Feitos de argila ou concreto, os blocos garantem mais eficiência às obras em um cenário onde a mão de obra é um gargalo do setor
Feitos de argila ou concreto, os blocos garantem mais eficiência às obras em um cenário onde a mão de obra é um gargalo do setor| Foto: Rubens Nemitz Jr.

Não é de hoje que os impactos ambientais causados pelo setor da construção civil preocupam não apenas o mercado, mas a sociedade como um todo. O alerta é completamente justificável, uma vez que a atividade costuma exigir alto consumo de água e de outros recursos naturais, além da intensa geração de resíduos e de dióxido de carbono.
Assim como ocorre em outros segmentos da economia, a redução dos
impactos ambientais da construção civil depende da criação de soluções inteligentes e inovadoras, que estejam alinhadas aos valores da sustentabilidade, sem deixar de lado a viabilidade financeira. E já tem gente pensando nisso no Paraná.

O Ebricks, bloco de construção encaixável criado pelos irmãos Ricardo e Daniel Dresch, é um produto desenvolvido no estado e que já está sendo utilizado por grandes construtoras como solução para minimizar o uso de água e a geração de resíduos. Ao mesmo tempo, produtividade e praticidade são impulsionadas nos canteiros de obras.

Com encaixáveis nas extremidades, o Ebricks é fabricado em argila ou
concreto. Por ter o diferencial do encaixe, o produto não exige o uso de
argamassa, apenas na primeira fieira para nivelamento e na conexão com os pilares e vigas. De acordo com ensaios feitos pela marca, comprovados em laudo técnico junto ao laboratório Lactec, a solução pode aumentar a velocidade de construção de paredes em uma obra em até 66%, reduzir o consumo de argamassa para vedação em 82% e diminuir consideravelmente os resíduos gerados nessa etapa em comparação com o modelo convencional. O bloco também é mais ergonômico para os trabalhadores, com utilização intuitiva e prática, benefícios que podem reduzir o tempo ou a mão de obra necessária para a finalização de um empreendimento.


“O Ebricks é um tipo de tecnologia que há muito tempo não se via na
construção civil, setor que está acostumado a inovar a partir de softwares e outras soluções de serviço, mas não em material, de forma prática e escalável”, explica Leon Le Senechal, sócio, diretor comercial e responsável pelo plano de expansão do Ebricks.

Com um modelo de negócios elaborado para atender às necessidades do setor da construção civil em grande escala, a empresa mira uma expansão nacional. Unindo o fácil acesso à matéria-prima disponível em várias regiões do país, além da expansão da capacidade produtiva próximas aos centros consumidores, a companhia paranaense tem grande potencial para se consolidar no país e fazer do Paraná uma referência em inovação no segmento.

“Estamos prontos para crescer a nível nacional. Atualmente temos capacidade produtiva de aproximadamente seis milhões de blocos ao mês. Já estamos atendendo grandes clientes com cases consolidados com a Altma Incorporadora, Hiex Engenharia e Rac Engenharia. Daqui para frente, nosso foco é contribuir para tornar a construção civil brasileira mais competitiva, produtiva e sustentável, melhorando inclusive a rentabilidade dos nossos clientes”, reforça Ricardo Spaine Junior, diretor da empresa.

A Ebricks é filiada ao LIDE Paraná. O LIDE Paraná trará semanalmente exemplos de empresas e empreendedores paranaenses ou em expansão no estado que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.