Empresa paranaense desenvolve ferramenta inédita e revoluciona a prospecção ativa no ambiente comercial, otimizando a geração de oportunidades comerciais e focando no aumento da conversão e assertividade de processos de venda
A pré-venda é um passo fundamental para a conversão de clientes. É através do trabalho do SDR (Sales Development Representative) que acontece o primeiro contato e a análise de leads a fim de investigar oportunidades de negócios e conversão em clientes. No entanto, este setor enfrenta desafios significativos que impactam diretamente o desempenho das organizações. Pensando em superar esses obstáculos, nasceu a Workers.ai, empresa paranaense que criou o primeiro SDR de inteligência artificial do país.
A iniciativa surgiu após anos de experiência na implementação de máquinas de vendas e processos comerciais, onde a dificuldade de recrutar e reter profissionais de SDR se mostrava um problema constante. “Em média, um profissional de SDR necessita de 90 dias para atingir a performance desejada, em contrapartida ao imediatismo que caracteriza a função. Esse cenário resulta em alto turnover: o churn médio de SDRs no Brasil é de 40%, gerando prejuízos para empresas e profissionais”, explica Leon Le Senechal, CEO e fundador da Workers.ai.
Desenvolvido por um time sênior especializado em IA, o processo foi meticuloso, incluindo uma fase de prova de conceito que contou com a participação de mais de 30 empresas. Durante este período, foram coletados mais de 1.500 e-mails de alta performance, estabelecendo um padrão de excelência para o treinamento do sistema.
“O diferencial da plataforma está em sua abordagem verdadeiramente ativa, distanciando-se dos tradicionais chatbots de atendimento passivo. A solução oferece uma jornada completa de prospecção, onde o SDR virtual não apenas identifica oportunidades, mas também qualifica leads, gerencia agendas comerciais e coordena reuniões, incluindo o envio automático de convites e links para videoconferência”, completa Le Senechal.
A eficiência do sistema já se comprova em casos práticos. O LIDE Paraná, por exemplo, conseguiu realizar 20 reuniões em menos de uma semana utilizando a plataforma. A versatilidade da solução permite sua aplicação em diversos setores, desde tecnologia e indústria até o terceiro setor e empresas de serviços, demonstrando sua adaptabilidade a diferentes contextos comerciais.
Um dos aspectos mais revolucionários da plataforma é sua capacidade de combinar volume com personalização. O sistema permite atender e abordar leads, prospectar novos contatos, reativar clientes inativos e expandir a presença comercial no mercado, além da customização de mensagens para cada cliente, mantendo um processo de aprendizado contínuo que otimiza as comunicações e aumenta as taxas de conversão. Com um custo inferior ao de um profissional humano e capacidade ilimitada de atendimento, a solução proporciona uma redução significativa no Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
“A interface intuitiva da plataforma permite que qualquer empresa, mesmo sem conhecimento técnico em IA, possa implementar, treinar e ativar um worker especialista em menos de 24 horas”, enfatiza o CEO.
Com essa ferramenta inédita, a Workers.ai não só responde aos desafios do mercado comercial, mas também inaugura uma nova era para a prospecção ativa, onde personalização, velocidade e eficiência são as chaves do sucesso. Para saber mais sobre essa ferramenta acesse www.theworkers.ai.
Workers.ai é membro do LIDE Paraná, que semanalmente nesta coluna, destaca cases de empresas e empreendedores do estado que se destacam no Brasil e no mundo. Workers.ai é motivo de orgulho para o nosso estado.