Há um ano, os 1,1 milhão de passageiros do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) se depararam com uma nova situação: o fim da integração financeira entre linhas da capital e municípios vizinhos, sem a renovação do contrato entre o governo estadual e a prefeitura curitibana.
Isso resultou no desafio de retomar a evolução da qualidade no serviço prestado aos usuá- rios das linhas de ônibus nas rotas intermunicipais. O primeiro passo foi dado em agosto de 2015, com a renovação da tecnologia. Um novo sistema de bilhetagem, gerenciado pela Metrocard, foi adotado inicialmente em 13 municípios metropolitanos que compõem a Rede Integrada.
Tira-dúvidas: quem precisa fazer o cartão unificado?
Novidades: mais conforto e serviços
Agora, o sistema está sendo expandido para as linhas da Rede Não Integrada em 18 municípios metropolitanos, que passam a usar o cartão unificado Metrocard. Não há mais cartões diferentes para linhas que fazem conexão com a capital e aquelas que não permitem integração. Em cinco cidades da Rede Não Integrada, o cartão é novidade: Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha e Balsa Nova. Em outras, que já utilizavam nas linhas integradas, como Colombo e Piraquara, o benefício se estende às rotas sem integração.
“Esse único cartão respeita os valores de tarifa de cada região, facilitando a interação do usuário com linhas tanto da Rede Metropolitana Integrada quanto da Não Integrada”, destaca o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.
A partir da unificação do cartão Metrocard, as linhas da Rede Não Integrada passam a contar também com os serviços que visam ofertar mais comodidade e segurança aos passageiros. “Essa foi uma vantagem que veio com a desintegração, há um ano. A Metrocard trouxe uma tecnologia mais atualizada, que permite não só controlar a receita, mas também controlar o próprio funcionamento de todo o sistema”, ressalta o presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Omar Akel.
Potencial Máximo de tecnologia
Todos os serviços oferecidos pelo novo cartão Metrocard e vários outros que virão são resultado da parceria da Associação Metrocard com a Transdata Smart, empresa pioneira e uma das líderes de mercado no segmento de tecnologia em mobilidade urbana.
O diretor de negócios da Transdata Smart, Devanir Magrini, destaca que as condições em que a associação das duas empresas com a Comec foi efetivada é o que permite aos passageiros da RMC serem beneficiados com o máximo do potencial que a tecnologia digital pode oferecer para maior eficiência e desempenho à gestão do transporte público.
“A gestão transparente dos serviços prestados é total. Essa transparência é algo que ainda não acontece muito no Brasil. Além disso, essa parceria trouxe uma condição para que pudéssemos aplicar tudo que era possível em tecnologia e, junto com a Metrocard, começar a virar referência”, diz o diretor da Transdata, empresa presente em 22 estados e até no exterior, com mais de 600 projetos em andamento.
Problema resolvido
A unificação do cartão Metrocard começou em janeiro de 2016. A associação que representa as empresas de transporte coletivo metropolitano se programou para que a transição ocorresse de forma gradativa, sem impacto à população. No fim de fevereiro, como a antiga operadora dos cartões, que era responsável pela leitura e armazenamento dos dados, não repassou as informações à Metrocard, parte dos usuários ficou sem acesso aos créditos recém-adquiridos.
O impasse gerou filas nos postos de atendimento, já que houve uma corrida para trocar os cartões. Segundo a Metrocard, boa parte dessas pessoas não precisava ir com tanta pressa fazer o cartão unificado: 20% dos usuários nas filas eram isentos, tanto idosos como pessoas com deficiência, cujos atendimentos demoram mais em função da biometria facial e documentos adicionais, como laudos.
No dia 1° de março, após intervenção da Comec, a Metrocard recebeu as informações mínimas necessárias para resolver o problema do sistema que envolve a transferência dos créditos comprados e a carregar. Os dados estavam sendo solicitados ao antigo fornecedor desde outubro de 2015.
TIRA - DÚVIDAS
Os passageiros que utilizam passagem das mais de 80 linhas não integradas de 17 municípios metropolitanos, com exceção de São José dos Pinhais (que usa o Cartão VEM, de uma empresa diferente). O cartão é de uso pessoal e intransferível.
Passageiros que já não têm mais saldo no cartão antigo, mas têm créditos comprados a carregar e estes não entraram no cartão antigo, mas não possuem ainda o novo cartão Metrocard. Estes devem fazer o novo cartão e os créditos adquiridos anteriormente serão carregados e disponibilizados para uso nos ônibus entre 24h e 72h após a realização do cadastro e confecção do novo cartão, em qualquer ponto de cadastro disponível.
Empresas que possuem funcionários que ainda usam o antigo cartão Metrocard (Não Integrado) e não solicitaram o novo cartão Metrocard devem fazer o cadastramento dos mesmos no novo sistema através do www.cartaometrocard.com.br .
Para retirar os cartões de todos os funcionários, a Metrocard orienta que um único representante de cada empresa se dirija à sede da Metrocard, após o recebimento do e-mail de confirmação dos cartões prontos.
Passageiros que possuem saldo já carregado no cartão antigo podem continuar utilizando o mesmo até o final dos créditos. Após o término do saldo, estes devem fazer o novo cartão Metrocard, pois sem ele as empresas não conseguem colocar créditos no vale-transporte.
Idosos e isentos que possuem o cartão antigo podem continuar utilizando o mesmo normalmente, até segundo aviso.
Isentos que ainda utilizam o cartão Urbs em linhas metropolitanas precisam fazer a troca para o novo cartão Metrocard até 31 de março.
Os saldos não carregados do antigo cartão Metrocard estão sendo repassados automaticamente para o novo cartão Metrocard desde 7 de março de 2016.
Passageiros que têm créditos comprados a carregar e estes não entraram no cartão antigo, e já possuem o novo cartão Metrocard (verde/cliente), tiveram os créditos carregados automaticamente no novo cartão e disponibilizados para uso nos ônibus a partir de 7 de março de 2016.
Basta ir até um dos postos de atendimento ou ao Metrocard Itinerante (confira a relação abaixo). O cartão é emitido na hora. Se o cartão é recarregado por seu empregador, este deverá fazer a solicitação via internet.
O usuário pagante da passagem precisa levar RG, CPF e comprovante de residência.
Os idosos com mais de 65 anos apresentam a mesma documentação e serão convidados a tirar uma foto de identificação, que ficará registrada no sistema.
Portadores de deficiência física devem apresentar ainda, o laudo médico da Secretaria Estadual da Saúde e a avaliação socioeconômica, emitida pelo Serviço de Assistência Social do município em que residem, para manter o direito à gratuidade.
Metrocard Itinerante
Uma opção extra para fazer o Cartão Metrocard vai até os passageiros: o Metrocard Itinerante é um ônibus adaptado para ser mais um dos locais de atendimento, com programação que varia a cada semana. Consulte aqui agenda do Metrocard Itinerante