| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Muito já foi feito e mais está por vir. Logo após a desintegração do sistema metropolitano, a Associação Metrocard assumiu a gestão da bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e, desde então, renovou o sistema de validação nas catracas e implantou uma das tecnologias para transporte urbano mais modernas do mundo, desenvolvida pela Transdata Smart.

Novo aplicativo facilita a vida dos passageiros

Mais facilidade no autoatendimento

Biometria facial elimina fraudes

Nova sede traz conforto ao usuário

Tudo isso foi a base para uma infinidade de serviços que ainda estão por vir para os proprietários dos 254 mil cartões já emitidos para atender 298 mil passageiros que passam pelas catracas de 18 municípios da RMC diariamente, com mais segurança e agilidade nos embarques. “Trouxemos modernidade, praticidade, diminuímos o número de fraudes no transporte. Temos priorizado o acesso à informação para o usuário. Agora queremos firmar mais parcerias com outras empresas e agregar novos serviços em benefício dos passageiros”, destaca o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.

Trouxemos modernidade, praticidade, diminuímos o número de fraudes no transporte. Temos priorizado o acesso à informação para o usuário. Agora queremos firmar mais parcerias com outras empresas e agregar novos serviços em benefício dos passageiros.

Lessandro Zem presidente da Associação Metrocard.

Novidades estão programadas para o início do segundo semestre. Ainda em agosto, a primeira Máquina de Autoatendimento para recargas de crédito será instalado para testes dos usuários no Terminal de Pinhais. Além de adquirir valores para as passagens de ônibus no cartão, o totem terá outras funções, como aceitar pagamentos de boletos bancários.

Em breve, a Metrocard lança seu próprio aplicativo, que vai facilitar a comunicação com os clientes, oferecer informações em tempo real sobre a localização dos ônibus e auxiliar na programação de rotas com as linhas atendidas pela bilhetagem da Metrocard.

Esses serviços unem-se a outros benefícios, como a função pré-pago, que permite habilitar o cartão Metrocard para compras em toda a rede comercial que aceita a bandeira Mastercard, inclusive via internet, ou como o acesso gratuito à internet via redes Wi-Fi em terminais da RMC ou estações-tubo.

“Com esse cartão, o usuário tem um uso muito mais consistente do transporte coletivo, acesso facilitado à informação, convergência de serviços. São investimentos que parecem simples para quem usa o transporte, mas complexos no seu desenvolvimento e de retorno positivo para todos: quem usa o transporte, quem o gerencia e nós, que apostamos no setor como negócio”, destaca o diretor comercial da Transdata Smart, Devanir Magrini.

Praticidade

Com tecnologia de ponta, a ferramenta desenvolvida pela Softmarketing agrega informações para o passageiro sempre chegar na hora certa

O novo Aplicativo Metrocard será lançado em agosto e poderá ser baixado gratuitamente para smartphones com sistemas operacionais Android, Windows Phone e iOS. Entre as funções que o usuário do cartão Metrocard vai encontrar, estão:

Horário de ônibus: Lista com os horários atualizados das cerca de 220 linhas que operam.

Rotas: Na tela dos horários de ônibus, há um link para rotas das linhas de ônibus na RMC.

Tempo real: O aplicativo aponta a localização exata do próximo ônibus a passar pelo ponto mais próximo ao passageiro; tempo previsto para o veículo chegar até a parada e estimativa de tempo que o usuário levará para se deslocar até o ponto.

Pontos Wi-Fi Metrocard: Indica a localização no mapa de todos os pontos em que a Metrocard oferece Wi-Fi gratuito.

Onde fazer o cartão?: Aponta os endereços e localização de onde é possível fazer o cartão Metrocard.

Atendimento Online e Fale Conosco: Chat e ligação de voz diretamente com a Central de Atendimento Metrocard.

Favoritos: Lista das linhas mais procuradas pelo usuário e todas as informações referentes a elas.

Em breve, em seu cartão Metrocard

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Usuário tem multisserviços em autoatendimento

Novo serviço ofertado pela Metrocard é lançado em fase de testes e permite aos passageiros da RMC comprar passagens ônibus, entre outras opções

À primeira vista, o cartão de plástico emitido pela Metrocard apenas libera a passagem no transporte coletivo. Mas desde sua concepção, o cartão Metrocard tem a capacidade de agregar mais funções. Serve de dinheiro de plástico, se habilitada a opção pré-pago, por exemplo. E a partir de agosto, quem tem o cartão, poderá experimentar um novo serviço: a Máquina de Autoatendimento Metrocard, que possibilitará a compra de valores para a passagem de ônibus e oferecerá, ainda, outros serviços, como a recarga de créditos para telefone celular e o pagamento de boletos bancários.

Como esse totem comporta outras conveniências,
o usuário é beneficiado com toda essa convergência de serviços

Devanir Magrini diretor de negócios da Transdata Smart

Os dois primeiros totens serão instalados em fase de testes no Terminal de Pinhais e são resultado de uma parceria da Metrocard, associação que congrega as empresas do transporte coletivo que atendem a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com a Transdata Smart, pioneira e uma das líderes de mercado no segmento de tecnologia em mobilidade urbana, presente em 22 estados brasileiros.

“Nós, da Transdata, fizemos o software que integrou os sistemas e que permite ao usuário fazer recargas para o transporte no totem projetado. Como esse totem comporta outras conveniências, o usuário é beneficiado com toda essa convergência de serviços”, ressalta o diretor comercial da Transdata Smart, Devanir Magrini.

Os pagamentos dos serviços no autoatendimento poderão ser feitos em dinheiro ou com cartão de débito bancário. Entre os outros serviços que o totem pode comportar está a venda de ingressos para shows e outros eventos, doações para entidades, consulta ao SPC e Serasa, que serão habilitados se parcerias com empresas e entidades que ofertam esses serviços forem firmadas, futuramente, com a Metrocard.

O presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem, afirma que o interesse em firmar parcerias que resultem em ferramentas para benefício do passageiro da Rede Metropolitana de Transporte é um estímulo para seguir investindo no sistema. “Se esses dois primeiros totens passarem nos testes e conseguirmos homologá-los, podemos pensar em expandir para mais pontos, como em Curitiba e em mais pontos da RMC”, diz.

 

Fim das fraudes com o uso da biometria facial

Sistema tira foto dos passageiros que usam cartões para isenção de tarifa e compara com as dos usuários cadastrados com direito ao benefício

Uma das vantagens para o passageiro que usa o cartão Metrocard não é percebida de imediato, mas é acionada cada vez que um cartão passa pelo validador que libera a catraca nos ônibus e entradas de terminais do transporte coletivo da Rede Metropolitana de Transporte: a biometria facial.

O retorno para o usuário é de médio e longo prazo, por impedir a evasão de receita, evitando o aumento de tarifa. Os investimentos em tecnologia mostram que estamos conseguindo oferecer um serviço com mais qualidade, eficiência e, sobretudo, transparência na gestão do transporte coletivo

Lessandro Zem presidente da Associação Metrocard

A biometria facial é o sistema que fiscaliza o uso dos cartões com direito a isenção de tarifa – emitidos para pessoas com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência (também emitidos para operadores do sistema de transporte) –, inibindo o uso indevido e fraudulento. Pessoas que usam o transporte coletivo sem pagar e sem o direito à isenção cometem crime e, inevitavelmente, oneram o custo total do transporte coletivo, que é dividido pelos demais passageiros.

Desde setembro de 2015 até junho de 2016, o sistema de biometria facial, batizado de “Max Face”, detectou 501 cartões de isenção utilizados por pessoas que não eram os titulares do documento. “O número de cartões bloqueados por uso indevido tem reduzido muito, possivelmente em função da cultura que vem sendo criada de que não vale mais a pena, uma vez que o passageiro coloca em risco o direito à isenção”, destaca o consultor de Transporte Coletivo da Associação Metrocard, Anderson Oberdan.

O Max Face foi desenvolvido pela Transdata Smart, empresa do segmento de tecnologia em mobilidade urbana, e compara a imagem da pessoa que passa o cartão no validador no embarque, a partir de uma foto tirada no mesmo momento, com a registrada no cadastro de gratuidade. A base da comparação das duas imagens são algoritmos matemáticos.

“O retorno para o usuário é de médio e longo prazo, por impedir a evasão de receita, evitando o aumento de tarifa. Os investimentos em tecnologia mostram que estamos conseguindo oferecer um serviço com mais qualidade, eficiência e, sobretudo, transparência na gestão do transporte coletivo”, destaca o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.

Atualmente, o número de gratuidades na Região Metropolitana Curitiba (RMC) representa aproximadamente 9,4% do total de passageiros transportados.

Fiscalização

Veja como o Max Face, recurso de identificação por biometria facial desenvolvido pela Transdata Smart, opera para evitar fraudes no uso de cartões:

1 – Fotos dos usuários são tiradas durante o embarque dos passageiros e o sistema armazena as de quem passou com cartões de isenção de tarifa para idosos ou pessoas com deficiência.

2- Quando o ônibus volta para a garagem, as fotos tiradas durante o dia são enviadas para um centro de dados da Metrocard e um software compara as imagens com as armazenadas no banco de dados de isentos.

3 - A base de comparação das imagens usada pelo software é matemática: ele transforma a imagem do passageiro que embarcou no ônibus em dados numéricos, comparados aos dados numéricos das imagens cadastradas.

4- Caso as imagens não coincidam, uma segunda fase de verificação é feita, desta vez, com intervenção humana: um funcionário compara as fotos. Se for realmente constatada a fraude, a Metrocard bloqueia o cartão.

5 – Quando o portador tentar passar o cartão novamente no validador, é informado do bloqueio e convidado a ir à sede da Metrocard para instrução do uso correto e emissão de nova via do cartão.

Fonte: Alexandre Ulisses Poli Vieira, gerente de Marketing da Transdata Smart.

 

Nova sede vai ofertar mais conforto no atendimento ao cliente

Com obras previstas para iniciar em agosto, a Associação Metrocard projeta local para receber os usuários do cartão Metrocard no Centro de Curitiba, próximo ao Terminal Guadalupe

Cerca de 700 pessoas atendidas por dia, cinco dias por semana. Com tamanha frequência de público e com novos serviços sendo ofertados, o espaço da sede central da Metrocard, na Rua Benjamim Constant, 148, já não é mais o ideal. Por isso, a Associação Metrocard prepara uma nova sede, mais espaçosa e que visa o atendimento com mais conforto a seus clientes.

O local já foi escolhido, com 500 m², e o projeto para o início das obras já está pronto. A previsão é de que as obras iniciem em agosto e a inauguração se realize no primeiro semestre 2017. Uma das prioridades foi encontrar um local próximo à atual sede: a escolha foi a Rua Tibagi, 366, esquina com a Rua Benjamin Constant, também próximo ao Terminal Guadalupe, onde várias linhas de ônibus da Rede Metropolitana de Transporte têm seus pontos finais.

“A nova sede, além de mais conforto, com uma área de espera para o atendimento maior que a atual, vai ter pontos de autoatendimento, como os totens que estamos testando agora, também contará com uma área de back office para gerenciamento de todo o sistema de logística dos ônibus, controle da bilhetagem, que também reflete na qualidade do serviço de transporte ofertado e, consequentemente, na satisfação do usuário do cartão Metrocard”, destaca o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.

Na sede central, os usuários podem solicitar seu cartão Metrocard, fazer o cadastro de isenção (para maiores de 65 anos, pessoas com deficiência ou operadores do serviço de transporte coletivo das empresas que compõem a associação), inserir valores para passagens e solicitar a segunda via. A Metrocard tem ainda outros oito pontos de atendimento (veja abaixo). Mais informações estão disponíveis em www.cartaometrocard.com.br

“Filiais”

Os pontos de atendimento são:

Araucária – Terminal Urbano, R. Pref. Odorico Franco Ferreira, 50. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Campo Largo – Terminal Urbano, Av. Clotário Portugal, esquina com R. Engenheiro Tourinho. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Colombo - Terminal Maracanã, R. Arquimedes, 1, De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Terminal Guaraituba, R. Campo do Tenente, 2. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.

Curitiba - Central Metrocard, Rua Benjamin Constant, 148. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fazenda Rio Grande – Terminal Fazenda Rio Grande, Av. das Américas, 2.213. De segunda a sexta-feira, das 8h às
18h.

Pinhais – Terminal de Pinhais, R. Europa, 10. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

São José dos Pinhais – Central VEM. R. Marcelino Nogueira, 278. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.