Em mais uma parceria com a MasterCard, a Metrocard irá lançar até o final de maio um sistema que permite que usuários do transporte público de Curitiba e região metropolitana paguem suas passagens com cartão de crédito, débito e pré-pago usando uma nova tecnologia, a de aproximação, sem a necessidade de digitar senha. O teste-piloto será feito em 30 veículos e até o final do ano toda a frota estará equipada com as novas máquinas de leitura. As linhas contempladas com a novidade ainda não foram definidas.
A tecnologia funciona da seguinte forma: ao invés de passar o cartão ou inseri-lo no validador, o usuário só precisa aproximá-lo do aparelho para que a transação seja aprovada. Essa tecnologia torna os pagamentos mais práticos e rápidos em compras do dia a dia, incluindo as passagens de ônibus. Com ele, basta aproximar o cartão na máquina para fazer o pagamento. Além dos cartões de crédito, débito e pré-pagos, também poderão ser usados cartões registrados em carteiras digitais de celulares.
A tecnologia integrada ao transporte público contribui para melhorar a mobilidade urbana, um dos maiores desafios das grandes cidades do mundo. “A MasterCard trabalha para tornar os pagamentos mais simples, seguros e inteligentes, e com o mesmo cartão (sem contato) que o usuário utiliza nas compras do dia a dia, ele pagará a passagem. A nova solução traz mais segurança, porque elimina a necessidade de usar dinheiro, conveniência, porque basta aproximar para pagar, além de promover a inclusão financeira porque o usuário pode ter um cartão pré-pago mesmo ser ter conta em banco” destaca Fernanda Braz, diretora de desenvolvimento de negócios com o setor público e transporte MasterCard Brasil e Cone Sul”.
De acordo com ela, a tecnologia foi desenvolvida pela empresa pensando na mobilidade urbana. “O objetivo é facilitar o dia a dia das pessoas, assim como restringir o dinheiro em circulação, objetivando a segurança”, argumenta.
A inovação, segundo a executiva, também irá contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis. “O projeto promove a inclusão financeira para os usuários”, analisa, já que para o uso não é preciso estar cadastrado, basta ter um cartão do banco com a tecnologia. Além disso, com o cartão aumenta-se a segurança, já que o dinheiro em espécie sai de circulação. “O produto só veio somar junto aos outros já disponibilizados pela empresa. É o que chamamos de inclusão financeira”, lembra.
“Gostaria de ressaltar a parceria com a MasterCard, que mais uma vez nos coloca à frente quando o assunto é inovação”, destaca Lessandro Zem, presidente da Metrocard.
Como funciona?
O funcionamento do sistema de pagamento é muito simples. Essa tecnologia, chamada de contactless, já é usada em vários países do mundo e garante bastante segurança nas transações. A leitura dos dados do cartão é feita sem contato como, por exemplo, em um leitor de código de barras. Para que o comprador possa usar o sistema, é necessário que o cartão seja dotado da tecnologia de leitura e que o estabelecimento também tenha maquininhas sem necessidade de contato. Hoje, vários bancos, como Caixa Econômica e Santander, já oferecem. Quem tem o serviço Samsung Pay também poderá usar a novidade, pagando a passagem pelo celular.
Qual o valor?
Os pagamentos com valor inferior a R$ 50 podem ser feitos sem que o comprador digite sua senha bancária. Já nas compras com valor superior a R$ 50, o sistema de aproximação continua valendo, mas será necessário informar a senha para que a transação seja autorizada. A Caixa Econômica estabelece um limite de R$ 200 em pagamentos por aproximação no mesmo dia. Esse limite é fixado para garantir a segurança do usuário caso o cartão seja extraviado. A funcionalidade sem contato está disponível em cartões de crédito, débito e pré-pagos, que poderão ser utilizados para pagamentos do transporte público.
Parceiros
Para proporcionar ao setor de transportes e à sociedade esse novo mecanismo de pagamento – que integra a tecnologia existente (Mifare) com a EMV (pagamento sem contato) -, a Mastercard liderou o projeto ao conectar as empresas de bilhetagem (fornecedoras de hardware e software para o transporte) com o adquirente.
As localidades participantes do novo modelo são as capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre; e a Região Metropolitana de Curitiba.
As empresas participantes estão relatadas a seguir:
Operadores de Transporte: SuperVia, no RJ (Central do Brasil), Metra, em SP (linha Diadema – Brooklin) e Metrocard, no PR.
Empresas de Bilhetagem: Empresa1, no RJ AUTOPASS, em SP e Transdata, no PR
Fornecedor do leitor: Gertec
Adquirente: Stone
Digital Wallet: Samsung Pay
Londres foi precursora
Além da grande Curitiba, mais outras três capitais nacionais e duas internacionais já usam o cartão sem contato. No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já implantaram o sistema. No mundo, Londres e Singapura foram as capitais precursoras. O piloto do projeto foi dividido em fases e avaliará a tecnologia embarcada (utilizada nos novos validadores) e os processos operacionais de pagamento inicialmente em três regiões: em São Paulo (na linha Diadema/Berrini – Metra) e no sistema de trens do Rio de Janeiro (principais estações do ramal Deodoro), no mês de outubro. Nos ônibus da Região Metropolitana de Curitiba, o piloto está previsto para o próximo mês.
A expectativa da Mastercard é levar a tecnologia de pagamento sem contato para as principais capitais do País no transporte metroferroviário (trem e metrô) e nos ônibus urbanos até dezembro deste ano e beneficiar diretamente os passageiros que utilizam o transporte público diariamente.
Segundo estudos da Mastercard, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões/ano. Deste total, estima-se que o uso de dinheiro no transporte público represente uma fatia de 30%. Esse montante gera custos operacionais e logísticos para o operador, além dos problemas com falta de troco e de segurança.
Economia para o usuário
Passageiros que usam internet no ônibus destacam facilidade e economia
A consultora de estilo Lola Marcon, apesar de ter internet 3G em seu celular, aponta a facilidade de usar wireless no transporte público quando está em trânsito. “Meu plano é pré-pago e não é sempre que está disponível”, observa. Ela costuma usar a internet sem fio quando está em trânsito, já que seu uso representa uma economia em seu plano de dados de internet. “Aproveito para ver vídeos e baixar fotos, já que este tipo de coisa acaba com o plano”, relata.
Lola é uma das usuárias de transporte coletivo que acessaram o wireless disponível gratuitamente nos 26 pontos com acesso disponíveis pela Metrocard na cidade. Para o uso, basta baixar o APP Metrocard e utilizar o mesmo após o cadastramento, usando as informações correspondentes para autenticação. Depois, é só autenticar a rede e usar gratuitamente a internet dentro dos ônibus. Para isso, basta ter colocado ou utilizado crédito no cartão nos últimos 60 dias. O tempo máximo liberado para a conexão é de 30 minutos no horário de funcionamento do ponto.
Parceria inclusiva
Cartão pré-pago da Acesso garante aos usuários da Metrocard muito mais do que pagamento de passagem
Com um único cartão é possível pagar a passagem de ônibus, fazer compras online, entre outros benefícios, graças à parceria Acesso e Metrocard. É que o mesmo cartão que é usado para pagamento da passagem de ônibus também dá acesso a pequenas compras, desde que o cartão tenha crédito, já que ele é pré-pago. O cartão também garante o recebimento de pagamentos. É só emitir o boleto e o dinheiro cai direto no cartão Acesso Metrocard.
Na casa da estudante Clara Eva Souza dos Santos, por exemplo, a família costuma fazer assinatura de serviços na internet usando o cartão. “Meu pai usa muito, principalmente para assinaturas de serviços de internet, como o Netflix. Todos em casa temos o cartão, é uma garantia de transporte rápido e seguro”, enfatiza a estudante, que todos os dias faz o percurso Fazenda Rio Grande/Curitiba.
De acordo com ela, o cartão garante agilidade, principalmente quando ela está com pressa. “Passo direto e pego o ônibus rapidinho”, conta.
Para Lessandro Zem, presidente da Metrocard, os serviços proporcionados pelo cartão colocam quem não tem acesso a um cartão convencional no mesmo patamar de quem tem um. “Quem não tem um cartão de crédito, mas quer fazer compras ou usar alguns serviços da internet, por exemplo, pode fazer com ele”, ressalta.
O cartão permite a transferência de recursos para vale transporte, mas não o caminho inverso. “Uma vez carregado o crédito com transporte, ele tem que ser usado”, alerta, lembrando que a primeira função do cartão é o transporte. “A lei não permite”, informa.
Na hora certa
Aplicativo da Metrocard ajuda usuários que dependem do transporte coletivo a organizarem seu dia a dia
Todos os dias a agente de vendas Jéssica Meira Dias, de 28 anos, não sai de sua casa em São Sebastião, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sem acessar o aplicativo da Metrocard em seu smartphone.
“Ele me ajuda a conferir em tempo real se o meu ônibus está chegando no ponto que eu pego”, conta. Ela é uma das usuárias que já baixou o app e dele se beneficiam, fazendo do aplicativo um sucesso entre os usuários do transporte coletivo da RMC.
Para quem depende do transporte coletivo diário, nada melhor do que estar a par dos horários e rotas das linhas que costuma pegar e, assim, não perder compromissos. Foi pensando nisso que a Metrocard, junto com a empresa Softmarketing, desenvolveu o software que permite, através da bilhetagem eletrônica, acompanhar o posicionamento de todos os veículos em tempo real, passado via GPS.
A tecnologia está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e pode ser baixada gratuitamente em smartphones e tablets. “Nossa comunicação com o usuário foi ampliada. Através do aplicativo, todos poderão falar diretamente com nossa Central de Atendimento”, ressalta o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem. De acordo com ele, o atendimento pode ser feito por chat.
O aplicativo também permite que o usuário confirme o horário e rotas das linhas em tempo real, assim como os pontos gratuitos de acesso àrede Metrocard wi-fi.
“Eu também baixei e para mim está sendo uma mão na roda, já que circulo muito pela Região Metropolitana, avalia o desempregado Gabriel Fernandez Vervez, 20, que mora em Colombo. Ele vem para o centro de Curitiba praticamente todos os dias em busca de emprego.
“Acabei de ser demitido e preciso urgentemente de outro trabalho. Como moro longe e dependo dos ônibus, o lado bom de ter o aplicativo é que posso me organizar com os horários para ir e vir do centro para casa”, avalia Gabriel. Ele baixou o aplicativo recentemente e conta que tem feito “propaganda” para os amigos. “Não sabia que tinha, mas depois que descobri não parei de usar”, diz.
Páscoa solidária faz a felicidade de crianças carentes
Crianças receberam doações de ovos de Páscoa com direito à figura do coelhinho em ação da Metrocard
- Raquel Tannuri Santana
Para comemorar a Páscoa, a Metrocard – associação que congrega as empresas do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – realizou no último domingo, dia 16, duas ações em lares de crianças carentes. A proposta era levar o espírito de solidariedade, celebração e renovação intrínsecos a data para crianças carentes. Ao todo, foram atendidas cerca de 73 crianças de dois orfanatos, localizados em Curitiba e em Colombo.
“A ação foi linda, nossas crianças amaram. Eu estava preocupada achando que elas ficariam sem nenhuma festividade no domingo, mas a ação trouxe contato e o carinho de estar junto nesta data tão importante”, diz Cintia Simonetti, diretora do Lar Antonia, localizado no Campina do Siqueira e que atende crianças do zero aos cinco anos.
De acordo com ela, as 38 crianças que estão abrigada no local ficaram encantadas, em particular com o “coelho” levado para distribuir os ovos. “Queria agradecer a disponibilidade dos voluntários de estarem aqui num domingo quando todos estão comemorando em família”, destacou.
O Lar Antonia foi fundado há dez anos e pertence à entidade Pia União de Santo Antonio – Pão dos Pobres, que já atua em favor dos menos favorecidos há 92 anos. O local sobrevive com uma pequena verba da Prefeitura (R$ 350 por criança), mas os custos são bem maiores, por isso precisam de doações. As crianças abrigadas no local estão em situação de risco. “Algumas voltam para a família e outras vão para adoção”, explica Cíntia.
A pedagoga Araceli do Rocio Butcher, do Lar Herminia Scheleder, que atende atualmente 35 crianças dos dois aos 18 anos e fica em Colombo, conta que a equipe estava desanimada porque ainda não tinha planos para a Páscoa. “A ação da Metrocard trouxe ânimo e motivação às nossas crianças, que estavam muito ansiosas esperando o coelho e adoraram o domingo”, conta.
Empresa em evolução
Desde o início do ano, os números dos cartões Metrocard vêm aumentando
Com quase 710 mil conexões realizadas pelo aplicativo, a Metrocard está sempre em evolução. Foram mais de 7 mil downloads no período de janeiro de 2016 a 19 de janeiro de 2017, o que demonstra que o usuário está cada vez mais conectado. Quando o assunto é o cartão – facilidade oferecida para o passageiro com garantia de segurança e rapidez – já foram emitidas mais de 295 mil unidades. O cartão, além de pagar a passagem, permite que seu proprietário faça pequenas compras e pagamentos de serviços. Com uma frota com mais de mil carros, todos equipados com GPS, ao todo a rede possui 26 pontos de acesso wi-fi gratuito. Para acessar, basta o usuário ter um cartão Metrocard, fazer omdownload do aplicativo Metrocard App e se conectar. Tudo de graça e com a vantagem de poder aproveitar o tempo enquanto circula. Cartões bloqueados pela biometria por suspeita de fraude não terão acesso.