Fazer mais com menos recursos. Esse é o princípio japonês de gestão utilizado pela Gemba Group, empresa paranaense que reverte perdas para garantir resultados financeiros expressivos aos seus clientes.
Ensinar outras organizações e profissionais a enxergarem desperdícios e oportunidades de multiplicarem seus resultados com métodos e ferramentas dentro de uma filosofia que permita a transformação interna de cada empresa e colaborador. Esse é o negócio da paranaense Gemba Group, empresa fundada em 2008 e pioneira no uso da metodologia Lean no Paraná. Em pouco mais de uma década de atuação, o grupo criado pela diretora executiva, Vania Batista, e o gestor da produção Marcelo Rodrigues, é reconhecido como o 1º Centro de Excelência Lean & Six Sigma do Brasil, com a realização de mais de 90 edições de programas intensivos para formação e certificação de profissionais. Além de ter capacitado mais de 20 mil profissionais e contar com mais de 400 projetos de implementação do sistema Lean, o grupo já promoveu economias da ordem de R$ 800 milhões em redução de custos e eliminação de desperdícios para seus clientes.
Com um histórico de trabalhos realizados para empresas de vários portes e setores, o grupo é organizado em três frentes de atuação: Gemba Consulting, Gemba Training e o Produzzi Online Training voltado para a capacitação e Ensino à Distância. A customização dos formatos de treinamentos e consultorias permite o atendimento de clientes de todos os tamanhos. “Nossos serviços são dimensionados de acordo com a necessidade do projeto de melhoria e nível de skills que a demanda sugere”, explica a diretora.
Segundo Vania, durante as consultorias não é raro se deparar com empresas que provisionam cifras significativas para dar conta do desperdício tradicional de cada mês de operação. “Em uma empresa, o diretor explicou com naturalidade que provisionava R$ 300 mil por mês para o retrabalho de produtos que eram finalizados com problemas de qualidade. Com a nossa metodologia, praticamente nos tornamos parceiros dos negócios e, ao desdobrar os processos, conseguimos reverter perdas em resultados financeiros surpreendentes. É comum nos resultados que apresentamos garantir um retorno dezenas de vezes superior ao que foi investido em nosso trabalho. Já finalizamos transformações Lean com 273% acima da meta em um projeto”, afirma.
O amadurecimento da Gemba Group foi construído em conformidade com o mercado.
“Em 2008, iniciamos com o objetivo de oferecer treinamentos de uma metodologia
que não havia no Paraná. Focamos nos treinamentos in company, mas logo
as empresas passaram a solicitar consultorias, a ponto de crescermos mais de
110% ao ano, entre 2008 e 2016, e ampliarmos para o EAD em 2017”, recorda. Como
a sede em Curitiba abrigava uma estrutura física para os treinamentos
presenciais de ponta, a pandemia impactou abruptamente os negócios no primeiro
semestre de 2020. “Foram seis meses de paralisação total, mas de setembro para
cá, a demanda aumentou em mais de 200% e nos adaptamos ao formato ao vivo à
distância, em paralelo ao EAD, sempre com foco em transformar e otimizar o
processo produtivo, seja no office, service ou manufatura”, explica.
Gemba - “o lugar onde a coisa acontece”
De origem japonesa, Gemba remete à expressão “o lugar onde a coisa acontece”. A
metodologia Lean também surgiu no Japão e é definida como uma “metodologia de
gestão enxuta” e visa tornar a empresa mais flexível, reduzindo custos,
eliminando desperdícios, potencializando o aumento da eficiência operacional,
disponibilidade e produtividade, fatores que naturalmente produzem um impacto
positivo nos lucros diretos. Mecanismos gerenciais precisam ser criados ou
redefinidos, alinhados ao direcionamento e comportamento das lideranças com a
colaboração de todos os profissionais envolvidos no processo. Por conta dos
resultados alcançados, o Gemba foi reconhecido pela World Conference Lean
& Six Sigma como um case brasileiro na disseminação e democratização do
conhecimento para aumento do potencial competitivo do nosso país.
O Gemba Group é filiado ao LIDE Paraná. Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná traz exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.