Núcleo de tecnologia onde são desenvolvidos processos e aplicativos para automatizar as operações logísticas.
Núcleo de tecnologia onde são desenvolvidos processos e aplicativos para automatizar as operações logísticas.| Foto: divulgação

A empresa carrega o compromisso característico de um negócio familiar, aliado à busca incessante por soluções inovadoras que agilizam o transporte rodoviávio no Brasil.

Fruto da visão de três irmãos já experientes em transportes, Odolir, Valter e Altaídes, a Transjoi surgiu em 1979 com o objetivo de oferecer serviços logísticos mais ágeis e eficientes. Unindo o ponto de partida ao destino final com segurança, a empresa preencheu uma lacuna importante no mercado. Essa ideia prosperou, e hoje, quase 50 anos depois, a Transjoi está sob a gestão da segunda geração familiar, com 9 unidades em 9 cidades brasileiras e atuação em todo o território nacional.

Um dos seus grandes diferenciais é a oferta de serviços especializados para cada cliente, impulsionados pela tecnologia. Além de incorporar inteligência artificial e possuir um data center de última geração, a companhia também implementou, por exemplo, um sistema de mobilidade para execução de entregas com comprovante digital e criou o Transjoi Quick, uma plataforma mobile e web de pronto atendimento onde é possível consultar todas as fases do processo do transporte, histórico de documentos, entre outros serviços.

“A Transjoi tem um núcleo de tecnologia na matriz onde desenvolvemos processos e aplicativos para automatizar nossas operações logísticas, visando aumentar nossa eficiência e otimizar o tempo. Isso nos permite transmitir informações de forma mais ágil aos nossos clientes”, conta Rodrigo Isotton, diretor de operações da Transjoi.

Ao integrar e monitorar todos os serviços permanentemente, a Transjoi garante 99% da sua performance. Sua atuação é principalmente nos segmentos de autopeças, metalmecânico, plásticos, metalurgia, química, produtos controlados, matéria-prima, bens de capital, maquinários e equipamentos.

A frota é outro pilar importante no negócio. São mais de 500 caminhões, onde a empresa investe na renovação constante da frota a cada 2,5 anos, priorizando a segurança de seus motoristas, clientes e cargas. Além disso, contribui para a sustentabilidade ambiental ao reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustíveis fósseis com veículos modernos e eficientes.

Cuidado com o fator humano

Desde os primeiros passos da empresa, a importância da união, da família e das pessoas tem sido enraizada em sua cultura organizacional. Os irmãos fundadores, sempre perceberam o potencial de crescimento e expansão da companhia, e sempre muito próximos buscaram o fortalecimento do negócio. Mesmo que atualmente não estejam envolvidos no dia a dia da empresa, eles permanecem ativos no conselho, contribuindo com a experiência acumuladas ao longo dos anos.

Além disso, a Transjoi reconhece a importância vital dos caminhoneiros colaboradores, que são os verdadeiros pilares do transporte rodoviário no Brasil. Esses profissionais desempenham um papel essencial na cadeia logística, enfrentando desafios diários nas estradas para garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino final de forma segura e pontual.

O controle do descanso desses colaboradores é uma das ferramentas usadas para garantir que eles não trabalhem além do necessário, chegando à exaustão por horas rodadas sem pausas, como é comumente relatado por trabalhadores do setor.

“Nós temos uma relação muito próxima com os caminhoneiros, tanto os fundadores quanto os diretores, são envolvidos no contato frequente para saber as demandas e necessidades de adaptação nas nossas filiais, onde disponibilizamos dormitórios e refeitórios em um espaço que traga conforto e qualidade de vida quando eles estão fora de casa”, explica Rodrigo Isotton.

Familiar e empresarial 

Familiar e empresarial, a Transjoi valoriza a integração entre a tradição familiar e as práticas modernas de governança corporativa. O compromisso com a transparência, ética e responsabilidade é um dos pilares fundamentais que impulsionam o crescimento sustentável da empresa a longo prazo.

“A Transjoi é uma empresa que cultiva a cultura familiar sem deixar de lado questões essenciais como a governança, porque uma coisa não deve excluir a outra. Todos os diretores passaram por treinamentos e estão comprometidos em aplicar os princípios de governança em todas as decisões e práticas empresariais, assegurando uma gestão transparente, ética e alinhada com os melhores interesses da empresa e de seus stakeholders", complementa Isotton.

Além disso, a diretoria da Transjoi está profundamente envolvida no contato direto com os clientes, participando ativamente na linha de frente. Essa abordagem demonstra o comprometimento da empresa em compreender as necessidades e expectativas dos clientes, além de fortalecer os laços de confiança e parceria ao longo de toda a cadeia de valor.

A Transjoi é membro do LIDE Paraná, que semanalmente nesta coluna destaca empresas membros do ecossistema que são referência no Brasil e no mundo.