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Um em cada quatro carros comercializados no Brasil atualmente é um SUV. E essa conta acaba de ganhar mais um representante de peso: o Toyota Corolla Cross. O modelo é um dos principais lançamentos do mercado em 2021 e deve brigar entre os primeiros no ranking de vendas do segmento.

A marca projeta emplacar 3,5 mil unidades por mês, o que faria do utilitário médio-compacto o principal produto da Toyota no país. O Corolla Cross começa chegar às concessionárias e com uma semana cheia de test drive a partir do dia 29 de março para os interessados em conhecer a novidade.

Foto: Divulgação/ Toyota

Se você quiser garantir a sua vaga é melhor se apressar, pois a ação vai ocorrer por agendamento antecipado. A procura por informações do modelo tem sido grande. No hot site criada pela Toyota, o número de cadastros passou de 30 mil interessados em apenas três semanas.

“Nós já tínhamos uma boa procura de clientes em função de algumas matérias que foram veiculadas pela imprensa. Depois da live de lançamento no último dia 11 de março pelo YouTube, tivemos um aumento considerável, inclusive com pessoas fazendo a sua reserva de direito de compra”, observa Moacir Cossia, diretor-superintendente do Grupo Sulpar, empresa paranaense que possui concessionárias Toyota e Kia em Curitiba e Paranaguá.

O vermelho é uma das 7 cores disponíveis para o Corolla Cross. Foto: Divulgação/ Toyota

Corolla Cross Special Edition de lançamento

As vendas oficiais nas lojas e site acontecem no início de abril. Para essa fase de lançamento, o SUV é vendido na versão Special Edition, com um lote limitado a 1.200 unidades. Ela é baseada na configuração topo de linha XRX, por R$ 183.980. Confira a tabela completa dos preços sugeridos de fábrica:

Corolla Cross XR 2.0 Flex R$ 139.990
Corolla Cross XRE 2.0 Flex R$ 149.990
Corolla Cross XRV Hybrid Flex R$ 172.990
Corolla Cross XRX Hybrid Flex R$ 179.990
Corolla Cross Special Edition R$ 183.980

Como é de praxe em lançamentos, principalmente de modelos inéditos, a tabela costuma se manter inalterada somente nos primeiros meses de comercialização. Depois, conforme a demanda, os valores vão sendo reajustados.

A tabela acima que o Cross estreia novas nomenclaturas dentro da linha Toyota. A versão de entrada XR equivale à GLi do Corolla, enquanto a intermediária XRE seria o mesmo que à XEi, a XRV remete à Altis, e a XRX à topo de gama Altis Premium do sedã.

O interior do Cross segue o mesmo design do Corolla sedã. Foto: Toyota/ Divulgação

Novidade preenche lacuna na linha Toyota

A missão do Corolla Cross é ocupar uma lacuna no catálogo da Toyota. Faltava um SUV capaz de abocanhar uma fatia do fervilhante segmento de SUVs “mais acessíveis”. O SW4 faz sucesso entre os “grandões”, sendo líder absoluto de vendas na categoria premium, mas parte de R$ 216 mil. O RAV4 Hybrid também tem seu público cativo, porém cobra iniciais R$ 242 mil.

“Nós, concessionários Toyota, desejávamos há muito tempo por um SUV mais acessível comparado ao RAV4. Sentíamos falta desse produto. O Corolla Cross vai preencher a lacuna que havia entre o Corolla sedã e Hilux, SW4 e RAV na questão de preços”, salienta Moacir Cossia.

O executivo prevê um volume de vendas considerável e diz que a meta do modelo neste primeiro ano é equiparar ao desempenho de emplacmentos do Corolla, que há anos lidera o segmento de sedãs no Brasil.

“Acreditamos que para atingir o volume pretendido, teremos 45% dos clientes sendo novos na marca, 40%, voltando para a marca, e 15% de atuais clientes de outros modelos Toyota”, destaca o executivo.

O comprimento do Corolla Cross é maior que o do rival Compass. Foto: Toyota/ Divulgação

Segundo híbrido flex no mundo

Fabricado em Sorocaba (SP), o Toyota Corolla Cross compartilha a mesma plataforma modular GA-C (Arquitetura Global Compacta, na tradução do inglês) do sedã do qual empresta o nome, além da motorização – o Corolla é produzido em Indaiatuba (SP).

Há a opção do motor 2.0 flex, de 177/ 169 cv a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm (etanol/ gasolina), com injeção variável entre direta e indireta.

Ele está conectado a um câmbio CVT com dez marchas simuladas, com a primeira acoplada a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha.

E a opção do 1.8 híbrido flex, que combina três motores: um a combustão e dois elétricos. No propulsor convencional, as potências são 101/ 98 cv (etanol e gasolina) a 5.200 rpm e o torque de 14,5 kgfm a 3.600 rpm. Só no modo elétrico, são 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Juntos, rendem 123 cv e 16,6 kgfm.

A transmissão também é do tipo CVT, porém sem as simulações de troca. O Corolla Cross passa a ser o segundo carro híbrido flex no mundo, ao lado do próprio Corolla. E o quarto modelo da Toyota no Brasil com essa propulsão – além dele tem o Corolla, RAV4 e Prius.

Não recarrega na tomada

Assim como no sedã, o SUV híbrido não é um veículo plug-in, ou seja, não é recarregado na tomada. Ele possui um sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.

Versão XRE responderá por boa parte das vendas do Cross. Foto: Divulgação/ Toyota

A Toyota estima que 70% do mix das vendas ficarão com o Cross 2.0 flex e 30%, com o 1.8 Hybrid Flex. Ainda de acordo com a marca, a configuração XRE 2.0 responderá por 65% das vendas, a XRX 1.8 Hybrid, por 25%, enquanto XR 2.0 Flex e XRV 1.8 Hybrid por 5% cada uma.

CONSUMO

<strong> Motores </strong><strong> Cidade (km/l)<br /> etanol/ gasolina</strong><strong> Estrada (km/l)<br /> etanol/ gasolina</strong>
2.0 Flex 8,0/ 11,5 9,0/ 12,8
1.8 Hybrid Flex 11,8/ 17,0 9,6/ 13,9 km/l

A presença do motor elétrico, que opera em baixas velocidades quando acionado o modo combinado, faz o consumo ser bem melhor na cidade do que na estrada.

ESPAÇO

Espaço interno é um dos pontos altos do SUV médio-compacto.

Por ser um carro voltado, principalmente, à família, o Toyota Cross entrega bom espaço interno. Os 4,46 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos garantem uma acomodação sem apertos aos ocupantes.

As dimensões são maiores que as do rival Jeep Compass, e isso inclui ainda a capacidade do porta-malas – 440 litros do Cross antes os 410 l do Compass. O Volkswagen Taos também estreia nos próximos dias e deve ser outro a dividir com a dupla o pódio da categoria de médio-compacto.

DESIGN POR FORA

No visual, a novidade se destaca na dianteira pela grade trapezoidal dupla em formato de colmeia, divididas por uma porção pintada em cinza escuro com a logomarca ao centro. É um estilo já adotado pela Lexus, marca premium da Toyota.

Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento do logo, no tom azul. Já a grade inferior é em plástico preto e acomoda os faróis de neblina em led para todas as versões.

Versão XRX, a topo de linha do Cross. Foto: Divulgação/ Toyota

Os faróis têm iluminação halógena na versão de entrada XR, enquanto nas demais é em led. As luzes diurnas DRL são de série.

Na traseira, as lanternas possuem desenho horizontal, vindo da lateral e invadindo a tampa do porta-malas – que, aliás, traz na porção central a inscrição Corolla Cross. As rodas são aro 17 na versão XR e 18 nas demais.

DESIGN POR DENTRO

A cabine do Cross segue, praticamente, o mesmo padrão do irmão de plataforma Corolla. São poucas as diferenças, como no console central, nos puxadores das portas e no design da parte inferior do painel.

O painel de instrumentos é analógico nas três primeiras versões, com uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito para informações do computador de bordo. A XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift).

Quadro de instrumentos analógicos do Corolla Cross.
Quadro de instrumento digital da versão topo XRX. Foto: Toyota/ Divulgação

Já na XRX Hybrid o cluster exibe um TFT digital colorido de 7” no centro do painel, com velocímetro e informações do computador de bordo. Do lado esquerdo, um semicírculo mostra indicações do sistema híbrido. A topo de linha vem também com iluminação ambiente e teto solar elétrico.

Corolla Cross consolida “popularização” da Toyota

A estreia de um SUV nacional pode representar uma nova fase para a Toyota no mercado brasileiro. Moacir Cossia lembra que a montadora por muito tempo foi marcada pelos seus sucessos de Corolla, Hilux e SW4. E a chegada de Etios e Yaris a tornou mais popular, aumentando a sua participação de mercado.

“Agora, o Cross vem para consolidar a Toyota com uma gama de produtos que atende todos os bolsos e boa parte dos segmentos automotivos”, enfatiza o diretor-superintende do Grupo Sulpar.

Foto: Divulgação/ Toyota

Para reforçar esse novo capítulo, o Brasil será o principal fabricante do Cross no mundo, superando até países asiáticos como a Tailândia.

Até o fim de 2021, a produção estimada será de 40 mil exemplares, sendo cerca de 40 mil voltados ao mercado interno e 10 mil para a exportação a 22 países da América do Sul e Caribe.

Corolla Cross x Corolla sedã

A presença de um SUV na mesma faixa de preço do sedã médio leva a crer que haverá canibalismo dentro da Toyota. A marca não esconde isso, mas afirma que será mínima.

Na avaliação de Fabio Calligari, diretor de Operações do Grupo Sulpar, o perfil de consumidor é distinto entre os dois produtos. No caso do Corolla, 80% do comprador é masculino e com uma idade acima de 45 anos. E que usa o veículo de forma individual e para o dia a dia.

Já no Cross a presença feminina na compra sobe para 45%, enquanto a média de idade baixa para os 30 anos. O perfil passa a ser mais familiar, com uma aplicação também voltada a pequenas viagens, explica Calligari.

Capacidade do porta-malas do Cross é de 440 litros. Foto: Toyota/ Divulgação

Garantia de 5 anos

O inédito Corolla Cross vem com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas, repetindo o que acontece com toda a linha Toyota. Para pessoa jurídica, são cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro.

As versões híbridas contarão com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

Cores disponíveis: branco Polar (sólido), branco Lunar (perolizada), além metálicas preto Infinito, prata Lua Nova, cinza Granito, vermelho Granada e a nova e exclusiva cor azul Netuno.

Itens de série de cada versão

COROLLA CROSS XR 2.0 Flex

R$ 139.990

Painel analógico do Corolla Cross. Foto: Divulgação Toyota
  • direção elétrica progressiva;
  • volante multifuncional em couro;
  • ar-condicionado digital;
  • faróis de neblina em led;
  • sensores traseiros de estacionamento;
  • rodas de liga leve aro 17;
  • sete airbags;
  • controles de estabilidade e tração com assistente de rampas;
  • modo de condução Sport;
  • faróis halógenos com acendimento automático;
  • difusores de ar para o banco traseiro, com regulagem de fluxo;
  • luzes diurnas em led;
  • retrovisores elétricos rebatíveis;
  • vidros elétricos com função “um toque”;
  • câmera de ré;
  • central multimídia de 8” com projeção de celulares via Apple CarPlay Android Auto;
  • entradas USB para os passageiros detrás;
  • chave canivete;
  • banco em tecido;
  • banco do motorista com ajuste de altura;
  • coluna de direção com regulagem de altura e profundidade.

COROLLA CROSS XRE 2.0 FLEX

R$ 149.990

Acrescenta

  • rodas aro 18;
  • chave presencial, com partida por botão;
  • revestimento em couro sintético nos bancos;
  • retrovisor antiofuscante;
  • paddle shift atrás do volante;
  • controle de cruzeiro;
  • sensor de chuva;
  • faróis full led.

COROLLA CROSS 1.8 HYBRID FLEX XRV

R$ 172.990

Agrega

  • controle de cruzeiro adaptativo;
  • frenagem autônoma anticolisão, agora com identificação de pedestres, ciclistas e motociclistas;
  • assistente de manutenção em faixa, agora conjugado com sistema de permanência de faixa;
  • alerta de ponto cego;
  • alerta de tráfego traseiro cruzado durante a ré;
  • farol alto automático;
  • sensores dianteiros de estacionamento.

COROLLA CROSS 1.8 HYBRID FLEX XRX

Quadro de instrumentos digital da versão topo XRX. Foto: Toyota/ Divulgação

R$ 179.990

Inclui

  • quadro de instrumentos digital com tela de 7”;
  • revestimento interno em couro bege;
  • ar digital de duas zonas;
  • banco do motorista com regulagem elétrica;
  • teto solar elétrico;
  • iluminação ambiente;
  • carregador de celular por indução.

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