A concessionária Toyota Sulpar nasceu em 1963 na cidade de Curitiba. A inauguração ocorreu somente cinco anos após a montadora japonesa desembarcar no Brasil e um ano antes da marca erguer a primeira fábrica fora do Japão, com a produção do Bandeirante nacional.
Passados 57 anos de história no mercado automotivo paranaense, a Sulpar hoje é a concessionária mais antiga ainda em atividade no país e uma das mais premiadas pelo atendimento e serviços prestados.
Fundada pela família Hauer, a concessionária mudou para as mãos da família Cunha Pereira em 1999. A partir dali houve uma profissionalização nos negócios, com a presença de executivos na gestão.
Com a grande reestruturação de pessoal e da parte física, a autorizada deixou de ser uma referência regional para virar uma das mais modernas do Brasil.
Nesse processo de evolução, há dois anos o grupo assumiu também a operação da marca Kia em Curitiba, sob o nome de Kia Sulpar.
Toyota Sulpar tem padrão A de qualidade
A concessionária começou a acumular as certificações internacionais mais importantes concedidas pela matriz da fabricante japonesa em diferentes quesitos.
Por exemplo, possui a classificação “Concessionária Padrão A” na área de vendas, pós- venda, financeiro e satisfação ao cliente.
Para chegar à nota máxima, os estabelecimentos foram monitorados e avaliados em 55 itens operacionais dentro dos departamentos citados acima.
“E todo esse DNA Sulpar de qualidade foi colocado em prática na nossa representação Kia”, salienta Moacir Cossia, diretor-superintendente do Grupo Sulpar.
A empresa curitibana também ostenta a certificação “Best in Town”, que preconiza ser a melhor concessionária dentro da mesma cidade ou região, programa este lançado pelo próprio presidente mundial da Toyota.
A Sulpar foi considerada a melhor operação no Brasil no conceito “Best in Town”. Tornou-se então referência para visitas de concessionários de outras regiões e até de outros países, a fim de verificarem in loco nossas melhores práticas.
Moacir Cossia, diretor-superintendente do Grupo Sulpar
Outras certificações
A lista de certificações conquistadas pela revenda inclui ainda a “One Toyota”, que avalia os processos de vendas, pós venda e, também, de infraestrutura, e a ISO 14.001, que tem por objetivo reduzir o impacto ambiental.
Cliente fiel da loja é fã de Corolla
O agente financeiro Sinkiti Kumasawa tinha apenas 22 anos quando a concessionária Toyota Sulpar surgiu em Curitiba. Hoje, com 79, é cliente fiel da loja há 20 anos.
O Corolla foi o primeiro veículo que ele saiu dirigindo da revenda do Hauer no ano 2000. De lá para cá, outros nove exemplares do sedã médio passaram pela sua garagem. O mais recente é a versão híbrida do carro, lançada no ano passado.
E engana-se quem acha que a associação entre ele e a marca se deve pela origem japonesa de ambos. Antes da Toyota, Sinkiti era consumidor de uma marca norte-americana.
A mudança veio, segundo o nissei, pelo atendimento humanizado e pela confiança e agilidade na entrega. Depois dele, toda a família passou a comprar na mesma loja.
“Eu sempre customizo meus carros com acessórios e todos os funcionários já me conhecem. E destaco o atendimento personalizado focado nas necessidades do cliente, além da abertura para negociação de valores na compra”, salienta.
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Da bicicleta ao aluguel de carro no pós-venda
O processo de fidelização do cliente a uma marca passa, necessariamente, pela qualidade do produto e do bom atendimento.
São requisitos básicos, mas que ganharam outros ingredientes com o aumento da concorrência e o poder dos consumidores em buscar informações via internet e redes sociais.
Com isso o interesse das pessoas já não é tanto pela marca em si, mas pela experiência que ela proporciona.
Antenada a essas mudanças, a Sulpar procurou implementar ao longo dos anos serviços voltados à melhor experiência dentro e fora da loja.
Criou alternativas de pós-venda para facilitar a vida de quem deixa o veículo em manutenção ou revisão na oficina.
Caso não queira aguardar na loja, a pessoa pode fazer uso gratuito de bicicletas para retornar para casa ou ao trabalho, ou mesmo realizar um passeio. Ou então, efetuar a locação por hora ou por dia de algum modelo Toyota.
“Desta forma, ele tem a possibilidade de conhecer e aproveitar um veículo diferente do seu atual”, ressalta Moacir Cossia.
Locação de carros para viagem e necessidades diárias
A concessionária Toyota Sulpar também iniciou recentemente um serviço de mobilidade pelo qual o cliente pode locar qualquer veículo da linha por hora ou por dia, sem a necessidade de realizar qualquer serviço na loja.
O propósito da concessionária é atender as mais variadas necessidades desse cliente. No caso de visita de amigos ou familiares, que seja necessário mais um carro ou um veículo maior; um passeio ou viagem com um modelo diferente do uso diário, com porta-malas mais volumoso, ou mesmo um test drive avançado para a definição de uma troca.
Delivery na avaliação e na compra
E com o distanciamento causado pela pandemia do novo coronavírus, a rede Sulpar valorizou ainda mais o seu serviço de delivery no atendimento.
A avaliação de um usado na troca, por exemplo, é feita onde a consumidor está, com o vendedor e o avaliador indo até o local. A própria negociação pode ocorrer dessa forma.
Outro serviço disponível é o de buscar e levar o carro para algum atendimento pós-venda. Até mesmo a entrega do veículo zero km pode ser feita na residência do comprador, com a explicação técnica realizada de forma virtual através de vídeos disponíveis no canal de Youtube.
O cardápio de conveniência ao cliente inclui ainda serviços digitais, que contemplam a avaliação online do veículo usado, demonstração virtual dos carros em showroom via WhatsApp, além do agendamento de serviços e autoatendimento virtual feitos fora do horário comercial.
De telefonista a gerente Comercial
O segredo para a Sulpar ganhar a admiração dos consumidores Toyota e de outras marcas não está somente na satisfação do cliente e a excelência nos serviços prestados.
A valorização dos funcionários é uma prática bastante enraizada na cultura da concessionária. Fabio Calligari, diretor de Operações do grupo, conta que há muitos colaboradores que cresceram, se desenvolveram e foram promovidos dentro da loja.
“Hoje, de toda a nossa liderança, quase 90% foram formados na própria Sulpar. A grande vantagem disso é um time que entende e incorpora a missão, visão e valores da empresa e com isso consegue de forma natural difundir isso ao restante da equipe”, analisa.
Um desses exemplos é Priscila Polli Cardoso, 36 anos, hoje gerente Comercial da unidade Hauer. A funcionária começou em 2005 na função de telefonista e logo em seguida foi promovida a entregadora técnica e depois a consultora de vendas.
“Em 2015 virei gerente Comercial da unidade da Nossa Senhora da Luz. No ano seguinte, voltei para o Hauer como gerente Comercial onde estou no momento”, relata.
Toyota Sulpar Mais de 60 mil carros vendidos
Atualmente, a Sulpar conta com 194 colaboradores e quatro lojas, sendo duas Toyota em Curitiba – nos bairros Hauer e Jardim Social – e uma em Paranaguá. A quarta e mais recente unidade é a Kia Sulpar, no bairro Rebouças.
Nesses quase 60 anos de mercado curitibano, a concessionária Toyota já vendeu mais de 60 mil carros e atendeu cerca de 300 mil veículos no pós-venda.
E nos dois anos à frente da marca Kia em Curitiba vem ganhando seu espaço, já representando uma boa fatia das vendas da montadora sul-coreana no Brasil e sendo uma das mais importantes autorizadas da marca no Brasil.