Empresa filiada ao LIDE Paraná moveu sua estratégia de negócios para uma plataforma digital em 2017 e transportou mais de 15 mil cargas somente em 2021, sem nenhum caminhão em frota.
A THX Transportes completa 11 anos de atividades em 2022 e tem atravessado o melhor momento de sua história. Com a aposta na tecnologia e em uma plataforma digital como estratégia de negócios, desde 2020 a empresa tem conseguido registrar crescimento recorde anualmente e deve fechar o ano com 76% de alta no faturamento.
“Somos uma empresa de transportes e apostamos num negócio digital a partir de 2017. Tínhamos os caminhões, barracão e toda estrutura que uma transportadora normalmente tem e fizemos um modelo de negócios parecido com a Uber. Basicamente, eu recebo as demandas e cargas e contrato motoristas parceiros para realizar as entregas”, explica o CEO da THX Transportes, Laurence Tataren.
Mas essa transição do modelo convencional de transportadora para a plataforma digital trouxe desafios. A empresa precisou fazer um remanejamento estrutural para a nova cultura, perdeu colaboradores e entre os anos de 2017 e 2019 não conseguiu crescer no mercado. Foi em 2020 que o modelo se estabilizou e a THX Transportes registrou, pela primeira vez, 50% de alta no faturamento e atualmente conta com 48 funcionários na sede da companhia, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Somente em 2021, a empresa transportou mais de 15,2 mil cargas. Um dos focos para manter o crescimento da THX Transportes é ampliar a participação nos mercados de Santa Catarina e São Paulo, ambos polos industriais e do agronegócio, que a companhia avalia como de grande potencial.
“Hoje, nós temos soluções que basicamente são ferramentas que criamos para atender às nossas demandas, mas acabamos prestando serviços para outras transportadoras também. Sem dúvida, uma das nossas fortalezas é a capilaridade, porque conseguimos levar cargas de qualquer lugar do Brasil para qualquer lugar do Brasil, independentemente do tamanho do caminhão, dos pequenos até os maiores, em um prazo de até 12 horas”, acrescenta Tataren.
E todo esse crescimento não ignora as responsabilidades ambientais e sociais da empresa. A THX Transportes leva o ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) a sério. Exemplo é a preocupação da companhia em dar produtividade para recursos subutilizados, o que diminui o gasto com diesel e pneus. Outra medida adotada foi o estabelecimento de normas de compliance mais rígidas, não apenas nas relações internas, mas também junto a clientes e fornecedores.
“O nosso modelo de negócio é extremamente ecológico e o ESG não é uma moda, veio para ficar, e quem não se moldar e seguir essas regras vai ter dificuldades para fechar acordos com empresas consolidadas nos próximos anos. Essa não é nossa intenção. Queremos continuar crescendo, gerando empregos e ampliar nosso cunho social”, finaliza o CEO.
A THX Transportes é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná trará exemplos de empresas e empreendedores paranaenses ou em expansão no Paraná que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.