Se a área da saúde é uma das que mais se beneficia de inovações, a nova tecnologia 5G, que o Brasil começou a instalar em 2022, tende a ser impulsionada com a chamada Internet das Coisas. Dessa forma, o profissional da saúde não poderá ficar focado apenas no seu conhecimento específico.
O que vem sendo conhecido como “Saúde 4.0” é o processo de transformação digital do setor. Usa recursos tecnológicos e a ciência de dados para aprimorar a qualidade de atendimento à população, em uma perspectiva de obter velocidade e eficiência para tornar o atendimento mais humanizado.
Progressivamente, não apenas a gestão de clínicas e hospitais como também os procedimentos ou decisões a respeito de tratamentos dependerão do uso dessa tecnologia de dados. Inúmeras oportunidades de trabalho serão abertas para quem estiver capacitado para aliar habilidades das áreas de saúde e tecnologia.
Foi pensando nisso que o bacharel em Enfermagem, Anderson Teixeira da Silva, de 47 anos, resolveu cursar uma pós-graduação. “Procurei um curso motivado pela atualização da inovação da área da saúde e pelo cenário atual nas adequações tecnológicas inseridas no contexto e no desenvolvimento pessoal, individual e corporativo”, conta.
Ele cursou a pós-graduação digital Saúde 4.0 - Gestão, Tecnologia e Inovação, na PUCPR, e atua em uma grande rede de hospitais como gerente comercial. “A saúde se renova a cada dia e de diferentes formas. Por mais que seja um assunto atual, em pouco tempo já se torna obsoleto por novas diretrizes e tecnologias. Precisamos, sim, de pessoas com essa sensibilidade de fazer o necessário, buscando equilíbrio entre custos e qualidade do presente com um olhar para o futuro”, comenta o pós-graduado.
A perspectiva da Saúde 4.0 une as vantagens da automação de dados, da velocidade e precisão das máquinas com o conhecimento dos especialistas. Com situações cada vez mais complexas e precisando de respostas rápidas, a qualidade dos serviços será medida pela capacidade de trabalhar com as novas tecnologias para que sejam transformadas em serviços humanizados.
A tecnologia 5G traz duas vantagens principais: velocidade muito superior na transmissão de dados e capacidade de unificar sistemas, o que impactará diretamente na medicina feita de forma remota ou por equipes fisicamente separadas. Equipamentos instalados em unidades distantes poderão trabalhar juntos, assim como as equipes de especialistas.
Para os profissionais da área interessados em se atualizar, o curso Saúde 4.0: Gestão, Tecnologia e Inovação da Pós PUCPR Digital conta com professores de renome mundial como o neurocientista Miguel Nicolelis. Ele é professor Titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University e é apontado pela Revista Scientific American como um dos maiores cientistas da atualidade.
Quem também ministra aulas na especialização é Pieter Abbeel, diretor do Laboratório de Robótica da UC Berkeley, co-fundador da Covariant.AI e da Gradescope.comz, além da médica infectologista Luana Araújo, mestre em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins (EUA) e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer.
Conheça outros cursos de especialização da Pós PUCPR Digital