Toyota Hilux no Parque Barigui, em Curitiba, com capivaras ao fundo
Toyota Hilux no Parque Barigui, em Curitiba, com capivaras ao fundo.| Foto: Rodolfo Buhrer

De cada três picapes médias vendidas no Brasil, uma é Toyota Hilux. O modelo é líder absoluta de vendas no segmento há três anos e tem na fidelidade dos seus clientes uma das razões para o grande sucesso.

Prova disso é que ela foi a última entre as concorrentes a ganhar uma atualização e, mesmo assim, as vendas continuaram aquecidas nos meses que antecederam a reestilização, ocorrida em novembro passado.

Segundo a concessionária Sulpar, de Curitiba, os pedidos para a Toyota Hilux 2021 começaram a chegar bem antes, mesmo sem valores definidos. “Começamos a inserir pedidos e administrar a fila de espera desde agosto”, informa Priscila Polli, gerente Comercial de Vendas de Novos e Seminovos da loja Hauer.

Toyota Hilux no Parque Barigui, em Curitiba, com capivaras ao fundo
Toyota Hilux no Parque Barigui, em Curitiba, com capivaras ao fundo.| Rodolfo Buhrer

Com a renovação, a picape trouxe alguns atributos que indicam um reinado ainda mais próspero em 2021. A começar pelo aumento da cavalaria do motor 2.8 turbodiesel, que finalmente entra na casa dos 200 cv e passa a ser a segunda picape mais potente do mercado com esse tipo de combustível .

O propulsor adotou um novo e maior turbocompressor, além de pistões redesenhados. Isso deu um salto de 15% na potência em relação à linha anterior (que era de 177 cv).

Nas versões com o câmbio automático de seis marchas, o torque aumentou em 11%, chegando a 50,9 kgfm – na transmissão manual, ele permanece com 45,9 kgfm.

Modelo Potência (cv)/ torque (kgfm)
VW Amarok 3.0 V6 turbodiesel 258/ 59,1
Toyota Hilux 2.8 turbodiesel 204/ 50,9
Chevrolet S10 2.8 turbodiesel 200/ 51,0
Ford Ranger 3.2 turbodiesel 200/ 47,9
Nissan Frontier 2.5 turbodiesel 190/ 45,8
Mitsubishi L200 2.8 turbodiesel 190/ 43,9

Segundo a Toyota houve ainda uma redução de consumo na ordem de 4%, também em função de ajustes no câmbio e na direção. Já o propulsor 2.7 flex continua com os 163/ 159 cv e 25 kgfm.

Toyota Hilux pelas ruas de Curitiba, com um tubo do expresso ao fundo
Toyota Hilux pelas ruas de Curitiba.| Rodolfo Buhrer

Toyota Hilux 2021 é a mais segura da sua história

Além da fidelidade do usuário, a Hilux é reconhecida ainda pela robustez e durabilidade. Tem uma proposta de 50% no uso urbano e 50%, na área rural, sendo uma das picapes preferidas dos consumidores que atuam no agronegócio.

“Em 2019, a Hilux foi o primeiro carro a gasolina a ganhar o Rally Dakar (após a inclusão da perna sul-americana), com a equipe Toyota Gazoo Racing”, destaca Priscila Polli.

Essa vitória citada por ela reforça a imagem de força e segurança do modelo. Qualidades que subiram alguns degraus com a atualização.

A linha 2021 é certamente a mais segura nos 52 anos de história da Hilux – que está na sua oitava geração. Ela vem de série com controle de estabilidade e de tração, assistente de subida, luz de frenagem emergencial automática e três airbags (uma para o joelho do motorista) – na SRX sobe para 7 bolsas.

Toyota Hilux de test drive da Sulpar no Parque Barigui, em Curitiba
Versão SRX, a topo da linha da Toyota Hilux.| Rodolfo Buhrer

Pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense

O modelo passa a contar com o pacote de tecnologia Toyota Safety Sense na versão SRX, o que amplia a segurança ativa do usuário.

A novidade traz os sistemas de pré-colisão frontal e de alerta de mudança de pista (com correção de direção para permanência na faixa), além do controle adaptativo de velocidade cruzeiro (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente.

“Cada vez mais os clientes estão preocupados com os itens de segurança. E a Toyota tem seguido essa linha de oferecer nas versões topo de linha o Safety Sense, assim como já é feito no RAV4 e no Corolla”, ressalta Priscila.

As versões SRX, SRV e SR a diesel vêm ainda com o assistente de descida, enquanto a SRV e SRX incorporam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Interior da Toyota Hilux 2021, que ganhou na central multimídia
A central multimídia renovada e o novo grafismo do quadro de instrumentos.| Rodolfo Buhrer

Conforto e experiência a bordo aprimorados

A nova Toyota Hilux 2021 teve a suspensão recalibrada, com a inclusão de novos amortecedores e buchas. As mudanças reduzem as vibrações na cabine e proporcionam um rodar mais suave.

A SRX ganhou um acerto específico, com amortecedores de maior diâmetro, também voltado para o conforto.

A Toyota fez ainda ajustes na caixa automática para melhorar a performance em retomadas de velocidade.

A direção continua hidráulica, porém recebeu uma válvula solenoide para aumentar a progressividade em alta velocidade.

A picape ganhou uma iluminação ambiente nas portas, aumentando a sensação de bem-estar no interior da cabine.

Nova central multimídia

Imagem da câmera de ré projetada na tela do multimídia.
Imagem da câmera de ré projetada na tela do multimídia.| Rodolfo Buhrer

A alteração interna mais significativa, e reivindicada pelos clientes, foi a adoção de uma nova central multimídia, que exibe uma tela sensível ao toque de 8 polegadas.

O manuseio do dispositivo ficou mais intuitivo, com respostas rápidas e os comandos voltaram a ser realizados também por botões.

Há espelhamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay e a exibição das imagens da câmera de ré.

Nas versões SRX e SRV, a multimídia incorpora GPS nativo e TV digital. Na configuração topo há ainda um sistema de áudio na marca JBL com 8 alto-falantes e subwoofer, além de bancos com ventilação e aquecimento.

Quadro de instrumentos da nova Toyota Hilux
Quadro de instrumentos da Hilux 2021 ganhou novo grafismo.| Rodolfo Buhrer

O quadro de instrumentos manteve o estilo dos mostradores, no entanto recebeu novo grafismo. Toda a linha agora conta o computador de bordo projetado numa tela de 4,2 polegadas em meio aos instrumentos analógicos.

E o computador oferece duas funções adicionais: velocímetro digital e indicador de posição das rodas dianteiras.

Sistema de som da JBL na versão SRX, a topo de linha da Hilux.
Sistema de som da JBL na versão SRX, a topo de linha da Hilux.| Rodolfo Buhrer

Faróis em led e grade mais imponente

Por fora, o visual da nova Toyota Hilux 2021 está mais agressiva e menos conservador comparado à antecessora.

A grade hexagonal cresceu de tamanho, ganhando uma barra horizontal grossa ao centro. O acabamento da peça é em preto com bordas prateadas nas versões mais caras.

A grade também passou a invadir o para-choque, que foi bastante modificado. Ele está mais alto, o que melhora o ângulo de ataque.

A nova Toyota Hilux vem com conjunto de iluminação full led na versão SRX.
A nova Toyota Hilux vem com conjunto de iluminação full led na versão SRX.| Rodolfo Buhrer

Os faróis ficaram mais espichados, enquanto as lanternas permaneceram com o formato anterior. Na SRX, estreia a nova iluminação bi-led na frente e led atrás, realçada com o rearranjo dos elementos internos.

As rodas de liga leve aro 18 receberam novo desenho com acabamento em preto nas versões SRX e SRV.

Já a Hilux cabine simples não recebeu a atualização visual e mantém a cara da linha anterior.

Crescimento de 25% nas vendas

A chegada da nova Toyota Hilux 2021 já impactou nas vendas da picape. Nas concessionárias do Grupo Sulpar - com lojas em Curitiba e Paranaguá – o crescimento na procura está sendo de 25%, informa Moacir Cossia, diretor-superintendente da empresa.

“Estamos administrando uma fila de espera de 45 a 90 dias. E, por enquanto, o desconto para venda direta nas versões SRV e SRX não está disponível por parte da montadora”, frisa o executivo.

Nova Hilux traz lanternas com iluminação em led
Nova Hilux traz lanternas com iluminação em led e novo desenho interno.| Rodolfo Buhrer

Sobre o sucesso da Hilux, Cossia reforça que o cliente Toyota tem um alto índice de fidelidade em relação à média do mercado, e o picape está entre os mais fiéis, segundo ele.

“A Sulpar é a concessionária Toyota mais antiga ainda em atividade no país. Possuímos clientes da capital, região metropolitana e litoral paranaense, fiéis à marca e à concessionária”, enfatiza.

O diretor resume a confiança dos consumidores na Hilux não só pela intensa procura da zero km, como no mercado de seminovos, onde tem alta aceitação.

“Um exemplo é o valor de mercado das seminovas atuais, que estão sendo comercializadas em média de até R$ 15 mil acima do valor de referência FIPE. Isso significa baixa depreciação e ótima liquidez de mercado”, observa ele.

  • Nova Toyota Hilux sobe potência e segurança para manter o reinado nas picapes
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