O Brasil é o quarto país no mundo em mortes por acidente de trânsito. Segundo o Observatório de Segurança Viária (ONSV), uma pessoa perde a vida a cada 15 minutos nas ruas e estradas do país. Por isso, a importância de ter na garagem um veículo que ofereça uma série de equipamentos e dispositivos de segurança, além de uma estrutura confiável que proteja os ocupantes em casos de colisão.
Dentre os modelos que se destacam neste quesito está o Toyota Corolla, um dos carros mais seguros do país. Por três vezes o sedã médio recebeu a nota máxima do Latin NCAP, organismo que realiza crash test com automóveis comercializados na América Latina, incluindo, é claro, o Brasil.
A avaliação mais recente feita com o três volumes japonês produzido em Indaiatuba (SP) envolveu a nova geração do carro, lançada no mercado nacional no fim de 2019. Ela recebeu cinco estrelas (a maior pontuação) na proteção para adultos e para crianças acomodadas no banco traseiro.
Resultados como esses já vêm fazendo a diferença para muitos clientes na escolha do carro. Segundo Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da Toyota Sulpar Alto da XV, em Curitiba, a segurança veicular ganhou um peso importante na decisão de compra.
“Atualmente, os consumidores buscam veículos com novas tecnologias de segurança. No caso da Toyota, o pacote Safety Sense é um exemplo que faz a marca sair na frente em relação à concorrência”, destaca.
Tânia se refere aos sistemas eletrônicos de auxílio à condução, presentes na versão Altis do Corolla, e ainda no RAV4 e no Corolla Cross, que estreia em breve. Ele aumenta a segurança do carro com o piloto automático adaptativo, o alerta de saída de faixa, o farol alto automático e a frenagem automática de emergência.
Este último recurso, aliás, garantiu ao sedã o Latin NCAP Advanced Awards como bonificação, e também por estar de acordo com os padrões das Nações Unidas na proteção de pedestres.
Corolla híbrido ou flex? Qual se encaixa melhor ao seu perfil
Toyota Corolla: segurança de dentro para fora
A nota máxima obtida pelo Toyota Corolla no teste de colisão só foi possível por ele entregar de série dispositivos considerados essenciais para diminuir o grau de lesões num acidente e até evitar que o pior aconteça.
É o caso de airbags complementares. São sete no total: dois frontais de cabeça e corpo, um para os joelhos do motorista, dois laterais de corpo e dois laterais de cortina.
Soma-se ainda os controles de tração e estabilidade, que atenderam totalmente aos requisitos do programa de avaliação da entidade latino-americana, e o sistema de fixação Isofix para cadeirinha infantil.
O sedã mostrou boa proteção nos três cenários de teste de batida realizados: impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste.
“A Toyota é referência em segurança, sempre realizando a fabricação de seus veículos com a preocupação de dentro para fora. A marca prioriza a vida dos ocupantes em todos os modelos, por isso está sempre está entre as melhores na classificação do Latin NCAP”, observa Priscila Polli, gerente de Novos e Seminovos, da Toyota Sulpar Hauer.
De acordo com Tânia Macedo, o cliente do Corolla tem um perfil de pessoas mais exigentes e preocupadas com a segurança da família, e está bem informado em relação às novas tecnologias. E a presença de mais airbags, de assistentes de colisão e de permanência em faixa, piloto adaptativo e controle de estabilidade é bastante valorizada no momento da compra.
Há até uma preocupação maior dos consultores de vendas da Sulpar em explicar a função de cada dispositivo que compõe o Toyota Safety Sense.
“Temos vídeos autoexplicativos sobre o funcionamento de cada item. Além disso, durante o test drive mostramos na prática todas essas funções”, conta Priscila.
Segurança, conforto e motorização
A 12ª geração do Corolla é construída a partir da moderna filosofia TNGA, a Nova Arquitetura Global da Toyota, traduzido do inglês. Foi ela que possibilitou que o sedã tivesse pela primeira vez uma versão híbrida e a inclusão do Toyota Safety Sense.
O carro recebeu ainda uma nova suspensão traseira independente, com foco no conforto dos ocupantes, e aço de alta resistência, que aumentou em 60% a rigidez da carroceria.
Novidades que melhoram o nível de percepção dos atributos já reconhecidos por clientes tradicionais do Corolla, principalmente em relação à qualidade, confiabilidade, durabilidade e bom valor de revenda.
O sedã é equipado com o motor 2.0, de até 177 cavalos, conectado ao câmbio automático do tipo CVT. E pelo inédito 1.8 híbrido flex, que combina propulsão a combustão e elétrica, rendendo cerca de 125 cv.
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