Com mais de 25 anos de atuação, empresa paranaense aposta em qualidade de gestão para a longevidade dos negócios e ganha espaço no mercado nacional
No complexo universo empresarial, a gestão de uma variedade de questões fora do núcleo central é inevitável. E a otimização dessas questões é mais do que uma medida de eficiência é um caminho para ampliar as chances de sucesso de empresas de diferentes portes, independente do seu segmento de atuação.
Nesse contexto, as empresas de gestão de facilities assumem um papel crucial, proporcionando serviços que simplificam desafios e libertam as organizações da preocupação com setores além de sua especialidade, mas essenciais para seu funcionamento como limpeza, receptivo e segurança.
Traduzidas livremente como "facilidades", a gestão de facilities é essencial em um ambiente corporativo cada vez mais desafiador. Ao gerenciar todos os aspectos relacionados às instalações físicas de uma organização, as empresas facilitadoras não só aumentam a eficiência, mas também promovem a redução de custos e ampliação dos resultados financeiros.
A Centrallimp, companhia paranaense criada em Londrina, vem se destacado no setor ao oferecer uma gama completa de serviços, desde limpeza até apoio à produção. Recentemente, foi reconhecida como uma das empresas que mais cresceu em 2023 pela revista Exame no “Ranking Negócios em Expansão 2023”, na categoria de negócios com faturamento de R$30 a R$150 milhões.
Nos últimos dois anos, a empresa dobrou de tamanho, contando atualmente com mais de 2 mil colaboradores e operando em sete estados do país, além do Paraná. Um dos fatores que contribuíram para essa expansão foi a habilidade da empresa em se reinventar em meio a adversidades, além do investimento contínuo em tecnologia, inovação e governança.
“No ano de 2018 começamos com o serviço limpeza hospitalar. Pouco tempo depois, enfrentamos a pandemia do COVID-19. Naturalmente, nossos profissionais ficaram apreensivos com a possibilidade de contrair a doença. Investimos, então, na contratação de psicólogos para cuidar da saúde emocional de todos os colaboradores e de uma enfermeira especializada em limpeza específica de hospitais, proporcionando mais embasamento e segurança para o serviço. Dessa forma, conseguimos aplacar as ausências. Os profissionais da limpeza foram essenciais nesse momento difícil, trabalhando lado a lado com os profissionais da saúde", relata Vera Lucia Ramos Antunes, presidente do Grupo Centrallimp.
Neste ano de 2023, a empresa recebeu a Certificação por Distinção de Higiene e Limpeza Hospitalar pelo IQG – Instituto Qualisa de Gestão, que tem como objetivo melhorar os processos de atendimento dos serviços prestados para a área hospitalar. Uma credencial importante para atuar com áreas de complexidade e o mervcafo healhcare, seguindo os parâmetros de segurança exigidos pela Anvisa.
Ex-atleta de vôlei, Vera Lucia utilizou significativamente seu conhecimento adquirido em quadra para o empreendedorismo. Durante anos, atuou tanto como jogadora quanto como empresária.
“A disciplina, o sentido de equipe, a capacidade de lidar com vitórias e derrotas, a análise das perdas e a manutenção do equilíbrio em momentos de pressão são lições valiosas que o esporte me proporcionou e que se mostraram fundamentais no empreendedorismo. O esporte coletivo também me ensinou a trabalhar em grupo, reconhecer a importância de cada um no jogo e manter o foco mesmo em momentos de pressão. Enfim, oram aprendizados valiosos que consegui adaptar nesses dois mundos aparentemente distintos, mas ricos em similaridades”, conclui Vera Lucia.
Olhando para o futuro, a Centrallimp surge como uma organização que aprendeu a se reinventar e a priorizar a inovação. Sua jornada oferece insights importantes para compreender os desafios e as oportunidades de se manter relevante em um cenário empresarial dinâmico e em constante transformação.
Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná traz exemplos de empresas que venceram momentos de adversidade, e assim como a Centrallimp, ganharam mercado e se tornam referência.