Graças a baixa taxa de juros e mesmo com o isolamento social, o mercado imobiliário se mostra aquecido, na contramão da crise e impulsiona a retomada do crescimento da economia do país. Com mais de 2 milhões de m² construídos, entre obras industriais e corporativas, edifícios corporativos e residenciais, o Grupo A.Yoshii vê um horizonte de crescimento.
Comemorando 55 anos em 2020, em um cenário promissor para a construção civil, o Grupo A. Yoshii prevê lançamentos imobiliários em todas as praças que atua e mudanças significativas motivadas pela nova forma de morar em decorrência da pandemia do Covid-19. Com o mercado residencial em alta e obras de infra-estrutura em aeroportos e industriais como fábricas de celulose, para Leonardo Yoshii, presidente do Grupo, entregas sólidas e o compromisso com o crescimento sustentável garantem a solidez.
"Construção civil não é commodities. O sucesso do nosso negócio está na entrega com qualidade e o mercado aquecido com bons concorrentes, garante que as empresas aprimorem seus projetos, invistam em sustentabilidade, funcionalidade, tecnologia e design para atender um cliente cada vez mais exigente. Credibilidade é uma nota que o mercado nos", destaca Leonardo.
O Grupo é composto pela A. Yoshii Engenharia com atuação no segmento residencial e comercial de alto padrão em Londrina, Maringá e Curitiba no Paraná e Campinas em São Paulo. A Yticon Construção e Incorporação é a marca de acesso ao grupo, com foco no segmento econômico destinados à primeira moradia para quem quer sair do aluguel com empreendimentos em regiões com potencial de valorização, tanto no Paraná como no interior de São Paulo. E a A.Yoshii Obras Corporativas que tem no portfólio obras espalhadas por todo o Brasil com entregas para o setor industrial, agronegócio, centros logísticos, educacional, hospitais e plantas automobilísticas.
Valores de sucesso
A história do Grupo vem da trajetória com raízes nipônicas, onde a relação familiar e a cultura de valores se fortalece a cada geração. Hoje, a A. Yoshii é liderada por Leonardo Yoshii, filho do fundador Atsushi Yoshii, que desde menino foi envolvido no negócio. "Tinha uns 8 anos quando já acompanhava meu pai nas obras, nas reuniões com clientes e como o escritório ficava nos fundos da nossa casa, sempre estive muito próximo do negócio", conta Leonardo que deixou o Norte do Paraná para estudar em São Paulo, onde se especializou em gestão e trabalhou em uma grande consultoria, ganhando experiência e vivenciando a governança.
O casal Akira e Mutsu Yoshii chegou no Brasil na década de 30 quando, vieram em busca de oportunidades em um período que o governo brasileiro atraía imigrantes para trabalhar na agricultura, principalmente no plantio de café. Eles se instalaram na região de Apucarana onde comercializavam óleo de hortelã que era vendida para a indústria e perfumaria, um solo fértil para quem queria prosperar. O filho do casal, Atsushi, se formou em engenharia na Universidade Federal do Paraná na década de 60 e foi um dos primeiros bolsistas a fazer uma pós-graduação no Japão, potencializando seus estudos e a vontade de empreender.
Quando retornou a Apucarana, começou seu legado construindo as primeiras casas e logo passou a empreender na área corporativa, foi ganhando mercado e a confiança de grandes grupos de varejo e industriais pelo Brasil. No ano de 1979 a empresa mudou oficialmente para Londrina, pela estrutura que a cidade proporciona, principalmente para facilitar o deslocamento para atender os clientes. "Foi um período muito próspero, de forte expansão do varejo no país. Crescemos muito nesta época atendendo segmentos que estavam ascendentes na economia brasileira", conta Leonardo sobre o portfólio corporativo da empresa que tem grandes grupos de varejo, agências bancárias, cooperativas e usinas, quando começou o crescimento da empresa para outros estados brasileiros.
Hoje, aos 81 anos, Atsushi Yoshii preside o conselho de administração do Grupo e participa ativamente da empresa. Um dos seus prazeres nos finais de semana é viajar para visitar as obras e acompanhar a operação da empresa, que neste momento da pandemia enfrentou mais um período de adversidade global, mas se manteve em crescimento reestruturando processos internos.
Mercado aquecido e com possibilidades de crescimento
Em mais de cinco décadas o Grupo vivenciou muitas crises, e como Leonardo comenta, o ciclo da incorporação gira em torno de 5 anos, da compra do terreno a entrega do imóvel, e é preciso estar preparado para crises no Brasil. "Começamos 2020 com um primeiro trimestre fantástico, a pandemia mudou drasticamente o cenário mundial e como não tínhamos uma extensão da situação, fomos traçando cenários. Tivemos que adaptar uma série de ações como o atendimento e paralisamos temporariamente algumas obras, mas percebemos que tudo está voltando a normalidade e a demanda voltou com muita força", destaca Leonardo.
Em plena crise, com a queda histórica da taxa Selic o mercado imobiliário vive um cenário inesperado. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip) os financiamentos para a compra e construção somaram R$10,8 bilhões em julho, um crescimento de 16,7% em relação ao mês anterior e alta de 61,5% comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, sendo o melhor índice desde 2013.
"Com a taxa de juros mais baixa da história do país e um mercado que desde a crise do Governo Dilma teve poucos lançamentos, o investimento imobiliário se tornou mais atraente do que as aplicações financeiras tradicionais, até mesmo para os investidores mais sofisticados"; explica Leonardo. A A.Yoshii está com praticamente todas as unidades vendidas de apartamentos de alto padrão em Curitiba e o último lançamento, o Talent, teve 60% das unidades vendidas no pré-lançamento e o Glória Residence, lançado em Londrina em maio está com 55% das unidades vendidas, somente com estratégia online de vendas.
O Grupo deve lançar empreendimentos da A.Yoshii e da Yticon em todas as praças que atua. Dentro das novas demandas do consumidor pós-pandemia, os empreendimentos devem estar cada vez mais projetados para o bem estar, já entendendo as mudanças de consumo e vivência no lar. "O mercado é muito dinâmico e a cada novo projeto vamos pensar sempre em surpreender os clientes com comodidades e tecnologia. O lar não é só um espaço de moradia", explica Leonardo, sobre as expectativas dos próximos lançamentos dentro das mudanças de percepção do consumidor ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus.
Para Leonardo, um dos pontos fortes da empresa é o compromisso com a qualidade, e ter implantado uma governança colocando todos os colaboradores no mesmo compromisso com a qualidade, independente se é quem trabalha nas obras ou nos altos cargos de gestão. Hoje o grupo tem um corpo de 3.000 colaboradores diretos e figura nos rankings da Great Place to Work e Você S/A como uma das melhores empresas para se trabalhar no segmento. "O olhar de dono está em todas as áreas da empresa, muitas vezes recebo mensagens dos mestres de obra torcendo pelas boas vendas", destaca.
O trabalho social com a cultura e com a comunidade japonesa, rendeu ao fundador do Grupo, uma homenagem do imperador do Japão. Hoje o grupo mantém no Instituto A.Yoshii com ações voltadas à cultura, formação de pessoas e principalmente à educação. A iniciativa Obra & Arte, por exemplo, envolve às famílias dos colaboradores com relatos de transformação das relações familiares e geração de renda extra, usando resíduos das obras para transformar em mobiliário e peças de arte que são usadas para decorar os apartamentos decorados e vendidos ao mercado com a tutoria de professores e artistas do Coletivo ÔDA Design.
Sobre a fórmula de sucesso da empresa, Leonardo conta que a gestão de alto desempenho, a aderência de sua equipe aos valores de sucesso, a visão de crescimento sustentado e principalmente a responsabilidade com a qualidade, a entrega no prazo e a excelência no atendimento garantem a perenidade do negócio. "A empresa tem bastante solidez, nosso time trabalha com criatividade, senso ético e compliance e a competência de uma equipe unida que gera os nossos resultados", conclui.
A A. Yoshii é filiada ao LIDE Paraná. Exemplo de empreendedorismo, de empresa familiar liderada por princípios éticos e hoje presente em todo Brasil. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.