Hoje as marcas chegam ao consumidor por diversos canais e com mensagens específicas em cada um.
Hoje as marcas chegam ao consumidor por diversos canais e com mensagens específicas em cada um.| Foto: Pixabay

Acostumados a encontrar todas as referências que precisam na internet, os integrantes das novas gerações – também conhecidos por millenials ou geração Y, geração Z, alfa e afins, de acordo com a data de nascimento – podem ficar chocados ao se deparar com a antiga lista telefônica e constatar a forma com que “os antigos” pesquisavam os contatos de outras pessoas até meados da década de 1990. Se duvidar, é possível que até mesmo uma boa parcela daqueles que chegaram a encarar as enciclopédias, jornais impressos e telegramas tenham dificuldades de recordar como era a vida e a busca por informações antes da internet, Google, recursos de Inteligência Artificial e similares.

As novas tecnologias promoveram mudanças profundas na sociedade mundial e, principalmente, na forma de comunicação entre as pessoas. O impacto no meio empresarial foi ainda maior. A transformação digital impulsionou a convergência das mídias, dando início à comunicação digital.

 <em>Google substituiu a antiga lista telefônica na hora de buscar produtos e serviços. | Pixabay</em>
Google substituiu a antiga lista telefônica na hora de buscar produtos e serviços. | Pixabay

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Hoje, com as redes sociais, cada empresa, instituição, serviço ou cidadão pode ter e ser seu próprio canal de comunicação. Tanto que no levantamento Empregos em alta em 2022 do LinkedIn, das 25 carreiras em destaque, estão funções como “gestor de tráfego”, “pesquisador em experiência do usuário”; “analista de design”; “consultor de design de produto” e “designer de conteúdo”, áreas que exigem competências em marketing digital, publicidade, design, gestão de tráfego, Google Ads, experiência do usuário (UX), design thinking e outras habilidades convergentes ou ligadas à tecnologia e à comunicação.

Prova disso é que uma rápida busca na própria plataforma de vagas do LinkedIn – principal rede social para realizar network e fazer a conexão de empresas e profissionais –, em agosto de 2022, com o termo “marketing digital”, aparecem cerca de 3,5 vagas disponíveis no Brasil apenas com essa descrição. Se quiser explorar outros termos do segmento, como “copywriting”, por exemplo, são outras 1,8 mil vagas.

Assim como o Google substituiu a lista telefônica na hora de localizar um produto ou serviço, a forma dos anúncios chegarem até seu público-alvo também mudou. Não basta mais investir em alguns centímetros de página de revista e achar que será suficiente para atrair clientes novos por ali.

<br /> <em>O jornalista e consultor da UNESCO Clóvis de Barros Filho é um dos professores do curso de especialização digital em Comunicação Digital, Branding e Storytelling da PUCPR. | </em>

O jornalista e consultor da UNESCO Clóvis de Barros Filho é um dos professores do curso de especialização digital em Comunicação Digital, Branding e Storytelling da PUCPR. |
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O objetivo hoje é conquistar leads e transformá-los em clientes potenciais. Ou seja, segundo a linguagem do marketing digital, é criar uma estratégia para gerar oportunidades de negócios – o que se dá a partir de uma sólida base de dados, que, inclusive, deve estar adequada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Em resumo: na comunicação digital, existe todo um planejamento, uma estratégia e uma motivação para uma empresa ou produto estar em um tipo de rede social e não estar em outra. Ou estar em ambas, porém com conteúdos distintos para cada uma, com linguagens apropriadas.

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Na prática, a comunicação digital exige muito mais do que a mera experimentação. Exige técnica, conhecimento, estratégia e muito planejamento.

A pesquisa Global Marketing Trends 2022”, realizada pela Deloitte, reuniu dados e insights que apontam a evolução da visão dos consumidores sobre as marcas e como as empresas estão repensando suas abordagens para chegar até o consumidor, no Brasil e no mundo. As conclusões do estudo que indicam as tendências para este ano mostram, entre outras coisas, que 75% das empresas brasileiras pretendem investir mais na experiência em conjunto do físico com o digital.

 <em>Pesquisa mostra que os investimentos em comunicação devem ser divididos entre os canais físicos e digitais. | Pixabay</em>
Pesquisa mostra que os investimentos em comunicação devem ser divididos entre os canais físicos e digitais. | Pixabay

A expectativa dos consumidores com relação às marcas já era grande, mas aumentaram ainda mais com os novos hábitos adquiridos durante a pandemia da Covid-19 e com o digital cada vez mais presente no cotidiano. Nas empresas, isso refletiu em investir mais para melhorar a produtividade e eficiência (39%), o engajamento com os clientes (33%) e acelerar a mudança para plataformas digitais/tecnológicas (29%).

Para as empresas, a comunicação digital se tornou uma poderosa ferramenta para alavancar os negócios e consolidar as marcas no mercado. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado eMarketer, somente na América Latina os investimentos em mídia digital cresceram em US$ 9,33 bilhões.

Outro dado relevante da eMarketer é que, pela primeira vez, os investimentos em publicidade no Brasil devem superar a marca dos US$ 15 bilhões, dos quais mais da metade (59%) serão direcionados às campanhas digitais. Além disso, de cada US$ 5 dólares investidos em publicidade na América Latina, US$ 3 devem ser destinados às mídias digitais.

E diante desses valores e estatísticas, é fundamental escolher quem está mais preparado para gerenciar os investimentos e o plano de ação da comunicação digital de um negócio, uma vez que cada centavo aplicado corretamente pode se transformar em novos negócios. Já o dinheiro mal aplicado, é prejuízo na certa.

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