aposta no custo-benefício, design e confonto

O que traz cada versão

Kia Cerato EX 2.0

  • direção elétrica;
  • computador de bordo com tela em LCD de 3,5" e mostrador digital de velocidade;
  • luz diurna em led;
  • acendimento automático dos faróis;
  • seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
  • painel com revestimento soft touch;
  • sistema multimídia com tela flutuante de 8”, com comando de voz e pareamento do celular com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay;
  • câmera de ré;
  • console central com 3 portas USB para carregamento de energia, tomada 12V e entrada auxiliar;
  • assistente de partida em rampas;
  • quatro modos de condução;
  • controles de estabilidade e de tração;
  • volante e alavanca do câmbio revestidos de couro;
  • volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade;
  • sensor de pressão dos pneus;
  • piloto automático;
  • modo econômico, conforto e esportivo de condução;
  • rodas de liga aro 16;
  • escapamento com ponteira cromada;
  • grade dianteira com detalhes cromados;
  • faróis de neblina;
  • Isofix para cadeira infantil;
  • destravamento das portas em caso de colisão;
  • coluna de direção com ajuste em altura e profundidade.
Quadro de instrumentos do Kia Cerato
Quadro de instrumentos mescla marcadores analógicos com tela digital.| Rodolfo Buhrer/ La Imagem

Kia Cerato SX 2.0

Acrescenta

  • chave presencial (abre e fecha as portas com a chave no bolso);
  • partida por botão e abertura do porta-malas à distância;
  • ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro;
  • bancos em couro sintético;
  • bancos dianteiros com aquecimento;
  • retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas em led integradas;
  • retrovisor interno antiofuscante;
  • modo “smart” de condução;
  • borboletas atrás do volante para troca manual de marchas;
  • pedais, apoio de pé e maçanetas internas em aço escovado;
  • lanternas traseiras em led.
Lanternas do Kia Cerato têm iluminação em led
Lanternas do Kia Cerato têm iluminação em led.| Rodolfo Buhrer/ La Imagem