Uma das principais escolas de negócios da América Latina aposta na mentoria de pessoas para desenvolvimento de boa cultura organizacional e, consequentemente, do desempenho dos negócios
Não importa o segmento e o tamanho de uma empresa, todas são feitas por pessoas e elas são o verdadeiro motor por trás de qualquer companhia. Em um mundo altamente competitivo, investir no desenvolvimento do sujeito é investir em crescimento profissional e econômico. Essa abordagem não apenas fortalece a cultura organizacional, como também pode revigorar empresas à beira do colapso.
A Febracis, que tem o título de maior escola de negócios da América Latina, destaca que, ao nutrir o potencial de cada pessoa, é possível desencadear transformações profundas e sustentáveis, mesmo nas situações mais desafiadoras.
“Uma empresa com 150 colaboradores nos procurou para que pudéssemos ajudá-los a passar por um momento de crise. A beira da falência, o desafio era contratar novas pessoas e reter os colaboradores. A companhia investiu em inteligência emocional, trazendo a parte operacional, estratégica e tática para gestão e desenvolvimento desses líderes.”, conta Daniella Kirsten, diretora da Febracis.
Delineou-se, portanto, um abrangente plano de desenvolvimento empresarial, abordando cada nível da organização de maneira estratégica. A equipe operacional passou por um processo de mentoria, utilizando o método CIS (Coaching Integral Sistêmico). A equipe tática, por sua vez, direcionou seus esforços para uma especialização contínua, participando de cursos voltados para áreas de gestão, liderança, técnicas de vendas e análise de perfil comportamental. Na esfera estratégica, líderes e executivos receberam mentoria personalizada de treinadores altamente especializados.
O resultado foi notável: um aumento de 57% do desempenho de toda a companhia, que também passou a contratar de forma estratégica e ainda construiu plano de carreira, antes inexistente. Hoje conta com uma equipe de mais de 500 colaboradores, e sua atuação ultrapassou as fronteiras do Paraná, estendendo-se para diversos outros estados do país.
“O coaching não é apenas a disseminação de conhecimento. Ele gera consciência, desbloqueia potenciais e orienta à ação e à mudança. Através desse processo, os indivíduos são conduzidos a reexaminar suas perspectivas e, assim, a impulsionar transformações eficazes que superarem seus próprios limites.”, finaliza Daniella.
No cenário empresarial atual, onde as mudanças acontecem rapidamente e a competitividade exerce grande pressão sobre os profissionais, as organizações estão procurando meios de otimizar o desempenho e criar um ambiente mais cooperativo e fértil para o crescimento de todos.
Nesse contexto, o papel da mentoria surge como uma ferramenta estratégica para desenvolver talentos, alavancar lideranças e fortalecer equipes, promovendo o crescimento sustentável e coletivo e a excelência organizacional.
A Febracis é filiado ao LIDE Paraná, e semanalmente nesta coluna, o LIDE apresenta iniciativas e empreendimentos que fomentam negócios e colocam a marca do Paraná em destaque no Brasil e no mundo.