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A empresa de perfumaria com 30 anos de mercado amplia sua atuação e gama de produtos, garantindo renda para trabalhadores que perderam seus empregos durante a pandemia e para empreendedores diversificarem seu portfólio com sistema único de fracionamento de perfumes que garante margens de rentabilidade acima de 200%. Aposta é nos pequenos varejos e microempreendedores.

Em um momento em que a dificuldade econômica impulsiona o surgimento de novos negócios para geração de renda de trabalhadores informais e aumento de rentabilidade para lojas multimarcas, a Le Sénéchal Perfumes aposta em tecnologia para crescer sua base de licenciados e consultores. Em poucos meses desde que mudou a forma prospecção, a empresa cresceu 120% no volume de Licenciados e Consultores. 

"Nós criamos um sistema de fracionamento de perfumes inovador, por meio do sifão-gás, o qual dá liberdade para termos pontos de venda a partir de pequenos varejos multimarcas, os quais se tornam nossos Licenciados. Para consultores, no sistema de venda direta, ampliamos as opções de produtos e reduzimos os investimentos iniciais" conta a diretora da empresa Thamis Le Senechal que viu nos altos índices de desemprego, causado pela pandemia do Covid-19, uma chance de crescer em um mercado promissor com a venda para pequenos e microempreendedores.

No planejamento da empresa para 2020 estava previsto o plano de expansão da rede através do sistema de franquias, mas com a pandemia e aumento do desemprego, a venda direta voltada a consultores que buscam renda alternativa, baixo investimento e autonomia na gestão de tempo, impulsionou a empresa a focar neste mercado voltado à pessoas físicas ou pequenos empreendedores. 

"Apostando em um processo de mapeamento de mercado por meio de um sistema de geração de leads qualificados, pré-vendedores fazem o contato inicial para  lojas multimarcas  e empreendedores em potencial e com isso ampliamos nossas possibilidades de atuação tendo um fluxo ativo de geração de negócios. Muitos lojistas e microempreendedores que buscam uma alternativa de renda estão vendo nos produtos da Le Sénéchal uma possibilidade de recomeço", destaca Leon Le Senechal, diretor da empresa responsável pela área de expansão. 

O sistema de fracionamento de perfumes é pioneiro pela Le Sénéchal, a qual é a maior empresa de perfumes fracionados do Brasil, nele o lojista adquire o perfume em litro ou meio litro, através de um sifão que possui gás em sua embalagem para desacelerar o processo de oxidação e, portanto aumentar a fixação e qualidade dos perfumes entregues ao consumidor final. Com o sistema fracionado o consumidor escolhe a fragrância e o volume que deseja levar para a casa, em embalagens de 10 ml, 30 ml, 60 ml ou 100 ml, o que possibilita a democratização do uso de perfumes e gera uma grande fidelização dos clientes. A sustentabilidade também é um dos pontos altos da empresa, pois os sifões são descartáveis e o cliente pode reenvasar o perfume através de um refil plástico 100% reciclável. 

A expansão do negócio se dá em três frentes: Consultores, Licenciados e Franquia de lojas exclusivas. Para consultores a Le Sénéchal comercializa seus produtos já envasados de fábrica; já para Licenciados (lojas multimarcas) e Franqueados (lojas exclusivas) os perfumes são comercializados em litro para fracionamento em embalagens de perfumaria, conforme o desejo do consumidor. São mais de 85 fragrâncias no portfólio atual da empresa, a qual já foi premiada nacional e internacionalmente em virtude da qualidade dos produtos que desenvolve há mais de 30 anos, sendo uma especialista neste segmento.    

"Nós garantimos toda a assistência para nossos parceiros. Possibilitamos alta rentabilidade para que ele atinja retorno rapidamente sobre seu investimento e possua um negócio altamente lucrativo" conta Thamis, que destaca que a diversidade do formato para o empreendedor (a partir de R$ 4.800,00 para Licenciados e R$ 700,00 para Consultores) é um investimento baixo para despertar o empreendedorismo. 

Três décadas apostando na diversidade do portfólio e em novos formatos de varejo

As atividades da Le Sénéchal começaram pelo perfil vaidoso do químico Tadeu Le Sénéchal que na década de 80 tinha acesso restrito às fragrâncias importadas e resolveu criar perfumes inspirados na perfumaria internacional. Em 1987 ele criou os perfumes para seu uso pessoal, depois passou a fazer para os amigos e em 1988 iniciou a produção em escala industrial, formando redes de revenda dos produtos. Mas o Plano Collor que reduziu as taxas de importação e facilitou a entrada de perfumes importados no Brasil, quase colocou um fim ao negócio.


Para driblar as adversidades e usar da abertura do mercado para os importados, a Le Sénéchal inovou na forma de comercializar perfumes, criando o sistema de vendas em litro. Inicialmente a empresa apresentou o sistema de vendas de perfume em barricas de vidro, o qual apresentava ao consumidor a liberdade de comprar sua fragrância preferida, inspirada em fragrâncias internacionais, no volume de vidro/frasco desejado. Thamis conta que nesta época, por volta de 2004, a Le Sénéchal chegou a ter 2.500 pontos de fracionamento pelo Brasil. "Não tinha tanta oferta, não tínhamos as vendas online e nós democratizamos o acesso à perfumaria de qualidade no país", conta.

No entanto a empresa tinha um entrave legal: não existia legislação para a venda de perfumes/ cosméticos fracionados no Brasil, assim em 2005 a Le Sénéchal capitaneou junto à Anvisa um marco legal para o sistema de vendas fracionadas com a RDC 108/2005, a qual regulamentou o assunto. Em 2005, seguindo todas as premissas legais, a Le Sénéchal formata a relação comercial com as lojas multimarcas, através da licença de uso da marca e assim passa a fazer treinamentos e convenções por todo o Brasil, sendo que já e em 2006 a marca possui diversos pontos de venda exclusivos em todo país. 

Em meio a todo o crescimento, a empresa não estava preparada para uma grande mudança no sistema de vendas e de comunicação, advindo com a democratização da internet. "A empresa ficou adormecida por alguns anos, agora estamos resgatando nossa força, ampliando nosso portfólio e entrando em novos canais de venda, e principalmente usando tecnologia para identificar parceiros em potencial e voltar a crescer com a marca em todo o país", conta Thamis que é a segunda geração da família no negócio, advogada de formação e perfumista, assumiu a liderança do negócio em 2013 e nos últimos anos e hoje é responsável pela área de desenvolvimento e pela indústria.

Além dos perfumes, a empresa também investiu na ampliação do portfólio de linhas em embalagem roll-on, loção hidratante e body splash. Depois da fidelização e reconhecimento da Le Sénéchal com produtos de perfumaria fina, em 2014 a empresa apostou no lançamento de perfumes para casa com a marca Your Home, são aromatizadores, difusores, águas perfumadas, produtos que refletem a qualidade da marca.

Tal reconhecimento fez com que marcas de varejo, tais como Karsten, Trussardi, Lez a Lez, Milon, Cativa, Lunender, Lafort, dentre outras, firmassem uma parceria com a Le Sénéchal para desenvolver suas fragrâncias exclusivas e criação de linha de produtos.

A responsabilidade social também faz parte do seu DNA, a  co-fundadora Marlene Garcia, esposa de Tadeu Le Sénéchal, através do trabalho social que realiza há mais de 30 anos em casas de apoio para crianças em situação de vulnerabilidade social, emprega na fábrica  adolescentes, após os 18 anos, que não passam pelo processo de adoção, oportunizando formação profissional e acesso ao mercado de trabalho.

"A empresa passou por ciclos de crescimento, superou diversidades econômicas do país e limitações para o seu crescimento, e agora entramos em uma nova fase de expansão. A credibilidade do nosso produto e a confiança dos nossos licenciados nos dá a certeza que estamos no caminho certo e com essa nova aposta na expansão acreditamos na geração de renda por meio da perfumaria de qualidade, mas com preço acessível. Estamos perfumando o Brasil e gerando empregos" completa Thamis que orgulhosa mantém no portfólio da Le Senechal Licenciados com mais de 20 anos.

A Le Sénechal é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.