O currículo tradicional, com uma breve apresentação do candidato, seu histórico e suas pretensões na carreira, é algo que está ficando no passado. O processo de transformação digital vem promovendo uma série de mudanças em todos os segmentos corporativos, entre eles na área de Recursos Humanos. As pilhas de currículos que se acumulavam nas empresas foram substituídas pelos perfis no LinkedIn, principal rede social para conectar empresas e trabalhadores hoje em dia. Para quem busca uma boa colocação, a dica dos especialistas é começar a movimentar essa plataforma o quanto antes, com informações que mostrem tanto a trajetória quanto a postura do profissional no mercado.
Taís Targa, especialista em carreira e uma das maiores especialistas em LinkedIn do Brasil, fala que a plataforma mudou substancialmente a maneira de fazer o recrutamento de talentos. Daí a necessidade de se posicionar adequadamente para o mercado de trabalho. “É importante ter clareza de que o LinkedIn é completamente diferente das outras redes sociais. Ali, o objetivo não é conectar amigos, conhecidos ou possíveis crushes. A intenção é ampliar o networking e aumentar o nível de empregabilidade dos participantes”, pontua. Taís enfatiza que é uma plataforma para disseminar conhecimento na área de negócios: networking, empregabilidade, parcerias comerciais e fonte de recrutamento.
A especialista salienta que muitas vezes o recrutador não precisa nem iniciar um novo processo de seleção, algo que pode ser oneroso e desgastante para empresas e candidatos. “Em muitas situações, o perfil ideal vem a partir de buscas avançadas que o sistema permite, atraindo o profissional que preenche todos os requisitos da função”, destaca. Segundo ela, esse recurso muitas vezes é até mais eficiente do que a entrevista ao vivo, que pode ser prejudicada inclusive pelo nervosismo do candidato.
FERRAMENTA ESTRATÉGICA
A psicóloga Amanda Luiza Rockenbach, que hoje atua no departamento de RH de um grande plano de saúde no Paraná e tem experiência em consultorias de RH e seleção, conta que o LinkedIn é uma ferramenta estratégica no seu cotidiano, inclusive para validar as informações repassadas pelos candidatos antes de convidá-los para uma entrevista.
Amanda explica que a página no LinkedIn acaba sendo uma forma de avaliar o profissional previamente: “Ali está o currículo on-line, a formação, as especialidades e até as recomendações de pessoas que já trabalharam com ele”, explica. Ela cita ainda que é possível observar ainda o engajamento em networking e o quanto a pessoa está atenta às inovações e se busca se manter atualizada. “O candidato mantém uma linha de raciocínio para montar o texto da página dele? É disponível? Ele coloca foto, deixa contatos, sabe se vender ao mercado?”, aponta, mostrando a importância da plataforma para os recrutadores.
A professora Graciela Sanjutá Soares Faria, coordenadora do Curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário, destaca que o LinkedIn permite que outras pessoas possam conhecer os talentos e as competências de um profissional, além de encurtar distâncias com pessoas com interesses profissionais comuns.
Por isso, segundo Graciela, é fundamental que as instituições de ensino superior deem mais ênfase aos programas de orientação profissional voltados à preparação dos estudantes para a conquista de oportunidades no mercado de trabalho, o que inclui a criação e o refinamento do LinkedIn, a preparação do currículo, a participação em entrevistas e dinâmicas. “A universidade tem um compromisso com a consolidação de competências técnicas, intra e interpessoais de seus estudantes contextualizadas com os desafios, possibilidades e demandas do mercado de trabalho. Todos os cursos do UniBrasil trabalham com este enfoque”, enfatiza.
Dicas da especialista
A especialista Taís Targa, que tem o título de TopVoice LinkedIn, dá algumas dicas para os profissionais que querem incrementar a rede social profissional:
1. Título: Escolha um título profissional que retrate bem toda a sua trajetória, não apenas o último cargo ocupado. Resuma sua apresentação em três ou quatro palavras.
2. Foto: Escolha uma foto que expresse simpatia, profissionalismo e bom gosto. Fuja das fotos que você usaria nas outras redes sociais, com caráter mais despojado.
3. Preencha todos os campos: Formação acadêmica, idiomas, resumo profissional, cursos, projetos, especialidades. Quanto mais completo o perfil, maiores as chances de você aparecer nas buscas dos recrutadores
4. Atualização: Mantenha atualizado o seu resumo profissional, compartilhe conteúdos interessantes para sua área de atuação ou relacionado a negócios, artigos, vídeos motivacionais,
5. Privacidade: Nas configurações de privacidade, ajuste para que seu perfil apareça quando consultar o perfil de outra pessoa, assim, ela ficará curiosa e provavelmente consultará o seu perfil.
6. Convites: Estabeleça uma meta diária para envio de convites e busque pessoas por palavras-chave e localização.