Uma solução disruptiva que está transformando a proteção infantil e elevando os padrões de segurança globalmente.
Uma solução disruptiva que está transformando a proteção infantil e elevando os padrões de segurança globalmente.| Foto: arquivo

Tecnologia de identificação disruptiva, criada pelo grupo paranaense Akiyama, auxilia na proteção de crianças desde o nascimento, garantindo segurança e proteção de dados

Com o objetivo de colocar um fim nos tristes cados de trocas de bebês em maternidades e no desaparecimento de crianças, oferecendo mais segurança através da identificação biométrica, o Grupo Akiyama criou a INFANT ID, empresa pioneira mundialmente na captura de digitais em alta definição desde o nascimento. Única em seu segmento, a tecnologia paranaense INFANT ID tem mais de 10 anos de experiência monitorando o desenvolvimento das impressões digitais de crianças.

"A faixa etária de 0 a 5 anos é bastante negligenciada em termos de identificação biométrica. Então, começamos a estudar formas de capturar a biometria infantil para proteger desde os primeiros momentos de vida", explica Thais Akiyama, CEO da INFANT ID. "A ideia central foi prevenir crimes e proteger os mais vulneráveis, desenvolvendo uma solução que até então não existia no mercado, nem no Brasil, nem no exterior", complementa.

A tecnologia utiliza algoritmos avançados de biometria, projetados para entender a morfologia do corpo humano. O scanner ergonômico, desenvolvido pela INFANT ID, é o único com tecnologia capaz de coletar dados biométricos em alta definição, especialmente concebido para superar qualquer obstáculo que dificulte a coleta de digitais de recém-nascidos, incluindo prematuros. A partir da coleta das impressões digitais do bebê e da mãe, cria-se um vínculo único entre as informações. 

O sistema também foi projetado para integração com diversas outras plataformas, incluindo sistemas hospitalares, institutos de identificação e órgãos públicos. Essa interoperabilidade permite o compartilhamento seguro e eficiente dos dados biométricos coletados, garantindo que a identidade da criança seja acompanhada continuamente e acessível para ações de proteção e registro civil. 

“Nossa trajetória é marcada por parcerias estratégicas com universidades e com centros tecnológicos de ponta, resultando em uma inovação sem precedentes na identificação civil de crianças”, conta Thais Akiyama. 

Presente no Brasil e em outros 12 países, em quatro continentes, a empresa tem uma ambiciosa meta para 2030: garantir a identidade e a origem de mais de 100 milhões de crianças em todo o mundo. “A INFANT ID não se trata apenas de tecnologia, mas de um propósito maior: garantir que todas as crianças tenham uma identidade protegida, crescendo com segurança e recebendo seus direitos desde o início da vida”, acrescenta Thais Akiyama. 

Certificada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST), cujas tecnologias são usadas pelo FBI, a solução garante alta confiabilidade e precisão. 

Dados preocupantes

Mais de 2 mil crianças desapareceram em 2022, segundo dados do Mapa dos Desaparecimentos no Brasil, representando uma média de 6 casos por dia. Em escala global, a situação é ainda mais preocupante. De acordo com a ONU, uma em cada três pessoas traficadas no mundo é uma criança. Já a International Centre for Missing & Exploited Children (ICMEC) estima que mais de 8 milhões de crianças desaparecem anualmente ao redor do mundo, muitas delas vítimas de tráfico, exploração ou sequestro parental.

O Grupo Akiyama é membro do LIDE Paraná que semanalmente nesta coluna destaca cases de empresas e empreendedores do estado que se destacam no Brasil e no mundo. O Grupo Akiyama  e o INFANT ID  são  orgulhos para o nosso estado.