Fachada da Toyota e Kia Sulpar| Foto: Rodolfo Buhrer
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Para comprar um carro nos dias de hoje não tem mais a necessidade de ir à concessionária. A loja vai até o consumidor por meio dos seus canais digitais. A conversa com o vendedor acontece via WhatsApp e é possível, inclusive, receber o carro de test drive em casa.

É a forma moderna de ter um automóvel na garagem, que foi acelerada pela pandemia do coronavírus.

No entanto, a maioria dos clientes ainda prefere o ambiente físico do showroom. Assim, pode avaliar e degustar ao vivo a sua futura aquisição, e, principalmente, negociar olho a olho com consultor de vendas.

Cada vez mais as concessionárias buscam facilitar também a vida desse consumidor à moda antiga. Criam condições para que ele se sinta à vontade visitando a loja. A localização e a infraestrutura oferecida passaram a ter um papel fundamental nessa relação, juntamente com o atendimento.

Entrada do novo endereço da Kia Sulpar, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

“O ponto de venda sempre foi e continua ainda sendo um importante fator de sucesso. Por mais que tenhamos avançado bastante nas relações digitais, a concretização da compra do carro novo ou seminovo, além da manutenção do veículo, faz com que exista a necessidade de estarmos bem situados para atender melhor às exigências dos nossos clientes”, diz Moacir Cossia, diretor-presidente do Grupo Sulpar.

Unificar operações de atendimento e pós-venda

Pensando nesse conceito, a empresa curitibana com quase 60 anos de mercado decidiu abraçar essa transformação ao agregar na mesma área suas duas marcas automotivas. Na virada deste ano, a Kia Sulpar deixou o antigo endereço no bairro Rebouças para se juntar à Toyota Sulpar, no bairro Hauer.

A mudança e a presença lado a lado das duas representações na capital trouxeram uma série de vantagens não só para o Grupo Sulpar, mas, especialmente, aos funcionários e consumidores.

“Houve um ganho interno de sinergia das nossas operações, de redução de despesas de infraestrutura e de maior conveniência aos nossos clientes. Inclusive, já tivemos neste primeiro mês de novo endereço relatos animadores por parte de clientes e colaboradores”, ressalta o diretor.

Área de oficina da Kia Sulpar, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

Segundo ele, o novo espaço Kia permitiu receber uma prática que a empresa já havia implementado nas unidades Toyota – além do Hauer, a Sulpar possui loja no Alto da XV e em Paranaguá, no litoral paranaense.

“Unificamos as operações de atendimento de vendas e pós-venda, tornando a comunicação entre as áreas mais fluida. O cliente passou a ter uma visão única da operação e de acesso mais fácil para resolver suas necessidades”, explica Cossia.

Ao mesmo tempo que há uma divisão física das operações, com showroom e oficina de cada bandeira em espaços distintos, Kia e Toyota Sulpar praticam a sinergia na administração dos negócios, na preparação dos veículos zero km e no conceito de estoque único dos seminovos.

E tudo isso com um investimento muito baixo para os padrões de mercado, uma vez que o local para receber as atividades da Kia estava praticamente pronto – a concessionária da marca sul-coreana instalou-se na imensa área de seminovos da Toyota Sulpar.

“Ainda temos alguns detalhes a serem realizados, mas nada que demande muito investimento”, frisa Alexandre Fedalto, diretor-administrativo e financeiro da empresa.

Kia Sulpar vislumbra salto nas vendas

O novo endereço da Kia Sulpar chega num momento em que o mercado começa a dar sinais de reação nas vendas frente à forte retração observada em 2020, quando o setor automotivo caiu 26,2% - o maior tombo em cinco anos.

A empresa está otimista e projeta um crescimento de 40% nos negócios em relação ao ano passado. “Temos potencial para isso”, garante Fabio Calligari, diretor de Operações do Grupo Sulpar.

Ele reforça que a Kia já possui um portfólio interessante de produtos aqui no Brasil. E cita o caso do Bongo, como sendo um utilitário com boa performance de vendas na categoria, a Sportage e seu histórico de sucesso no mercado brasileiro, o Cerato, atualmente a melhor relação custo x benefício da categoria, segundo o executivo, além de Rio, Sorento e Carnival.

“A Kia sinalizou trazer ainda este ano alguma novidade de SUV híbrido, que já está em processo de homologação. Carros eletrificados é uma tendência da marca mundialmente”, pontua.

Diretores do Grupo Sulpar: Moacir Cossia (esq.), Fabio Calligari (centro) e Alexandre Fedalto.| Foto: Rodolfo Buhrer

Resgate da Kia em Curitiba

Recentemente, a representação da Kia em Curitiba sob a chancela do Grupo Sulpar completou dois anos. De acordo com Fabio Calligari, no início houve muita dificuldade para recuperar a boa visibilidade da marca em Curitiba e região.

Na opinião dele, esse resgate foi possível devido à larga experiência de gestão e de atendimento observada pela Toyota Sulpar, que já renderem inúmeras premiações nacionais.

“Mesmo com a pandemia já podemos perceber um início da colheita dos frutos. Também conseguimos implementar no período vários processos históricos de sucesso, compartilhados entre as duas marcas”, destaca.

Showroom da Kia Sulpar, concessionária em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

Calligari diz que hoje que a concessionária curitibana tem um bom market share (participação de mercado) entre as autorizadas da Kia espalhadas pelo país, sendo bastante respeitada pela montadora no Brasil em função da história, resultados, satisfação dos clientes e solidez do grupo.

“Isso acaba passando uma imagem de confiança tanto por parte da marca como para os clientes”, finaliza.

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