A adolescente japonesa que saiu da casa dos pais sem falar direito português construiu um legado, inspirou milhares de mulheres a buscarem a independência financeira. Com seu falecimento, o filho engenheiro assume o negócio, e com o conceito de autoestima integral, a empresa paranaense tem sete lançamentos durante a pandemia e cria um ambicioso plano de crescimento.
Esta não é só uma história inspiradora de empreendedorismo, ou mais uma trajetória paranaense que está levando a marca do estado para o Brasil. Este é o relato de uma empresa que nasceu da força de uma matriarca que empreendeu à frente do seu tempo, e o seu falecimento, fez o seu filho assumisse o negócio e viesse a entender de um segmento totalmente novo, e mirasse em um mercado altamente competitivo.
Antes de contar a trajetória empreendedora da Belclinic, precisamos começar esta história falando de uma relação familiar conturbada. A família Ogura veio do Japão para o Brasil pós segunda Guerra Mundial na década de sessenta. Mutsumi era uma adolescente independente, seu pai não aceitava sua independência, e ela foi embora de casa porque não queria viver na rigidez da educação japonesa.
Aos 17 anos, falando pouco a língua portuguesa ela saiu de casa, e se tornou vendedora em Santa Catarina. De enciclopédia Barsa a colchões magnéticos ela assim foi criando sua família. Se casou e teve dois filhos. Veio para Curitiba nos anos 80 onde foi sacoleira, vendendo muambas do Paraguai, e em 1990 ela recebeu um kit para tratar do rosto e além de vender começou a tratar sua pele. Nesta mesma época ela foi abandonada pelo marido e ficou cuidando dos dois filhos sozinha, Cleyton e o mais novo que é especial.
O produto para a pele que ela começou a vender estava sendo um sucesso entre suas clientes e em uma de suas viagens à São Paulo, soube que o fornecedor ia fechar as portas pois tinha falido. Mutsumi decidiu apostar alto, vendeu tudo o que tinha de estoque, seu carro, e comprou a empresa. Aí surgiu a Belclinic em 1991.
Ela começou a inspirar outras mulheres a ter independência financeira, construiu uma rede de revendedoras e em 1998 iniciou o primeiro marketing multinível de beleza do Brasil. Sem internet, com ação presencial ela percorria o país fazendo demonstrações dos dermoativos da Belclinic. Chegou a ter 5.000 mulheres trabalhando com os produtos. Em 2002, devido a um problema de saúde, ela não podendo mais fazer as viagens a rede foi diminuindo de tamanho e a empresa também, e a rede acabou sendo transformada apenas em revendedoras, sem mais o caráter multinível. Mas muitas dessas revendedoras estão até hoje na empresa.
Em 2016, na véspera do Natal, Mutsumi faleceu. Mas a Belclinic por tudo que ela tinha construído não poderia parar. O filho Cleyton, o filho mais velho assumiu a operação em janeiro de 2017.
Engenheiro de formação, ele tinha saído de Curitiba aos 17 anos, para estudar engenharia na Unicamp em São Paulo, sempre empreendedor, abriu sua primeira empresa aos 19 anos. Aos 26, era um alto executivo na respeitada Camargo Corrêa, mas a vontade de empreender não cessava. Ligado a natureza, abriu mão da carreira na engenharia e criou uma empresa de turismo de aventura na Chapada dos Veadeiros em Goiás. Depois de fazer o Caminho de Santiago de Compostela, sentiu a vontade de voltar para próximo da família. Cleyton retornou para Curitiba onde empreendeu na área de blindagem automotiva onde foi sócio do José Carlos Semenzato, um dos grandes empreendedores do Brasil. Mas apesar do aprendizado, Cleyton queria uma vida mais próxima da família, e quando ele estava vendendo a empresa de blindagem e pensava em montar um negócio novo na capital paranaense, o destino mudou seus planos e ele assumiu o propósito da sua mãe e está usando sua experiência para reinventar o negócio.
"Costumo dizer que a Belclinic era um boeing que estava prestes a pousar e nós arremetemos. Nos últimos anos descobrimos novos canais de venda, reestruturamos a empresa, redefinimos o posicionamento e com a pandemia estamos com uma série de lançamentos compondo posso portfólio" conta Cleyton Ogura que nos últimos três anos está descobrindo um novo mercado.
Um negócio de autoestima e empreendedorismo
A Belclinic tem hoje um portfólio de 30 produtos e está presente em 11 estados brasileiros, com uma cadeia de revendedoras, além das vendas on-line. Com visão de proporcionar autoestima integral, além dos dermoativos, que sempre foram o carro chefe da empresa, o portfólio de nutracêuticos está ganhando cada vez mais mercado.
"Além da beleza, precisamos pensar na saúde e na longevidade, envolvendo também a questão da espiritualidade, mas não ligada à religião, mas é preciso se sentir bem, acordar pela manhã, se olhar no espelho e ter um equilíbrio entre espírito, mente e corpo. A Belclinic tem se importado em oferecer esses cuidados", comenta o empreendedor que aproveitou a pandemia para ampliar a gama de produtos.
Depois de crescer cerca de 75% desde que assumiu a operação, para 2020, Cleyton Ogura conta que o planejamento de expansão estava super agressivo, mas tiveram que readequar os planos. Reformaram o centro de distribuição, unificaram a operação para reduzir custos e aproveitaram a oportunidade para lançar sete novos produtos.
"Neste período da pandemia, o custo para adquirir novos clientes seria muito elevado, optamos em aumentar o ticket médio de quem já consumia nossos produtos. Lançamos nutracêuticos para imunidade, apostamos na saúde integral", conta o CEO que vê na longevidade um dos principais públicos alvos da empresa.
A característica deixada pela mãe de fortalecer o empreendedorismo feminino continua forte na empresa. Ogura destaca que o desemprego gerado pela crise financeira ocasionada pelo Covid-19, também motivou um novo plano de negócio para expansão. "Estamos trabalhando em um novo plano com revendedoras, e já tivemos ótimos resultados neste mês de agosto. As pessoas estão mais propensas a aumentarem seus cuidados com a saúde e bem estar, o que é ótimo para as mulheres que estão buscando uma renda extra", conta o empresário.
Nos próximos meses com o aumento do portfólio de produtos, também será firmada uma parceria com a apresentadora e empresária Cris Arcangeli quer vai fortalecer ainda mais a busca pelo empreendedorismo feminino por meio de empreendedoras regionais, principalmente no interior do Brasil. A Belclinic também prevê a ampliação da rede para pontos de venda e redes de farmácias, processo que deve ganhar força nos próximos meses.
A Belclinic é filiada ao LIDE Paraná. Exemplo de empreendedorismo, de empresa liderada por princípios éticos e hoje presente em todo o Brasil levando o nome do Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.