Criada em Curitiba, a Elco Engenharia é referência no setor de obras industriais, destacando-se pela realização de empreendimentos de grandes proporções e significativo fomento econômico
Imagine uma máquina de papel com 300 metros de extensão, capaz de produzir 460 mil toneladas de papel anualmente. Agora, pense no que seria necessário para acomodar o equipamento e todo o investimento despendido no projeto.
É uma tarefa desafiadora compreender plenamente a complexidade envolvida em uma obra assim, mas esse é o dia a dia da Elco, uma empresa paranaense que iniciou sua operação em Curitiba, e há mais de quatro décadas tem se destacado na entrega de soluções de engenharia para montagens de obras industriais, infraestrutura e edificações em diversos segmentos.
Entre os projetos mais recentes da empresa, destaca-se a conclusão das obras de instalação das máquinas de papel MP27 e MP28 da Klabin, no projeto Puma II, localizado em Ortigueira, no Paraná. A empreitada foi dividida em duas fases, sendo a última responsável pela construção da gigantesca máquina de papel-cartão MP28, com incríveis 300 metros de comprimento.
Foi o maior investimento da história da empresa produtora de papel – e o maior feito por uma instituição privada no estado, num valor de 12,9 bilhões de reais, o que gerou mais de 44 mil empregos diretos e indiretos e investimento em formação de mão de obra para moradores da região.
Outro projeto, que está em execução é a ampliação da infraestrutura de tomadas para contêineres refrigerados no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que passa de 3.572 unidades para 5.126, um aumento de 43%. Com essa expansão, o Porto passa a ter o maior número entre os terminais do país e se consolida como o maior para cargas refrigeradas da América Latina.
"Em 1977, a Elco foi fundada em Curitiba como um modesto escritório, com foco na engenharia elétrica e em pequenas obras. Quase cinco décadas depois, acumulamos um portfólio com mais de 2.300 projetos em todo o Brasil, atendendo mais de 60 clientes em diversos setores. Somos responsáveis por obras para empresas como Renault, Volkswagem, Mondelez, Aker, Cargill, Klabin, entre outras. Além das soluções de engenharia elétrica, expandimos nossas competências para abranger a engenharia de montagem em obras industriais, infraestrutura e edificações", relata Luiz Felipe Nishmura, diretor executivo da Elco.
Com obras tão impactantes, a empresa também se preocupa em manter práticas que causam menor impacto no meio ambiente por meio do conceito do ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Em 2005, a empresa implementou um sistema de gestão ambiental para prevenir a poluição associada aos serviços prestados e conscientizar seus colaboradores sobre os impactos no ecossistema. O sistema é baseado nos princípios da ISO 14001, uma norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão ambiental.
Nos anos de 2012 e 2013, desenvolveu um projeto para utilizar energia limpa e renovável em seu escritório sede, com um gerador eólico e um sistema de energia solar que atendem todas as necessidades energéticas, reduzindo assim o seu impacto ambiental.
Outro papel importante desempenhado pela empresa é a parceria com instituições de ensino e pesquisa, como universidades, para compartilhar conhecimento, conceitos e tendências, bem como futuros talentos para compor a equipe de colaboradores.
A história da Elco Engenharia é parecida com aquelas que ouvimos sobre o começo de grandes multinacionais, líderes na economia mundial, que iniciaram pequenas, e conseguiram prosperar e evoluir ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças e fazendo uma diferença significativa na sociedade e no mercado.
A Elco Engenharia é membro do LIDE Paraná, que semanalmente aborda nesta coluna cases de empresas e empreendedores paranaenses que tem uma importância significativa para a economia do estado e do país.