Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
sociedade

Brasil precisa mudar imagem que tem do professor

Na história dos países que conseguiram subir no ranking da educação nos últimos 50 anos, uma variável que aparece em todos os casos é a mudança de percepção que a sociedade tem sobre a profissão de professor.

“O caso mais emblemático é o de Cingapura. Eles investiram fortemente em educação, focada nos problemas reais e contemporâneos, mas não foi só isso. Eles também investiram fortemente na imagem do professor na sociedade”, diz o Kleber Candiotto, Decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.

A percepção é importante para atrair os melhores estudantes para o magistério. Na Finlândia, os alunos que estão entre os 10% com melhor desempenho durante o Ensino Médio são os que mais procuram os cursos de Licenciatura.

Uma pesquisa feita em 2013 pela Fundação Varkey GEMS, chamada “Índice Global de Status de Professores”, mostra que o Brasil está na rabeira do ranking da valorização do professor, com o segundo pior resultado entre 31 países, à frente apenas de Israel.

O estudo mostra que um dos fatores mais importantes de como a profissão é valorizada é a remuneração. O status dos professores dentro da sociedade depende de quanto as pessoas acreditam que eles recebem. Em vários países, a percepção é condizente com a realidade local. No Brasil e em países como Espanha e Israel, porém, os professores ganham até 20% menos do que as pessoas acham que eles ganham.

O salário de professores sem ensino superior, no entanto, puxa a média brasileira para baixo. Para profissionais com licenciatura, a remuneração hoje na rede pública do Paraná começa em R$ 3,6 mil, maior que a média dos recém-formados em outras profissões.

O país também tem a seu favor duas persepctivas importantes sobre a profissão. Primeiro, a cada vez maior exigência por mudanças sociais necessariamente passa por um olhar mais atento à educação e, segundo, o número de professores que vai se aposentar nos próximos anos é de até 40% do total de profissionais da área, tornando uma das profissões que o país mais vai demandar no futuro.

Logo marca do anunciante

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.