O trabalho do Sebrae é refletido no desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas e tem atuação em todos os territórios do Paraná e a Feira do Empreendedor tem a expectativa de receber mais de 20 mil pessoas entre os dias 14 a 17 de setembro em Curitiba.
É impossível falar de empreendedorismo no Brasil sem citar o Sebrae, maior instituição de apoio a micro e pequenas empresas. No Paraná, onde atua há mais de 30 anos, tem desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do estado por meio de apoio à criação de novos negócios, geração de empregos e renda, além de atuar na promoção da inovação e da competitividade.
Apenas no último ano, a instituição prestou assistência a 518 mil empresas, o que corresponde a quase 30% das companhias no Paraná, e atendeu 1,2 milhão de pessoas. Ao todo, apoiou a criação de 100 mil novos negócios, que geraram 50 mil novos empregos. No decorrer deste ano, até junho, já ultrapassou a marca de 400 mil atendimentos. A atuação da entidade é focada em micro e pequenas empresas, de acordo com a legislação do SIMPLES, sendo industriais com faturamento anual de até R$4,8 milhões e comércio e serviços R$3,6 milhões de faturamento ano, em média, além dos MEI (micro empreendedor individual) que tiveram um destaque significativo no período pós-pandemia.
Desde os modelos mais tradicionais, como alimentação, vestuário e imóveis, até os mais novos, com tecnologia de ponta e startups, podem receber atendimento completo em um ecossistema desenvolvido para melhorar e fortalecer os negócios em diferentes etapas, da abertura de uma empresa até o incremento do faturamento.
O reflexo da importância da atuação da instituição também é percebido em outros números, onde 93,08% das empresas que buscaram pela instituição durante o ano atual, permanecem em atividade. "Também temos buscado atuar na educação empreendedora, orientando jovens e crianças para um futuro empreendedor ainda mais promissor no Paraná. E neste sentido não é só pensar em ter mais empresários, mas cultura empreendedora, fomentar o intraempreendedorismo nas organizações", destaca o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta.
Feira do Empreendedor
Mesmo com o acesso facilitado à informação, ainda existe muito medo quando o assunto é empreender. Muitos deixam de lado uma ideia, ou desistem no primeiro desafio justamente por terem dúvidas sobre liderança e negócios.
Nesse sentido, o trabalho do Sebrae é fundamental e busca oferecer uma gama extensa de programas. Uma das principais ações do Sebrae Paraná é a Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 14 a 17 de setembro. O evento é uma oportunidade para que pessoas de todo o estado possam ter contato direto com o empreendedorismo, compartilhando experiências, trocando ideias e tendo acesso a iniciativas para potencializar seus negócios independente do segmento.
“A Feira do Empreendedor é voltada para quem já tem um negócio e para quem quer montar um. Serão quatro dias de capacitações, consultoria e palestras. Serão 48 expositores, entre eles, a Prefeitura de Curitiba. Tudo em um ambiente único, voltado a mostrar que Curitiba é uma capital empreendedora”, destaca Tioqueta.
O evento é uma oportunidade ímpar e gratuita para a imersão no mundo dos negócios e representa não só a força de contribuição da instituição para a economia paranaense, como também exalta o título do Paraná como segundo melhor estado para se empreender. A expectativa era de receber um público de 15 mil pessoas no evento, no entanto, as inscrições já passaram a marca de 23 mil.
O Sebrae Paraná é filiado ao LIDE Paraná, e semanalmente nesta coluna, o LIDE apresenta iniciativas e empreendimentos que fomentam negócios e colocam a marca do Paraná em destaque no Brasil e no mundo.