Com projetos de alto impacto para a sociedade, Lactec dá exemplo ao disseminar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuir para que mais empresas se comprometam com metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU)
Energia, mobilidade e conectividade global são alguns dos muitos desafios do século XXI. Um relatório produzido em conjunto pelo Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD), em parceria com outras organizações internacionais, estima que 8% da população global ainda não terá acesso à energia em 2030. O problema fica ainda mais complexo quando a meta é oferecer esses recursos de forma sustentável, limpa e em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados pela Cúpula das Nações Unidas, ainda em 2015.
Se as nações e os órgãos governamentais são protagonistas neste processo de promover igualdade no acesso à energia, mobilidade e conectividade, o mundo corporativo também vem demonstrando que pode figurar como um agente de essencial para tornar esses objetivos mais tangíveis e próximos de serem realizados.
No Paraná, por exemplo, algumas empresas vêm se destacando por iniciativas que prezam pela universalização da eletricidade, mobilidade e conectividade. O Lactec, um centro de pesquisa, tecnologia e inovação, é uma dessas referências, destacando-se especialmente na criação de soluções para outras empresas, atendendo demandas de diversos setores produtivos e criando projetos que contribuem diretamente para o cumprimento dos ODS. “Com uma equipe multidisciplinar e muito qualificada, criamos projetos de alto impacto, tanto de forma local como em iniciativas macro”, explica Luiz Fernando Vianna, presidente do centro de pesquisa.
Conservação da fauna e da flora, gestão eficiente de recursos naturais, universalização do acesso à energia, descarbonização de matrizes energéticas e mobilidade sustentável são alguns dos pilares que sustentam os projetos idealizados pelo Lactec para outras corporações. Em seu portfólio, é possível encontrar iniciativas como um projeto que busca fornecer energia elétrica a comunidades isoladas do Pantanal sul-matogrossense, o desenvolvimento e a implantação de eletropostos na primeira eletrovia do Paraná e um estudo sobre como otimizar o fornecimento de recursos energéticos em Fernando de Noronha.
“Atualmente, a ilha é praticamente toda abastecida com diesel, apesar de ter uma usina de energia solar, que ainda não é utilizada. Temos uma equipe que está pesquisando e trabalhando para que seja possível fornecer eletricidade limpa e renovável para a comunidade local”, explica Vianna.
Com mais de 60 anos de atuação e 500 colaboradores, o Lactec também desenvolve projetos laboratoriais, ensaios e análises, sempre com foco em inovação, tecnologia e propósito. Reconhecida como uma das 50 mais inovadoras do Sul do país no ranking Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã, o centro de pesquisa também é referência na adoção de práticas que vão de encontro com pilares de práticas ESG (environmental, social e governance, ou no português ambiental, social e governança). A empresa já conta com estações de recarga para patinetes e bicicletas elétricas, incentivando a mobilidade ecoeficiente, além de objetivos administrativos bem delimitados e um programa de benefícios aos colaboradores com vantagens diferenciadas, incluindo jornadas semanais reduzidas, horários para estudos, cursos de idiomas, licenças maternidade e paternidade estendidas, além de projetos de formação e reconhecimento de talentos.
“Pode parecer uma frase clichê, mas nosso grande ativo são as pessoas, são nossos profissionais. Acima de tudo, acreditamos na educação continuada. Eu mesmo sou um grande exemplo de como isso funciona: comecei minha carreira como estagiário da empresa e agora estou na presidência do Lactec”, orgulha-se o executivo.
O LACTEC é filiada ao LIDE Paraná e ao LIDE Pernambuco. Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná trará exemplos de empresas e empreendedores paranaenses ou em expansão no Paraná que são exemplos de emprendedorismo e inovação.