As sócias, Jéssica de Miranda Paulo, Juliana de Moraes Ferreira em Brasília para ministrar palestra sobre mudanças climáticas no Supremo Tribunal Federal
As sócias, Jéssica de Miranda Paulo, Juliana de Moraes Ferreira em Brasília para ministrar palestra sobre mudanças climáticas no Supremo Tribunal Federal| Foto:

Comandada por tres engenheiras, a Sinergia Engenharia viu na pauta da descarbonização uma oportunidade de negócio, e criou a ingee inovação sustentável, software para cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa ajudando empresas e organizações para migrar seus negócios para economia de baixo carbono.

A convicção de que a sustentabilidade não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também um caminho para a inovação, a eficiência e a competitividade no cenário global, foi o combustível para a criação da Sinergia Engenharia. Fundada em 2014 por três engenheiras ambientais, Jéssica de Miranda Paulo, Juliana de Moraes Ferreira e Maíra Caires Aquino, a empresa nasceu com o compromisso de integrar práticas sustentáveis aos negócios, oferecendo soluções que impulsionam o desenvolvimento sustentável e agregam valor estratégico às organizações.

Para promover a sustentabilidade de forma prática e eficiente, a empresa desenvolveu a Ingee inovação sustentável, uma ferramenta em formato de software que facilita o cálculo e a gestão de emissões de gases de efeito estufa. Permitindo a inserção de dados da instituição inventariante e o cálculo das emissões em tempo real, além de gerar automaticamente o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

O sistema também oferece uma análise estratégica do desempenho organizacional por meio de um módulo de descarbonização, ajudando as empresas na transição para uma economia de baixo carbono. A metodologia de cálculo segue os padrões do GHG Protocol e IPCC, além das diretrizes da ABNT NBR ISO 14064, garantindo precisão e conformidade com normas internacionais.

Recentemente, a Sinergia Engenharia, por meio da ingee inovação sustentável, realizou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa dos 12 prédios do Banco Central espalhados no Brasil, incluindo Curitiba. “Cada projeto reforça nossa missão de oferecer soluções que não apenas atendam às necessidades das empresas, mas que também as capacitem a tomar decisões mais estratégicas e conscientes. Nosso objetivo é ajudar as organizações a avançarem de forma consistente em sua jornada rumo à neutralidade de carbono, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado com as exigências do cenário global.”relata Juliana Ferreira, engenheira ambiental e cofundadora da ferramenta. 

Da mesma forma que no prédio do Banco Central do Brasil em São Paulo, onde também entregou o certificado, o inventário de Curitiba abrange as emissões associadas a três escopos: emissões diretas, controladas pela organização; emissões indiretas, resultantes da aquisição de energia elétrica consumida pela organização; e outras emissões indiretas, geradas por atividades da organização que ocorrem fora de seu controle direto.

Além dos inventários de GEE dos 12 prédios do Banco Central do Brasil, a Sinergia Engenharia está desenvolvendo projetos semelhantes para o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ambos em Brasília, e para a empresa Trensurb, localizada em Porto Alegre, atendendo também diversas outras organizações em todo o Brasil.

O trabalho realizado pela Sinergia Engenharia é fundamental para que as instituições possam mensurar, gerenciar e reduzir seu impacto ambiental. A capacidade de quantificar as emissões possibilita às organizações adotar medidas eficazes na busca pela sustentabilidade. 

No ano passado, a empresa conquistou o Selo SESI ODS, que reconhece e divulga práticas inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo diretamente para os ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Desde 2021, a empresa é carbono neutro, é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol e foi classificada com nota ‘A’ pelo Governo do Estado do Paraná no programa Selo Clima Paraná. Paralelamente à elaboração dos inventários corporativos, a empresa também oferece cursos sobre o tema, com materiais didáticos e emissão de certificados.

A Sinergia Engenharia é filiada ao LIDE Paraná que semanalmente aborda nesta coluna cases de empresas e empreendedores do Paraná que ganham destaque no Brasil e no mundo.