Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Kia Sportage no Bosque do Alemão, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

O Sportage há anos é o principal produto da Kia Motors no mercado brasileiro. Sinônimo de status e modernidade para o motorista que busca se diferenciar em meio a avalanche de SUVs no mercado brasileiro.

A quarta geração deu um ar de exclusividade ao carro pelo visual marcante do conjunto ótico e suas luzes em formato de bloquinhos. Mas, isso é apenas alguns dos detalhes do carro que podem conquistar quem procura um utilitário esportivo médio descolado.

Kia Sportage na Rua das Flores em Curitiba
Kia Sportage na Rua das Flores, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer

Visitamos a concessionária Kia Sulpar, em Curitiba, para realizar um test drive de fim de semana com a versão mais completa do Sportage, com o pacote completo P.265.

E destacamos a seguir quatro dos quesitos mais importantes observados pelo consumidor na hora de escolher um automóvel. Dê uma olhada e veja se são suficientes para você não deixar o Sportage de fora da lista de SUVs pretendidos para ter na sua garagem.

Visual marcado pelas luzes estilo bloquinhos

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Conjunto ótico com bloquinhos na luz de neblina e acompanhando os faróis.| Rodolfo Buhrer

A ousadia passou a ser marca registrada nos projetos da Kia. Revolução feita pelo mago alemão do design, Peter Schreyer, criador de modelos icônicos, como Audi TT.

O Sportage é um belo exemplo disso. Além da marcante grade frontal estilo “nariz de tigre”, assinatura visual da montadora sul-coreana, o modelo exibe um conjunto de iluminação que atrai os olhares por onde passa.

Como ficar indiferente aos quatro bloquinhos que formam as luzes de neblina, posicionadas em destaque nas extremidades do para-choque - estilo chamado pela marca como "Ice Cube".

Eles também acompanham os faróis principais. Tem quadradinhos até na luz do pisca. A iluminação full led da versão topo da gama deixa o recurso de design ainda mais interessante.

A traseira exibe mais pontos interessantes. As lanternas estão ligadas por uma barra em vermelho – uma extensão fina da lente – que corta a tampa do porta-malas.

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
As lanternas têm iluminação em led e se ligam por uma fina pela extensão das lentes.| Rodolfo Buhrer

Já os elementos internos de iluminação exibem uma sequência de pequenos retângulos, mais visíveis quando o freio é acionado. O resultado é um visual bem agradável para o motorista do carro detrás.

“O design ainda é um fator decisivo de compra. E, também contribuiu para o KIA Sportage ganhar por anos consecutivos o prêmio de SUV importado mais vendido do Brasil. Sua frente é imponente, transmitindo a identidade da marca no famoso ‘nariz de tigre’ presente em toda a linha KIA.”

Wilian Takenaka, gerente Comercial de Vendas de Novos e Seminovos da Kia Sulpar
Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Kia Sportage na Rua das Flores, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer

Interior premium e espaçoso

Dizem que o carro é a extensão da casa, portanto estar bem acomodado no interior dele é algo que muitos motoristas não abrem mão. Mais um ponto favorável para o Sportage, que apela para o lado emocional.

O padrão no acabamento salta aos olhos, bem como o volante de base reta e o console central elevado com uma bela alavanca de câmbio. É a sensação é a mesma de quando se está na cabine de um modelo de marcas premium, dada a qualidade do material empregado.

Interior do Kia Sportage
Interior mescla superfície emborrachada com acabamento em preto brilhante.| Rodolfo Buhrer

O painel, por exemplo, é todo em superfície com toque suave. Peças em preto brilhante nas portas, console e painel central, tom prateado nas saídas de ventilação e no volante, e bancos em couro perfurado e com ajustes elétricos (dianteiros) realçam o nível de sofisticação do habitáculo.

“O design interior, com cores bem alinhadas, acabamento exclusivo nos bancos em couro, painel com padrão de acabamento em soft touch trazem ainda mais o ar de carro premium e uma sensação única ao dirigir.”

Wilian Takenaka
Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita| Rodolfo Buhrer

Oferecer melhor acomodação aos passageiros sempre ajuda na hora de convencer o cliente de SUV médio. E o Sportage vai agradar em cheio, especialmente a família. Entre os bancos da frente, um elevado console central cria dois ambientes separados para motorista e passageiro, ambos com bancos grandes e confortáveis.

Há espaço de sobra no console para guardar chave presencial, carteira e celular, além de um profundo porta-objetos embaixo do apoio de braço.

Para quem vai atrás, o Sportage se destaca pelo encosto com nove regulagens de inclinação, que serve tanto para achar a melhor posição quanto para aumentar (ou diminuir) o espaço no porta-malas. Por falar em bagageiro, são 503 litros de volume, superior que ao da maioria dos concorrentes.

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
O volume do porta-malas é dos um dos maiores do segmento.| Rodolfo Buhrer
MODELOPORTA-MALAS
Kia Sportage503 litros
Volkswagen Taos (lançamento em breve)498 litros
Chevrolet Equinox468 litros
Toyota Corolla Cross440 litros
Jeep Compass410 litros
Ford Territory348 litros

Tecnologia na medida certa

O nível de equipamentos do Sportage satisfaz quem busca recursos úteis de auxílio à condução, sem os exageros de componentes, que só encarecem o veículo. Também entrega mimos para deixar o ambiente mais agradável.

O sistema de entretenimento vem com uma tela de multimídia elevada no painel, o que facilita a visualização. Ela é sensível ao toque para alguns comandos, que também podem ser acionados por teclas logo abaixo do sistema. Vem com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto.

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita| Rodolfo Buhrer

Para o conforto aos ocupantes, o ar-condicionado é de duas zonas e há saídas de ar para o banco traseiro. A coluna de direção tem regulagem de altura e profundidade, assim como regulagem de altura do banco do motorista e do passageiro da frente.

O teto solar duplo é panorâmico, criando um “céu” e deixando o interior bem iluminado quando totalmente aberto.

A lista de itens da versão EX agrega ainda câmera de ré, abertura de portas e partida com chave presencial, sensores de chuva e luz e retrovisor interno antiofuscante.

Teto solar panorâmico do Kia Sportage
Teto solar panorâmico é um dos destaques do SUV da Kia.| Rodolfo Buhrer

A tecnologia está presente ainda no aviso de ponto-cego (que apita quando há algo na lateral ao acionar a seta), retrovisores com rebatimento elétrico, iluminação de led no interior, assistente de descida de rampas e seletor de modo de condução (Eco, Normal e Sport), que modifica respostas do câmbio, acelerador e direção elétrica.

O modelo ainda oferece piloto automático, seis airbags e rodas aro 19.

“Além de ser completo, o Sportage oferece itens de segurança como airbags laterais, faróis full led, teto solar panorâmico e bancos do motorista e passageiro com regulagem elétrica. Isso é um diferencial dentro da categoria. O teto solar panorâmico com cortina elétrica, deixa um acabamento e um design único no mercado.”

Wilian Takenaka

Desempenho sem sustos nas ultrapassagens

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Kia Sportage na Rua das Flores, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer

A motorização do Sportage está dentro da proposta do segmento: transportar a família com eficiência e bom desempenho. O modelo é equipado com motor 2.0 Flex, de 167/ 156 cv e 20,6/ 19,2 kgfm de torque, conectado automático de 6 marchas, com troca sequencial nas borboletas atrás do volante.

É possível ajustar o comportamento da transmissão e da tocada do motor conforme o gosto e desejo do motorista. No modo Eco, por exemplo, o propulsor funciona de maneira mais suave, privilegiando o menor consumo de combustível.

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Kia Sportage pelas ruas de Curitiba.| Rodolfo Buhrer

Já no Normal e, principalmente, no Sport o acelerador responde prontamente a qualquer comando e o câmbio gosta de ver o motor girar, reduzindo as marchas ao menor sinal de perda de fôlego.

Durante as ultrapassagens, numa retomada de 40 a 100 km/h, por exemplo, Sportage joga a segunda marcha na hora e vai efetuando a troca de maneira rápida para o SUV ganhar velocidade.

Segundo números do Inmetro, o consumo do utilitário da Kia é de 8,8/ 6,1 km/l na cidade e 7,9/ 11,9 km/l na estrada (gasolina/ etanol.

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
Kia Sportage no Bosque do Alemão, em Curitiba.| Rodolfo Buhrer

A suspensão do Sportage tem boa adaptação às irregularidades do piso, permitindo um rodar macio. O controle de estabilidade atua de forma adiantada, diminuindo os riscos e os sustos em situações de frenagem de emergência. O modelo se destaque ainda pela boa pegada do volante e a posição de dirigir é mais "esportiva", com banco que pode ficar mais baixo na regulagem.

Em resumo, o Sportage não é só uma carinha bonita. Entrega boas qualidades para o público do SUV médio, como espaço interno e construção caprichada.

Kia Sportage, o SUV médio que é mais que uma carinha bonita
As lanternas têm iluminação em led e se ligam por uma fina pela extensão das lentes.| Rodolfo Buhrer

PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE

Kia Sportage 2.0

P.161: R$ 139.990

  • câmbio automático de 6 velocidades com opção de trocas sequenciais;
  • chave tipo canivete para travamento e abertura das portas e porta-malas à distância;
  • freio de estacionamento com acionamento por pedal;
  • piloto automático;
  • saída de ar-condicionado para bancos traseiros;
  • seletor do modo de condução (Economic / Sport / Normal);
  • volante com regulagem de altura e profundidade;
  • rodas de liga aro 17;
  • acendimento automático dos faróis;
  • câmera de ré;
  • multimídia com tela de 7" sensível ao toque e conectividade Apple CarPlay e Android Auto.

Kia Sportage 2.0

P.254: R$ 195.990*

*A Kia está com desconto de R$ 16.990 - preço: R$ 179.990

Acrescenta

  • ar-condicionado digital de duas zonas;
  • assistente de Parada Automática (Auto Hold);
  • banco do motorista e do passageiro dianteiro com ajuste elétrico;
  • botão "Start/Stop" para partida do motor;
  • freio de estacionamento eletrônico;
  • sensor de chuva;
  • travamento elétrico das portas e porta-malas sensível à velocidade;
  • volante esportivo;
  • detalhes Dark Chrome na grade frontal e para choque traseiro;
  • espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, aquecimento e setas integradas;
  • faróis de neblina padrão "Ice Cube" em led;
  • lanternas dianteiras e traseiras em led;
  • rodas de liga leve aro 19;
  • teto solar duplo panorâmico;
  • airbags laterais e de cortina;
  • assistente na partida em subidas;
  • controle de estabilidade e de tração;
  • controle de frenagem em declives;
  • retrovisor antiofuscante;
  • luz diurna em led;
  • paddle shift atrás do volante;
  • sensores de estacionamento traseiro e dianteiro;
  • multimídia com tela de 8" sensível ao toque, conectividade Apple CarPlay e Android Auto e controle de chamada no volante.

Kia Sportage 2.0

P.265: R$ 195.990

Agrega

  • carregador de celulares sem fio (celulares que possuem a tecnologia "wireless charger");
  • faróis com design exclusivo em led;
  • assistente de tráfego.

LEIA MAIS

Fachada da Toyota e Kia SulparKia e Toyota lado a lado para valorizar também o cliente à moda antiga

Kia Cerato pelas ruas de CuritibaBom negócio: Kia Cerato combina preço antigo com estilo esportivo

Sulpar é única concessionária “Padrão A Toyota” em Curitiba