| Foto: Lineu Filho/Lineu Filho/ Tribuna do Parana

Com a nova bilhetagem eletrônica implantada na Rede Metropolitana Integrada, os usuários dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que usam o Cartão Metrocard terão uma série de benefícios associados, sem custo adicional. São investimentos em tecnologia para a mobilidade urbana que asseguram mais qualidade e eficiência na gestão do transporte coletivo.

“Garantir um transporte mais seguro e eficiente, com o emprego de novas tecnologias de informação, softwares e sistemas inteligentes é uma responsabilidade que assumimos com a sociedade. Consideramos esses passos essenciais para a melhoria da prestação de nossos serviços e para a elevação da qualidade de vida da população que utiliza o transporte coletivo”, afirma o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.

Assista a vídeo sobre o Cartão Metrocard

Praticidade e sem burocracia. Veja como funciona

Com aplicativo, usuários têm acesso a rotas e horários

As melhorias têm efeitos imediatos para os passageiros desde o início de agosto, garantindo mais segurança pessoal, ao substituir o dinheiro pelo cartão eletrônico e acesso a um direito trabalhista, com o repasse automático do vale-transporte feito pelo empregador, diretamente no cartão.

Mas isso é só o começo. Outras funcionalidades serão agregadas com a total implantação do novo sistema.

Conheça quais são:

Biometria facial

 

Com o recurso da biometria facial, cada vez que o passageiro com direito a alguma isenção passar na catraca, o sistema irá verificar se ele está no cadastro de gratuidades, por meio do reconhecimento facial. Essa tecnologia registra a foto de quem passou o cartão no validador e compara com a do usuário registrado e permite que apenas o real beneficiário se utilize do direito à gratuidade.

Localização

Os usuários terão acesso, gratuitamente, ao aplicativo Ônibus+, disponível para smartphones, tablets e computadores. Com ele, o passageiro pode acompanhar os itinerários de todas as linhas integradas da RMC, em mapas com todos os pontos de embarque e tabelas de horários. Em fase de implantação, o aplicativo em breve possibilitará aos passageiros verificar em tempo real a localização dos veículos e a previsão de passagem dos ônibus em cada um dos pontos de parada da linha.

Apoio extra a deficientes físicos e visuais

 

Com o uso do aplicativo Ônibus+, os passageiros com mobilidade reduzida poderão saber com exatidão quais são os veículos equipados com sistemas de acessibilidade. Portadores de deficiência visual poderão também solicitar paradas com antecedência: o motorista recebe no painel um alerta emitido pelo passageiro via celular.

Transparência

 

Até o final do ano, todos os ônibus estarão equipados com GPS, o que permitirá o monitoramento de cada veículo através do Centro de Controle Operacional (CCO) da Comec. O sistema monitora o número de pessoas transportadas, o desempenho de cada veículo, os valores arrecadados, o cumprimento de horários e itinerários, possibilitando otimizar o uso de recursos humanos e financeiros.

Até agora, 12 ônibus articulados que servem à linha Colombo/São José têm a tecnologia implantada. Todos os dados são enviados online para o CCO, que poderá fiscalizar e divulgar as informações à população.

Parceria

A inclusão de serviços tecnológicos é resultado da parceria entre a Metrocard e a Transdata Smart, empresa pioneira e uma das líderes de mercado no segmento de tecnologia em mobilidade urbana, presente em 22 estados, com mais de 600 projetos em andamento, inclusive em outros países. “Faz parte do nosso DNA oferecer soluções que garantam maior eficiência e melhor desempenho à gestão do transporte público”, diz o diretor de negócios da Transdata Smart, Devanir Magrini.

Custos não impactam na tarifa

Além do novo Cartão Metrocard, outros serviços vão garantir a melhoria do transporte na Rede Integrada, como o gerenciamento mais preciso das linhas de ônibus, determinando, por exemplo, onde é necessário ampliar o número de ônibus ou planejar novas rotas. O investimento feito pela Metrocard, por condição estipulada pela Comec, não impacta no valor das tarifas. “As empresas vão recuperar o que foi investido em tecnologia ao economizar com a melhor gestão do serviço”, explica o presidente da Comec, Omar Akel.

Aviso às empresas

Empresas que já fizeram o cadastro de seus funcionários e foram contactadas pela Metrocard para retirar seus cartões, devem se dirigir à Central Metrocard, o quanto antes, para evitar tumultos. Rua Benjamin Constant, 148, Centro, Curitiba. De segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.

Cartão acesso

 

Em uma parceria feita com a MasterCard e Acesso, todos os novos cartões Metrocard têm a função pré-pago. Esse recurso só é ativado se o usuário desejar e tem inúmeras vantagens, como a segurança de não carregar dinheiro vivo e a possibilidade de permitir compras com valores pré-depositados, sem interferir nos créditos do vale transporte e sem a necessidade de vínculo bancário. Com o cartão Acesso Metrocard MasterCard é possível sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico da rede Cirrus (toda a rede Bradesco, Citibank, HSBC e Caixas 24h) e fazer compras em lojas físicas ou online que aceitem a bandeira MasterCard.

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