De cada três picapes médias vendidas no Brasil, uma é Toyota Hilux. O modelo é líder absoluta de vendas no segmento há três anos e tem na fidelidade dos seus clientes uma das razões para o grande sucesso.
Prova disso é que ela foi a última entre as concorrentes a ganhar uma atualização e, mesmo assim, as vendas continuaram aquecidas nos meses que antecederam a reestilização, ocorrida em novembro passado.
Segundo a concessionária Sulpar, de Curitiba, os pedidos para a Toyota Hilux 2021 começaram a chegar bem antes, mesmo sem valores definidos. “Começamos a inserir pedidos e administrar a fila de espera desde agosto”, informa Priscila Polli, gerente Comercial de Vendas de Novos e Seminovos da loja Hauer.
Com a renovação, a picape trouxe alguns atributos que indicam um reinado ainda mais próspero em 2021. A começar pelo aumento da cavalaria do motor 2.8 turbodiesel, que finalmente entra na casa dos 200 cv e passa a ser a segunda picape mais potente do mercado com esse tipo de combustível .
O propulsor adotou um novo e maior turbocompressor, além de pistões redesenhados. Isso deu um salto de 15% na potência em relação à linha anterior (que era de 177 cv).
Nas versões com o câmbio automático de seis marchas, o torque aumentou em 11%, chegando a 50,9 kgfm – na transmissão manual, ele permanece com 45,9 kgfm.
Modelo | Potência (cv)/ torque (kgfm) |
VW Amarok 3.0 V6 turbodiesel | 258/ 59,1 |
Toyota Hilux 2.8 turbodiesel | 204/ 50,9 |
Chevrolet S10 2.8 turbodiesel | 200/ 51,0 |
Ford Ranger 3.2 turbodiesel | 200/ 47,9 |
Nissan Frontier 2.5 turbodiesel | 190/ 45,8 |
Mitsubishi L200 2.8 turbodiesel | 190/ 43,9 |
Segundo a Toyota houve ainda uma redução de consumo na ordem de 4%, também em função de ajustes no câmbio e na direção. Já o propulsor 2.7 flex continua com os 163/ 159 cv e 25 kgfm.
Toyota Hilux 2021 é a mais segura da sua história
Além da fidelidade do usuário, a Hilux é reconhecida ainda pela robustez e durabilidade. Tem uma proposta de 50% no uso urbano e 50%, na área rural, sendo uma das picapes preferidas dos consumidores que atuam no agronegócio.
“Em 2019, a Hilux foi o primeiro carro a gasolina a ganhar o Rally Dakar (após a inclusão da perna sul-americana), com a equipe Toyota Gazoo Racing”, destaca Priscila Polli.
Essa vitória citada por ela reforça a imagem de força e segurança do modelo. Qualidades que subiram alguns degraus com a atualização.
A linha 2021 é certamente a mais segura nos 52 anos de história da Hilux – que está na sua oitava geração. Ela vem de série com controle de estabilidade e de tração, assistente de subida, luz de frenagem emergencial automática e três airbags (uma para o joelho do motorista) – na SRX sobe para 7 bolsas.
Pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense
O modelo passa a contar com o pacote de tecnologia Toyota Safety Sense na versão SRX, o que amplia a segurança ativa do usuário.
A novidade traz os sistemas de pré-colisão frontal e de alerta de mudança de pista (com correção de direção para permanência na faixa), além do controle adaptativo de velocidade cruzeiro (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente.
“Cada vez mais os clientes estão preocupados com os itens de segurança. E a Toyota tem seguido essa linha de oferecer nas versões topo de linha o Safety Sense, assim como já é feito no RAV4 e no Corolla”, ressalta Priscila.
As versões SRX, SRV e SR a diesel vêm ainda com o assistente de descida, enquanto a SRV e SRX incorporam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Conforto e experiência a bordo aprimorados
A nova Toyota Hilux 2021 teve a suspensão recalibrada, com a inclusão de novos amortecedores e buchas. As mudanças reduzem as vibrações na cabine e proporcionam um rodar mais suave.
A SRX ganhou um acerto específico, com amortecedores de maior diâmetro, também voltado para o conforto.
A Toyota fez ainda ajustes na caixa automática para melhorar a performance em retomadas de velocidade.
A direção continua hidráulica, porém recebeu uma válvula solenoide para aumentar a progressividade em alta velocidade.
A picape ganhou uma iluminação ambiente nas portas, aumentando a sensação de bem-estar no interior da cabine.
Nova central multimídia
A alteração interna mais significativa, e reivindicada pelos clientes, foi a adoção de uma nova central multimídia, que exibe uma tela sensível ao toque de 8 polegadas.
O manuseio do dispositivo ficou mais intuitivo, com respostas rápidas e os comandos voltaram a ser realizados também por botões.
Há espelhamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay e a exibição das imagens da câmera de ré.
Nas versões SRX e SRV, a multimídia incorpora GPS nativo e TV digital. Na configuração topo há ainda um sistema de áudio na marca JBL com 8 alto-falantes e subwoofer, além de bancos com ventilação e aquecimento.
O quadro de instrumentos manteve o estilo dos mostradores, no entanto recebeu novo grafismo. Toda a linha agora conta o computador de bordo projetado numa tela de 4,2 polegadas em meio aos instrumentos analógicos.
E o computador oferece duas funções adicionais: velocímetro digital e indicador de posição das rodas dianteiras.
Faróis em led e grade mais imponente
Por fora, o visual da nova Toyota Hilux 2021 está mais agressiva e menos conservador comparado à antecessora.
A grade hexagonal cresceu de tamanho, ganhando uma barra horizontal grossa ao centro. O acabamento da peça é em preto com bordas prateadas nas versões mais caras.
A grade também passou a invadir o para-choque, que foi bastante modificado. Ele está mais alto, o que melhora o ângulo de ataque.
Os faróis ficaram mais espichados, enquanto as lanternas permaneceram com o formato anterior. Na SRX, estreia a nova iluminação bi-led na frente e led atrás, realçada com o rearranjo dos elementos internos.
As rodas de liga leve aro 18 receberam novo desenho com acabamento em preto nas versões SRX e SRV.
Já a Hilux cabine simples não recebeu a atualização visual e mantém a cara da linha anterior.
Crescimento de 25% nas vendas
A chegada da nova Toyota Hilux 2021 já impactou nas vendas da picape. Nas concessionárias do Grupo Sulpar - com lojas em Curitiba e Paranaguá – o crescimento na procura está sendo de 25%, informa Moacir Cossia, diretor-superintendente da empresa.
“Estamos administrando uma fila de espera de 45 a 90 dias. E, por enquanto, o desconto para venda direta nas versões SRV e SRX não está disponível por parte da montadora”, frisa o executivo.
Sobre o sucesso da Hilux, Cossia reforça que o cliente Toyota tem um alto índice de fidelidade em relação à média do mercado, e o picape está entre os mais fiéis, segundo ele.
“A Sulpar é a concessionária Toyota mais antiga ainda em atividade no país. Possuímos clientes da capital, região metropolitana e litoral paranaense, fiéis à marca e à concessionária”, enfatiza.
O diretor resume a confiança dos consumidores na Hilux não só pela intensa procura da zero km, como no mercado de seminovos, onde tem alta aceitação.
“Um exemplo é o valor de mercado das seminovas atuais, que estão sendo comercializadas em média de até R$ 15 mil acima do valor de referência FIPE. Isso significa baixa depreciação e ótima liquidez de mercado”, observa ele.
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