
O Toyota SW4 passou por uma atualização no fim de 2020. Ganhou retoques visuais, mais tecnologia voltada à segurança e, principalmente, teve o motor 2.8 turbodiesel ajustado para despejar 204 cv.
Combinação que resultou num crescimento forte nas vendas. Só no período de lançamento, entre novembro e dezembro do ano passado, cerca de 2,5 mil unidades de SW4 zero km foram emplacadas - para se ter uma ideia a rival direta Chevrolet Trailblazer vendeu um pouco mais que isso, porém durante todo 2020.
<strong>SUVs grandes</strong> | <strong>Vendas em 2020 </strong> |
Toyota SW4 | 9.128 |
Chevrolet Trailblazer | 2.822 |
Mitsubishi Pajero Sport | 2.103 |
Com o salto na potência do motor como um dos principais chamariz, a expectativa da marca é que esse reinado fique ainda mais tranquilo.

Um indicativo foi a enorme procura pelo modelo antes mesmo da estreia nas lojas no início de dezembro passado.
“Os pedidos começaram desde setembro. Antes do lançamento oficial (dia 25 de novembro), o volume ultrapassava a 30 clientes interessados”, ressaltou Tania Alice Macedo, gerente Comercial de Vendas de Novos e Seminovos da Toyota Sulpar Alto da XV, em Curitiba.
O Grupo Sulpar, que também tem unidades Toyota no Hauer e em Paranaguá (litoral paranaense), é uma das principais concessionárias da Região Sul em movimento de clientes, ou seja, um termômetro nas vendas do modelo.
“Tivemos um aumento de 30% na comercialização do veículo. A venda do SW4 em Curitiba é bem significativa. Tem um cliente exigente, sofisticado, que gosta da robustez de uma caminhonete, conforto veículo de passeio e que preza pela aventura”, revela Moacir Cossia, diretor-Superintendente da empresa.
Nova Toyota Hilux sobe potência e segurança para manter o reinado nas picapes
Toyota SW4 com personalidade própria

As novidades na SW4 seguem as da Hilux 2021, ambos feitos na Argentina – a picape renovada também gerou uma grande demanda com lista de espera.
Houve uma evolução da central multimídia e a adoção do piloto automático adaptativo, que acelera e freia o carro automaticamente conforme o ritmo do trânsito à frente.
Apesar de dividir a plataforma com a picape, o SUV tem personalidade própria, descolada do visual da Hilux desde a mudança de geração em 2016 – a Trailblazer continua sendo uma S10 com caçamba.

A grade dianteira está mais larga, adotando a forma trapezoidal. Os faróis espicharam e exibem lâmpadas em led, com a luz diurna DRL integrada no formato de uma linha irregular.
O para-choque acompanha alterações, com uma aparência mais robusta e um imenso nicho nas laterais que acomodam as luzes de neblina.
Na traseira, a alteração foi mínima, mantendo boa parte das linhas da versão anterior. De novidade, as lanternas com novas lâmpadas em led e o para-choque redesenhado.

Versão SRX tem condução semiautônoma
Uma das evoluções mais importantes no SUV é no quesito segurança. E coube à versão topo SRX absorver boa parte das novas tecnologias, inclusive com uma condução semiautônoma.
É nessa configuração que está disponível o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense. Ele adiciona sistemas de pré-colisão frontal e de alerta de mudança de pista (com correção de direção para permanência na faixa), além do controle adaptativo de velocidade cruzeiro, que freia e acelera o veículo automaticamente.
“Cada vez mais os clientes estão preocupados com os itens de segurança. E a Toyota tem seguido essa linha de oferecer nas versões topo de linha o Safety Sense, assim como já é feito no RAV4, no Corolla, na Hilux e na SW4”, ressalta Priscila Polli, gerente Comercial de Vendas de Novos e Seminovos da loja Hauer.
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Central multimídia mais sofisticada
O interior do Toyota SW4 ganhou luzes ambiente, novos grafismos do painel de instrumentos, uma tela TFT colorida de 4,2” do computador de bordo e uma nova central multimídia de 8” (o design permanece o mesmo), agora com pareamento Android Auto e Apple CarPlay e a volta dos botões físicos, interagindo com a tela sensível ao toque.
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A atualização fez engrossar a lista de equipamentos. O carro recebeu bancos dianteiros revestidos de couro perfurados com sistema de ventilação e seletor de modos de condução (Eco, Power e Sport) na versão topo de linha SRX.
“O SW4 tem excelente liquidez e supervalorização na revenda, o que não ocorre com seus concorrentes. Além disso, a fidelidade do cliente do SUV é maior que outros modelos da marca.”
Moacir Cossia, diretor-Superintendente do Grupo Sulpar
Toyota SW4 fica 27 cv mais potente
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O utilitário compartilha a mesma motorização da Hilux. Assim, o propulsor 2.8 turbodiesel também ganha um turbo maior e modificações para reduzir o atrito e melhorar a eficiência energética (leia-se consumo).
O propulsor subiu 15% na cavalaria, pulando de 177 cv para 204 cv a 3.400 rpm, e 11% no torque, saltando de 45,9 para 50,9 kgfm a 2.800 rpm.
Segue gerenciado pelo câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4 com reduzida. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 11,8 segundos para 10,4 s.
A versão flex foi mantida, porém, como na picape Hilux, sem novidades. O motor é o 2.7, de 163/ 159 cv a 5.000 rpm e de 25 kgfm a 4.000 rpm (etanol/ gasolina). A tração é somente 4x2 (traseira) e a transmissão também é a automática de 6 marchas.
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Utilitário para quem gosta de respostas rápidas
Testamos a versão SRX com 7 lugares usada para o test drive da Toyota Sulpar Alto da XV. Destacando que o espaço para os dois assentos é indicado somente para crianças ou pessoas de baixa estatura.
Percorremos mais de 400 km de ida e volta entre Curitiba a Guaratuba, no litoral paranaense, por trechos de rodovia e cidade.
E constatamos a nítida evolução do propulsor, seja na entrega, no consumo e no atrito.
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Quem gosta de utilitários com respostas mais espertas na aceleração vai ficar satisfeito com o trabalho feito pela Toyota.
Mesmo no modo ECO, onde as trocas das marchas são mais suaves para privilegiar a eficiência, o Toyota SW4 vence facilmente ultrapassagens em trajetos curtos e em subidas mais elevadas, como as da Serra do Mar da BR 376, que liga Santa Catarina ao Paraná.
Nem parece que se está a bordo de um SUV com mais de duas toneladas (2.130 kg), tamanha a desenvoltura na pista.
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Quando mudamos para o modo Sport as trocas de marchas acontecem no giro mais alto, com o motor cheio. Surge então uma pitada generosa de esportividade, com o ronco ainda mais grosso debaixo do capô.
O ambiente da cabine se mantém agradável, sem o incômodo do barulho vindo de fora. É possível experimentar com nitidez a qualidade sonora transmitida pelos oito alto-falantes e um subwoofer do sistema de som da JBL – outra novidade do SW4 2021.
Detalhe para a caixinhas na parte superior e lateral do painel, que dão um toque a mais de sofisticação à cabine.
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Melhor consumo amplia a autonomia

Os ajustes feitos na motorização 2.8 turbodiesel melhoram a autonomia do SW4. Agora, com o tanque cheio (80 litros) é possível rodar por 872 km na estrada e 776 km, na cidade, contra 840 km e 720 km da linha anterior. Os números são baseados nos dados de consumo do Inmetro.
<strong>Trechos </strong> | <strong>SW4 2.8 TD 2021</strong> | <strong>SW4 2.8 TD anterior</strong> |
Cidade | 9,7 km/l | 9,0 km/l |
Estrada | 10,9 km/l | 10,5 km/l |
Autonomia cidade | 760 km | 720 km/l |
Autonomia estrada | 872 km | 840 km/l |
Principais itens de série
SW4 SR 2021 Flex AT 4x2 5 lugares
R$ 209.690
- direção hidráulica;
- ar-condicionado auto/digital
- sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista);
- computador de bordo;
- modo de condução Eco e Power;
- controle de velocidade de cruzeiro;
- Multimídia com tela de 8″, câmera de ré e conectividade Android Auto e Apple CarPlay;
- controles de estabilidade e tração;
- assistente de reboque e de subida;
- retrovisor externo com regulagem elétrica;
- acendimento automático dos faróis;
- rodas de liga leve aro 17;
- faróis de neblina dianteiros em led;
- luz de condução diurna.
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SRV 2021 Flex AT 4x2 7 lugares
R$ 228.990
Adiciona
- rodas de liga leve aro 18;
- partida por botão;
- retrovisor eletrocrômico;
- banco do motorista com ajuste elétrico.
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SRX 2021 TD AT 4x4 5 lugares
R$ 320.790
Agrega
- sistema de som JBL com oito alto-falantes e um subwoofer;
- assistente pré-colisão com aviso sonoro e frenagem automática;
- alerta de mudança de faixa;
- controle de cruzeiro adaptativo;
- faróis e lanternas em led.
SRX 2021 TD AT 4x4 7 lugares
R$ 326.090
Incorpora
- terceira fileira de assentos.
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