O Yaris segue a tradição dos carros da Toyota ao vir, praticamente, sem opcionais. O comprador só paga mais pelo modelo se adicionar acessórios oferecidos separadamente.
Por isso, a linha de hatch e sedã virou uma das opções mais procuradas no segmento de compacto “premium”. Entrega um bom nível de equipamentos, aliado à tradição da marca de vender veículos confiáveis e com comodidade a bordo.
O Yaris chegou ao Brasil em 2018 para ocupar a faixa entre Etios e Corolla. Do primeiro, emprestou a plataforma e boa distância entre os eixos, enquanto do sedã médio foi buscar o conforto ao rodar.
Há quem diga que o três volumes é quase um mini Corolla. Se é exagero ou não, a verdade é que o Yaris ganhou a imagem de ser um bom custo-benefício.
Manutenção, espaço e consumo
Demos uma passada na concessionária Toyota Sulpar, em Curitiba, para ver o carro de perto e saber se essa fama procede.
De cara, Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da loja do Alto da XV, elencou atributos que justificariam o carimbo do custo-benefício:
“O Yaris tem baixo custo de manutenção, economia de combustível, bom espaço interno, ótimo nível de equipamentos, design moderno e baixa desvalorização”, salientou.
Resolvemos então dividir os predicados listados por ela para checar se não é papo de vendedor!
Custo de manutenção do Toyota Yaris
Entra ano, sai ano e o pós-venda da Toyota sempre encabeça a lista do ranking de satisfação dos clientes. São avaliados agendamento e qualidade do serviço, pontualidade na entrega, cortesia, instalações da concessionária, entre outros.
O custo da revisão não entra nesta consulta com o consumidor, mas sem dúvida ajudaria na percepção. No caso do Yaris, o pacote com preço fixo é o mais em conta entre os concorrentes diretos, como mostra a tabela abaixo.
<strong>Modelo</strong> | <strong>Revisão até R$ 60 mil</strong> |
Toyota Yaris | R$ 3.252 |
Chevrolet Onix e Onix Plus | R$ 3.272 |
Volkwagem Polo e Virtus | R$ 3.403 |
Hyundai HB20 e HB20 S | R$ 3.447 |
Ford Ka e Ka Sedan | R$ 3.504 |
Renault Sandero e Logan | R$ 3.515 |
Fiat Argo e Cronos | R$ 3.720 |
Honda Fit e City | R$ 5.464 |
A primeira revisão na Sulpar, de 10 mil km, sai por R$ 267,19, enquanto que na de R$ 60 mil, o valor é de R$ 693. A mão de obra já está incluída. São duas concessionárias em Curitiba - Hauer e Alto da XV - e uma em Paranaguá.
Conforto e economia na dose certa
Produzido na fábrica de Sorocaba (SP),o Yaris é equipado com os motores aspirados 1.3, de 98/ 101 cv e 12,5/ 12,9 kgfm de torque, e 1.5, de 105/ 110 cv e 14,3/ 14,9 kgfm (gasolina/ etanol).
A motorização menor só equipa o hatch, enquanto que a opção 1.5 é a mais solicitada pelo consumidor, informa Tânia.
As opções de câmbio são a manual de seis velocidades e a automática do tipo CVT - essa combinando as borboletas atrás do volante para a troca sequencial de sete marchas simuladas.
As potências não estão entre as mais altas da categoria. Tem uma turma com motor 1.0 turbo que consegue números maiores.
No entanto, a proposta do Yaris é valorizar a tocada mais suave, voltada ao conforto e ao menor gasto de combustível.
Os números medidos pelo Inmetro em relação ao consumo ficam na média do segmento:
Modelo | Cidade | Estrada |
<strong>Hatch</strong> | <br /> | <br /> |
Yaris 1.3 manual | 8,4/ 12,1 km/l | 10,0/ 14,2 km/l |
Yaris 1.3 CVT | 9,0/ 13,1 km/l | 9,9/ 14,2 km/l |
Yaris 1.5 CVT | 8,8/ 12,6 km/l | 10,0/ 13,8 km/l |
<strong>Sedã</strong> | <br /> | <br /> |
Yaris 1.5 manual | 8,3/ 12,0 km/l | 10,1/ 14,6 km/l |
Yaris 1.5 CVT | 9,0/ 13,0 km/l | 10,6/ 14,5 km/l |
No desempenho, o propulsor 1.3 exige um pouco mais do pedal do acelerador nas retomadas de velocidade e subidas mais íngremes. Já o 1.5 passa a impressão de ter mais cavalaria debaixo do capô do que os 110 cv da ficha técnica.
A bordo, o bom isolamento acústico filtra o barulho externo, mesmo quando o propulsor fala mais alto. Mal dá para ouvir os sons da rua.
A suspensão também faz sua parte, com um ajuste macio, sem ser mole demais. E é aí que o sedã se aproxima do Corolla. A vida no trânsito dentro do Yaris é mais tranquila ao passar por buracos e lombadas.
A transmissão, a mesma do Corolla da geração anterior, é tida como a melhor do mercado nacional. Bem esperta para um CVT, sendo a primeira marcha mecânica para agilizar a arrancada.
“O sistema CVT com simulador de marchas traz a sensação de dirigibilidade esportiva, proporcionando menor ruído do motor e trazendo maior economia ao veículo”, ressalta Gesiel Vieira, coordenador de Oficina da Toyota Sulpar, unidade Alto da XV.
Amplo espaço e porta-malas generoso
O Yaris aproveita bem os 2,55 m de entre-eixos para entregar bom espaço tanto na frente quanto atrás.
Destaque para o assoalho totalmente plano, sem o duto central, que facilita encontrar a melhor posição para as pernas.
Mesmo quem tem 1,80 m ou mais, como é o meu caso, vai se acomodar sem apertos, seja ao volante, ou como um passageiro atrás.
No quesito porta-malas, o Toyota compacto está numa faixa intermediária em suas categorias. O hatch pode transportar até 310 litros de bagagem e o sedã, 473 litros. Há ganchos nas laterais para pendurar sacolas de mercado, por exemplo.
Toyota Yaris tem bom nível de itens d série
Como já falamos no início, um Toyota não vem com opcionais - somente a luz diurna em led nas versões de entrada e intermediária é adquirida à parte.
Ou seja, a configuração que você escolher trará uma lista de equipamentos fechada de fábrica.
Dependendo da versão, o dono do Yaris terá a disposição:
- direção elétrica
- volante multifuncional com shift paddle
- controle de estabilidade e de tração
- assistente de partida em rampa
- faróis com acendimento automático
- luz diurna em led
- controle de velocidade
- retrovisor antiofuscante
- ar-condicionado digital
- central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
- chave presencial com partida por botão
- bancos e revestimento da porta em couro
- vidros elétricos
- retrovisor elétrico com rebatimento automático
- câmera de ré
- sete airbags
- sensor de chuva
- teto solar
Na visão de Tânia Macedo, o consumidor automotivo, especialmente o curitibano, está mais exigente em relação ao nível de equipamentos do carro.
“Hoje o consumidor busca o melhor custo-benefício com itens já de série agregados ao veículo e com tecnologia embarcada: como por exemplo, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto”, salienta a gerente de Novos.
Design moderno
O visual do Yaris está é um dos mais interessantes do segmento de compactos, especialmente no sedã.
As lanternas exibem um formato moderno e são mais valorizadas pela iluminação em led na versão mais completa. Já os faróis espichados que invadem a lateral lembram os da geração anterior do Corolla, transmitindo um aparência mais esportiva.
O ponto alto é o recorte do para-choque que “abre” uma enorme boca frontal para a entrada de ar. E o acabamento em preto brilhante transmite mais requinte à peça.
Por dentro, o modelo mescla plástico rígido de qualidade com revestimento em couro nos bancos e forrações da porta.
O quadro de instrumentos é iluminado em tons azul e branco e vem com mostradores analógicos no velocímetro e conta-giros.
Já o computador de bordo é digital, numa tela colorida em TFT que exibe diversas funções do veículo com letras e números bem visíveis.
“O Yaris é único e trouxe uma assinatura em design atraente e arrojada. Em seu DNA temos a segurança e o conforto de um Corolla e o histórico de economia de um Etios. Tivemos alguns clientes da marca trocando Etios e Corolla por Yaris, mas a grande maioria dos clientes é de outras marcas.”
Tânia Macedo, gerente de Novos e Seminovos da Toyota Sulpar, loja Alto da XV, em Curitiba.
Menor desvalorização do mercado
O Yaris está entre os modelos compactos que menos perdem valor na hora da revenda. A opção Sedan, por exemplo, é o veículo de menor desvalorização da sua categoria em 2020, segundo levantamento da KBB Brasil.
Já o hatch foi o campeão de valorização após um ano de uso em 2019, no prêmio “Maior Valor de Revenda”, da Agência AutoInforme.
Versão PCD
O Yaris conta ainda com uma opção para o público PCD (Pessoas com Deficiência), tanto hatch quanto sedã.
O preço com as isenções de IPI e ICMS nas duas carrocerias partem de R$ 54.655,25, nas motorizações 1.3 e 1.5, com câmbio CVT.
Na lista de equipamentos estão:
- controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampas
- faróis com acendimento automático e ajuste de altura do facho
- faróis e lanternas de neblina
- controle de cruzeiro
- sistema de som com entrada MP3, CD, USB e Bluetooth
Conclusão
Avaliando o Yaris de perto e rodando por ruas e estradas, a conclusão que chegamos é de que o modelo faz jus à fama do custo-benefício.
É agradável de dirigir, transmite confiança na estrada, entrega um bom nível de itens de série e é econômico para os motoristas que não têm pressa de chegar ao destino.
Versões, principais itens de série e preços
Yaris XL Live
Hatch 1.3
Manual: R$ 68.490
CVT: R$ 69.990
Sedan 1.5
Manual: R$ 69.990
CVT: R$ 69.990
- direção elérica
- retrovisores externos elétricos
- computador de bordo
- ar-condicionado manual
- airbag duplo
- controle de estabilidade e de tração
- assistente de partida em rampa
- sistema de som com MP3 e bluetooth
Yaris XL Plus Connect 1.5 CVT
Hatch: R$ 78.690
Sedã: R$ 82.990
Agrega:
- rodas de liga aro 15
- ar-condicionado digital
- controle de velocidade
- entrada USB no console
- descansa braço traseiro com porta-copos
- partida por botão
- central multimídia com Android Auto e Apple Carplay
Yaris XS Connect 1.5 CVT
Hatch: R$ 84.790
Sedã: R$ 87.790
Acrescenta:
- faróis com acendimento automático
- acabamento em preto brilhante e cromados
- retrovisor interno antiofuscante
- rodas de liga aro 15 com acabamentos em preto e cinza
- portas e bancos revestidos parcialmente e couro
- saídas de ar na cor prata
- retrovisores com rebatimento elétrico
- faróis de neblina
Yaris X Way Connect 1.5
Hatch: R$ 88.790
Incorpora:
- pintura externa em duas cores
- aplique inferior nos para-choques dianteiro e traseiro
- logo X Way na porta do porta-malas
- protetor de paralama e rack de teto (itens de design)
- chave presencial
- câmera de ré
XLS Connect 1.5 CVT
Hatch: R$ 89.990
Sedã: R$ 93.790
Inclui:
- faróis com lentes de máscara negra e luz guia em led com acendimento automático
- luz diurna em led
- lanterna traseira em led
- airbag de cortina e de joelho
Yaris S 1.5 (série limitada)
Hatch: R$ 89.990
Acrescenta:
- rodas de liga aro 16
- acabamento dos bancos parcialmente em couro com costura vermelha
- faróis com projetor e acabamento vermelho
- abertura elétrica do porta-malas
- indicador de direção econômica (Eco Driving) no painel de instrumentos
- painel de instrumentos com tecnologia Optitron
- teto solar elétrico
- vidros elétricos dianteiros e traseiros com antiesmagamento