Participantes discutirão caminhos para inovações e a aplicação de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do país| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

A 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) reunirá cerca de 4 mil pessoas em Foz do Iguaçu (PR) para discutir o cenário nacional e realidades locais dessas áreas de atuação. O evento acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro, em conjunto com a terceira edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc). Na sequência, será realizado o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), nos dias 2 e 3 de setembro.

Norteados pelo tema “A engenharia a favor do Brasil: mudanças e oportunidades”, os participantes discutirão caminhos para inovações e a aplicação de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do país. “A engenharia é uma aliada de qualquer nação que progride e que garante qualidade de vida para sua população. Precisamos enxergar a área como prioridade”, defende o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu Silva.

Ideias inovadoras

Durante a 73ª Soea também serão apresentados os projetos vencedores do 1º Prêmio Mútua de Empreendedorismo, criado para incentivar processos, produtos e serviços inovadores. Idealizada em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a iniciativa contempla desde estudantes de nível médio até profissionais pós-graduados.

As três melhores propostas serão direcionadas a instituições de fomento – parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras – para oportunizar apoio em futuros negócios. “A premiação integra nosso objetivo de impulsionar o empreendedorismo. Juntos, conseguimos extrair soluções que só são possíveis com a engrenagem da área tecnológica em primeiro plano”, destaca o presidente da Mútua, Paulo Guimarães.

Além do Confea, outra entidade responsável pela Semana é a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), tendo como anfitrião o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). “Reunir profissionais em um ano de crise é fundamental para a união entre entidades de classe, instituições de ensino, profissionais e empresas. Queremos apresentar projetos e soluções para o Brasil retomar seu crescimento”, analisa o presidente do Crea-PR, Joel Krüger.

A programação, concentrada no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu, contará com atividades como palestras, fóruns e debates conduzidos pelos principais especialistas do setor. Serão abordados os seguintes eixos complementares ao tópico central: desafios e estratégias para inserção dos profissionais; manutenção e conservação de obras e equipamentos de engenharia; mobilidade internacional; transformações e avanços necessários ao sistema profissional; e planejamento de infraestrutura.

Paraná

Com mais de 70 mil profissionais registrados nos campos de engenharia e agronomia, o Paraná recebe a Soea pela sexta vez. O Estado apresenta indicadores econômicos que resultam de características como o cooperativismo, o incentivo à agricultura familiar e a geração de energia. Foz do Iguaçu, classificada como um dos dez maiores municípios paranaenses, desempenha um papel essencial nesse panorama.

Segundo o Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICBV), a escolha da cidade foi motivada por fatores como a qualidade da rede hoteleira, a capacidade de receber grandes eventos e as belezas naturais. Famosa pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a cidade também se destaca pela ausência de tráfego pesado, o que facilita os deslocamentos.

73ª Soea e 9º CNP

Data: de 29 de agosto a 1º de setembro; e 2 e 3 de setembro

Local: Rafain Palace Hotel & Convention

Endereço: Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu – PR

Inscrições e mais informações: http://www.soea.org.br/