Evento promovido pela Gazeta do Povo e Grafin Partners reuniu profissionais para debater as estratégias para potencializar o valor das empresas no mercado.
Evento promovido pela Gazeta do Povo e Grafin Partners reuniu profissionais para debater as estratégias para potencializar o valor das empresas no mercado.| Foto: Ezequiel Prestes

Com um mercado corporativo em constante transformação e diante das imprevisibilidades do cenário econômico global, marcado por incertezas, crises econômicas e rápidas transformações digitais, a Gazeta do Povo, em parceria com a Grafin Partners, reuniu empresários e executivos para participar do evento Decisões estratégicas e maximização do valor de empresas. Mais de 50 profissionais estiveram, na última sexta-feira (11), na sede da Gazeta, em Curitiba, para participar do debate.

O encontro foi conduzido por Leandro Muniz, sócio-fundador da Grafin Partners e teve como convidados o empresário Roberto Oliveira, CEO da Exal Excelência em Alimentação; Karlis Krulis, executivo que atuou em diversas empresas, entre elas GVT, Ouro Verde e Triple Play e hoje atua como conselheiro empresarial; e Carlos Moreira, que tem em seu currículo passagens em cargos executivos em empresas como ALL, Heinz North America, Positivo e atualmente é CFO/COO da Unidas.

Muniz destacou a importância de as empresas estarem preparadas para tomar decisões cada vez mais estratégicas para garantir a competitividade e a sobrevivência no mercado global. Segundo ele, a capacidade de maximizar o valor de uma organização não é apenas uma meta financeira, mas um fator essencial para assegurar a relevância da organização.

De acordo com o McKinsey Global Institute, empresas que adotam estratégias proativas de crescimento têm 50% mais chances de se tornarem líderes em seus setores. Essas decisões incluem processos complexos como fusões e aquisições, IPOs, expansão internacional e transformação digital.

A Deloitte, em seu último relatório, observou que 55% das grandes corporações têm como prioridade adquirir ou se fundir com empresas inovadoras para acelerar seu crescimento. Karlis Krulis, que participou do IPO da GVT – empresa de telecomunicações que foi vendida para a Vivo – afirmou que maximizar o valor de uma empresa vai muito além do crescimento orgânico. É fundamental identificar oportunidades de mercado, implementar inovações e fazer a gestão das crises de forma eficaz.

Cenários de instabilidade e incerteza, como foi o caso da pandemia de COVID-19, intensificaram a necessidade de decisões ágeis e estratégicas. Os executivos destacaram que empresas que conseguiram se adaptar rapidamente aos novos desafios — seja por meio de digitalização, otimização de operações ou diversificação de receitas — aumentaram significativamente seu valor no mercado.

Roberto Oliveira citou o exemplo da própria Exal, que experimentou um crescimento significativo durante a pandemia. Apesar das dificuldades iniciais, a empresa conseguiu ser criativa e inovadora, criando estratégias para superar os desafios impostos pela pandemia. Ele destacou que o ano de 2020 acabou sendo um dos anos em que a Exal mais cresceu, graças à resiliência e à capacidade da equipe de se adaptar às adversidades.

Carlos Moreira, CFO/COO da Unidas, destacou a importância da cultura organizacional nesse processo – e, inclusive, no desenvolvimento de sua carreira, especialmente em seus primeiros anos na ALL (América Latina Logística). Ele destacou a importância de estar bem-preparado para as demandas corporativas, mas também estar cercado por um time de alto nível. “O processo de aprendizado contínuo e de valorização das pessoas é o que realmente faz a diferença”, destacou.

Repercussão

Da esquerda para a direita: Roberto Costa Oliveira, Carlos Moreira, Karlis Krulis e Leandro Muniz, que estiveram à frente do debate.
Da esquerda para a direita: Roberto Costa Oliveira, Carlos Moreira, Karlis Krulis e Leandro Muniz, que estiveram à frente do debate. | Crédito: Ezequiel Prestes

Os executivos destacaram ainda a importância da rede de relacionamentos ao longo da carreira, citando como exemplo o evento promovido pela Gazeta do Povo e pela Grafin. Para Roberto Costa de Oliveira, eventos assim trazem novas ideias e desafiam os participantes. “É fundamental ouvir os desafios que outros empresários enfrentaram, especialmente na venda de empresas. Isso nos abre para novas perspectivas e é extremamente estimulante”, destacou o empresário que adquiriu a Exal há 30 anos e multiplicou o valor da empresa.

Karlis Krulis elogiou o formato interativo do evento, que contribuiu para que a interação entre os participantes fosse muito mais rica. “Foi incrível ouvir a experiência de pessoas de segmentos tão distintos e perceber como nossas histórias se conectam”, afirmou.

Leandro Muniz, anfitrião do evento, reforçou o propósito de fortalecer os relacionamentos profissionais e proporcionar uma troca profunda de conhecimento. “O que vale, no fim do dia, são os relacionamentos que formamos ao longo da vida. Esse evento tem como objetivo retomar e criar conexões, além de proporcionar um conteúdo profundo e autêntico”, destacou.

O CEO da Grafin também mencionou que os temas discutidos permitiram que os participantes se identificassem com os desafios vividos pelos painelistas, demonstrando como a troca de experiências pode ajudar a enfrentar crises e visualizar oportunidades futuras. “A carreira de um empresário é feita de altos e baixos, mas olhar para o futuro com a certeza de que vai melhorar é essencial”, concluiu.