Sabe aquele carro que mesmo lançado há um bom tempo parece que é sempre novidade, por exibir um projeto que foge ao lugar comum no mercado automotivo? É o caso da quarta geração do Kia Cerato. Ela estreou no Brasil em outubro de 2019 e ainda continua despertando olhares nas ruas.
E com o mesmo preço de entrada praticado há mais de um ano, quando foi lançado, enquanto os rivais reajustaram algumas vezes durante a pandemia (leia mais abaixo).
Fomos conferir os detalhes do modelo na Kia Sulpar, concessionária do grupo atende também as operações da Toyota em Curitiba e Paranaguá. A loja da marca sul-coreana está em novo endereço, ao lado da Toyota Sulpar, no Hauer.
Evolução do Kia Cerato vai do visual ao motor
O novo Cerato buscou inspiração visual no Stinger GT, o fastback esportivo com cara de mau, vendido no Brasil também pela Kia Motors. O sedã médio não lembra em nada a geração anterior, seja no design, motorização, espaço e equipamentos.
O modelo é vendido sempre na motorização 2.0 flex e conectado ao câmbio automático de seis marchas. O propulsor, aliás, divide com a aparência as duas mais importantes evoluções.
Agora são 167/ 157 cv de potência e 20,6/ 19,2 kgfm de torque (etanol/ gasolina), ante o motor 1.6 de 128 cv e 16,5 kgfm do antecessor.
Consumo
Ele vem com sistema de partida a frio por aquecimento dos injetores, o que dispensa o tanquinho de combustível. No teste de consumo do Inmetro, o Cerato obteve média de 9,9 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol.
“O novo Kia Cerato está maior, mais leve e potente que o anterior. Além do seu design expressivo, conforto e tecnologia, marcam essa nova geração a motorização 2.0 com câmbio automático de 6 marchas”, destaca Wilian Takenaka, gerente de Vendas de Novos e Seminovos da Kia Sulpar, em Curitiba.
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Modelo mantém o preço de lançamento
Os carros da Kia são reconhecidos por oferecer um bom nível de equipamentos sem cobrar mais caro por isso. Uma equação que se traduz em excelente custo-benefício.
Produzido no México, o Cerato é um dos sedãs médios mais baratos no Brasil. Só fica atrás do Nissan Sentra, porém, entrega 27 cavalos a mais de potência. O Kia parte de R$ 94.990 na versão EX 2.0 e chega a R$ 109.990, na SX 2.0.
A tabela inicial ainda repete a do lançamento, há quase 15 meses, enquanto o valor do topo da linha encareceu “somente” R$ 4 mil. Uma diferença mínima quando comparada aos preços praticados pelos principais concorrentes.
“Até mesmo antes das constantes altas de preços dos demais veículos nesse período de pandemia, o Cerato se mostrava com um excelente custo-benefício. Uma vez que possui itens de série que somente versões mais completas da concorrência entregam e por um valor bem superior”, diz Wilian Takenaka.
Modelo | Motor | Preços |
Nissan Sentra | 2.0 flex, de 140 cv | R$ 91.090 a R$ 108.990 |
Kia Cerato | 2.0 flex, de 167 cv | R$ 94.990 a R$109.990 |
Honda Civic | 2.0 flex, de 150 cv/ 1.5 turboflex, de 173 cv | R$ 107.200 a R$ 146.500 |
CAOA Chery Arrizo 6 | 1.5 turboflex, de 150 cv | R$ 108.750 |
Chevrolet Cruze | 1.4 turboflex, de 150/ 153 cv | R$ 114.800 a R$ 137.600 |
Toyota Corolla | 2.0 flex, de 177 cv/ 1.8 híbrido flex, de 121 cv | R$ 114.590 a R$ 154.390 |
Volkswagen Jetta | 1.4 turbo, de 150 cv/ 2.0, de 230 cv | R$ 136.340 a R$ 172.130 |
Muitos clientes cobravam uma motorização mais potente, mesmo o 1.6 sendo surpreendente. Porém, a motorização 2.0 com 167 CV veio para somar no conjunto do novo Cerato, entregando também mais tecnologia, conforto e segurança na hora de dirigir e um desempenho incrível.
Wilian Takenaka, gerente de Vendas de Novos e Seminovos da Kia Sulpar
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Kia Cerato mistura elegância e esportividade
A inspiração no Stinger faz do Kia Cerato um dos sedãs médios mais bonitos do mercado. Ele mistura detalhes esportivos na dianteira com um perfil mais elegante na traseira.
A frente tem aberturas superdimensionadas e faróis que se projetam pelas laterais. A grade “nariz de tigre” foi redesenhada, levemente reduzida e agora vem com acabamentos cromados no exterior. Já a entrada de ar inferior aumentou.
No pacote ainda estão a antena tipo tubarão, faróis de neblina com lentes de projeção, capô alongado e saída de escapamento esportiva cromada. As rodas são aro 16 nas duas versões.
Upgrade para o novo sedã
De acordo com Wilian Takenaka, o novo Cerato fez com que muitos proprietários do modelo anterior, que já era sucesso de vendas dentro da montadora sul-coreana, com mais de 66 mil unidades vendidas (desde 2009), fizessem um upgrade para a nova geração.
“E ainda trouxe novos clientes para a marca, com perfis mais jovens, que gostam do conforto de um sedã, mas não abrem mão de design, tecnologia e segurança”, salienta.
O gerente afirma que o visual inspirado em um superesportivo trouxe ao Cerato linhas marcantes, com traços fortes e acentuados. “Um exemplo é seu farol com projetores envolvidos em luzes de led em forma de “X”, que lembram o estilo do Kia Ceed Europeu”, observa.
Um dos maiores porta-malas da categoria
O sedã cresceu em relação à geração anterior. Ficou 8 centímetros mais comprido (4,64 m) e 2 cm mais largo (1,80 m). A distância entre os eixos é de 2,70 m e a altura, 1,44 m.
Com isso o porta-malas está mais generoso. São 520 litros contra 421 l do antecessor. É o segundo mais volumoso entre os principais concorrentes do segmento.
Modelo | Porta-malas |
CAOA Chery Arrizo 6 | 570 l |
Kia Cerato | 520 l |
Honda Civic | 517 l |
Volkswagen Jetta | 510 l |
Nissan Sentra | 503 l |
Toyota Corolla | 470 l |
Citroën C4 Lounge | 450 l |
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Cerato “aprende” o estilo de condução do motorista
Durante o test drive que fizemos com uma unidade da concessionária Kia Sulpar pudemos constatar o salto de desempenho da nova geração. O sedã mostrou boa capacidade de aceleração, especialmente nas retomadas.
O motor trabalha em sintonia com a transmissão de seis marchas, de forma bem suave, sem trancos que possam incomodar. A estabilidade também passa segurança, com bom controle do balanço da carroceria em curvas.
O motorista tem à disposição quatro modos de condução: econômico, esportivo, conforto e “smart”. Segundo Wilian Takenaka, o dispositivo permite escolher a melhor opção para o momento.
“No uso urbano, por exemplo, pode ser habilitado o modo econômico para o melhor consumo de combustível e a suavidade na troca de marchas. Já em trajetos mais longos, como rodovia, o modo Sport gerencia uma troca de marcha em rotação mais alta, entregando assim mais esportividade e desempenho”, explica o gerente.
No modo “smart”, o carro “aprende” a forma de conduzir da pessoa e, após o aprendizado, passa a se adaptar e a reproduzir o estilo do motorista.
Principais itens de série do Kia Cerato
O Cerato vem com um bom pacote de equipamentos para brigar com as versões básicas e intermediárias da concorrência, custando bem menos.
A versão de entrada vem com painel digital, seis airbags, central multimídia com tela de 8″ flutuante, assistente de partida em rampa, câmera de ré, entre outros. A linha SX inclui ar digital de duas zonas, luzes diurnas em led, bancos com couro sintético, botão de partida, banco com aquecimento e borboletas para trocas de marcha no volante etc.
Como ocorre com quase todo o catálogo Kia, o Cerato tem garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.
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O que traz cada versão
Kia Cerato EX 2.0
- direção elétrica;
- computador de bordo com tela em LCD de 3,5" e mostrador digital de velocidade;
- luz diurna em led;
- acendimento automático dos faróis;
- seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- painel com revestimento soft touch;
- sistema multimídia com tela flutuante de 8”, com comando de voz e pareamento do celular com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay;
- câmera de ré;
- console central com 3 portas USB para carregamento de energia, tomada 12V e entrada auxiliar;
- assistente de partida em rampas;
- quatro modos de condução;
- controles de estabilidade e de tração;
- volante e alavanca do câmbio revestidos de couro;
- volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade;
- sensor de pressão dos pneus;
- piloto automático;
- modo econômico, conforto e esportivo de condução;
- rodas de liga aro 16;
- escapamento com ponteira cromada;
- grade dianteira com detalhes cromados;
- faróis de neblina;
- Isofix para cadeira infantil;
- destravamento das portas em caso de colisão;
- coluna de direção com ajuste em altura e profundidade.
Kia Cerato SX 2.0
Acrescenta
- chave presencial (abre e fecha as portas com a chave no bolso);
- partida por botão e abertura do porta-malas à distância;
- ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro;
- bancos em couro sintético;
- bancos dianteiros com aquecimento;
- retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas em led integradas;
- retrovisor interno antiofuscante;
- modo “smart” de condução;
- borboletas atrás do volante para troca manual de marchas;
- pedais, apoio de pé e maçanetas internas em aço escovado;
- lanternas traseiras em led.