A loja conceito atende profissionais do setor, mas também é focada em proporcionar experiências ao consumidor final.
A loja conceito atende profissionais do setor, mas também é focada em proporcionar experiências ao consumidor final.| Foto: divulgação

Empresa paranaense referência na indústria e detentora das marcas Famastil e Foxlux, aposta em novos mercados e investe na expansão de suas operações

Com um dos dez maiores faturamentos do Paraná no segmento de Matcon (varejistas de material de construção) segundo o ranking da Abad/NielsenQ, e com história consolidada no setor atacadista, o Grupo Vellore se reinventa mais uma vez e expande sua atuação para novos mercados e serviços. Além de lançar a aceleradora de startups Vellore Ventures em 2022, investe na aproximação com o consumidor final e canais de varejo com a inauguração de sua primeira loja conceito em Curitiba, a Iluzze, que oferece soluções inovadoras para construção, casa conectada, ferramentas e jardinagem.

Ao combinar tecnologia, personalização e conexão com o cliente, a loja, que recebeu investimento superior a R$5 milhões, proporciona atendimento especializado com foco na resolução de problemas. São mais de dez mil itens multimarcas, incluindo produtos das renomadas marcas do grupo como Foxlux e Famastil, além de WEG, Dewalt, SIL, Tekbond, Stella, Soprano, Wetzel, Pado e Plastilit. O objetivo é atender às necessidades de um público amplo e diverso, desde entusiastas de projetos "faça você mesmo" até profissionais de arquitetura, decoração, eletricistas e engenheiros.

Outro grande diferencial da loja é a equipe técnica, altamente qualificada e treinada para atuar também como consultores, auxiliando na identificação das melhores soluções para projetos ou ideias. Isso possibilita um atendimento altamente personalizado para cada consumidor. Além disso, são parceiros de arquitetos em projetos luminotécnicos, ajudando no orçamento e venda de materiais para tirar do papel os projetos de construção, obra e reforma.

“A Iluzze foi sonhada e planejada para entregar uma loja inovadora, focada em soluções para obras, reformas e construção. É também a estreia do Grupo Vellore no varejo, uma forma de estreitar o relacionamento com o consumidor final e oferecer soluções simples e rápidas para projetos”, conta Paulo Velloso Ribeiro, Presidente do Grupo. Ele ainda explica que Curitiba foi escolhida para receber o espaço por ser a casa da Vellore e estar a minutos da matriz e da fábrica, que ficam em Pinhais/PR, facilitando a administração do negócio.

Em 2021, a empresa inaugurou uma nova fábrica em Pinhais, com 7.800 metros quadrados, ampliando significativamente sua capacidade de produção. A fábrica atua em parceria com um centro de distribuição próprio que possui 10 mil metros quadrados, fortalecendo sua presença no mercado brasileiro e em países da América Latina como Paraguai, Uruguai e Chile.

Essas estratégias fazem parte de uma série de ações do plano de expansão que se iniciou em 2020. Além da estreia no varejo, o grupo também lançou a Vellore Ventures, seu braço tecnológico e a primeira venture builder no setor de varejo de materiais de construção. O projeto prevê 30 startups no portfólio ao longo de um período de 5 anos. Duas das empresas que já recebem incentivo são curitibanas: a Chavi e o Grupo Keep.

O Grupo Vellore é membro do LIDE Paraná, que semanalmente aborda nessa coluna cases de empresas ligadas ao seu ecossistema, em que suas iniciativas repercutem no Brasil e no mundo.