Considerada uma das dez imobiliárias mais lembradas do mercado, a empresa destaca-se por sua tradição e, ao mesmo tempo, por abraçar as oportunidades oferecidas pela tecnologia
Em meio à transformação digital e ao surgimento de plataformas on-line, ficou muito mais simples e rápido resolver uma série de coisas sem precisar sair de casa. No setor imobiliário, as tecnologias chegaram para revolucionar, principalmente a experiência do cliente e é possível fazer transações, como o aluguel de um imóvel, sem sair de casa, trazendo uma nova era de praticidade e eficiência. Nesse contexto, adotar uma postura proativa em relação à inovação é fundamental nos dias de hoje, principalmente em setores tão competitivos como o mercado imobiliário.
Criada em 1987 como um negócio familiar, a Baggio Imóveis surgiu ao identificar uma oportunidade para preencher uma lacuna na região oeste de Curitiba. Hoje, expandiu seu alcance para atender integralmente à capital e é responsável por mais de 2 mil imóveis em todo o estado do Paraná, contando com aproximadamente 60 colaboradores.
Apesar da sólida tradição que permeia sua história, a empresa optou por não apenas se manter à margem, mas sim tornar-se uma protagonista no cenário da inovação, reconhecendo a importância de abraçar as mudanças tecnológicas.
No ano de 2019, deu um passo significativo ao fundar a Cinco Incubadora e Aceleradora de Construtechs e Proptechs, em parceria com outros seis players do setor. O objetivo foi desenvolver um ambiente propício para estabelecer conexões entre as necessidades reais do mercado e as soluções já existentes, além de estimular ativamente a criação de novos recursos para atender às demandas dos próprios clientes.
“Acreditamos que as pessoas precisam estar em algum lugar sempre e, independente das mudanças que ocorreram, estaremos orbitando em torno disso, buscando soluções em negócios imobiliários e um mercado seguro e organizado”, conta Leonardo Baggio, diretor executivo da Baggio Imóveis.
Com o objetivo de facilitar a comunicação com os clientes e automatizar processos, a Baggio desenvolve soluções de gestão que reúne em um só lugar todas as informações importantes relacionadas a um imóvel, além de ser integrado com empresas de manutenção, vistoria, seguros, assinatura digital de documentos, prefeituras e outros órgãos públicos. As ferramentas, por exemplo, fazem a atualização anual dos valores de IPTU, além da gestão de indicações fiscais pagas diretamente pela imobiliária.
Inovando continuamente, a imobiliária busca ser pioneira na implantação da tecnologia blockchain para a tokenização de imóveis, eliminando o envolvimento de terceiros nas transações e garantindo segurança e transparência nas transações. Através dessa tecnologia, interessados em um imóvel podem adquiri-lo por meio de contratos inteligentes, sem a necessidade de sair de casa.
Para o ano de 2024, a imobiliária planeja intensificar o uso de soluções web e fintechs, incorporando também tecnologias baseadas em inteligência artificial. Ao mesmo tempo, acredita na tradição do corretor imobiliário. “O corretor de imóveis é e continuará sendo peça fundamental no mercado imobiliário, a equação corretor preparado + tecnologia é a receita para o sucesso numa venda ou locação de imóvel. Nada substituirá a sensibilidade do ser humano e a força das conexões e relações entre pessoas”, afirma Leonardo.
A Baggio Imóveis é filiada ao LIDE Paraná, e semanalmente nesta coluna trazemos cases de empresas paranaenses que ganham destaque no Brasil e no mundo em diferentes áreas de negócios.