Arquitetura
Novo estádio de futebol do Chelsea FC tem projeto com inspiração gótica; conheça

O novo estádio substituirá o atual Stamford Bridge, e passará a ser o 4° maior da Inglaterra (Imagens: Divulgação/Herzog & de Meuron)
A proposta de um novo estádio para a equipe do Chelsea parece estar finalmente caminhando para uma resolução. Aprovado pelo conselho regional de Hammersmith-Fulham – distrito localizado na região oeste de Londres -, o projeto assinado pelo escritório suíço Herzog & de Meuron foi aprovado, para a construção de um estádio de 60 mil lugares.


O projeto em parceria com o estúdio inglês Lifschutz Davidson Sandilands leva inspiração na arquitetura gótica, e deve ser rodeado por pilares revestidos com tijolos, que terão função estética e estrutural: além de darem suporte à estrutura e à cobertura, os tijolos misturam o estádio às estruturas do entorno, marcadas pela industrialização do século 19. A reforma ampliará a capacidade do estádio (hoje o 7° maior entre os palcos da principal liga de futebol da Inglaterra) de 42 mil torcedores para 60 mil, e o estádio passará a ser o 4° maior da terra da Rainha.

Mesmo com a aprovação do conselho, as obras devem esperar para iniciar. Além de outras aprovações pendentes – incluindo a decisão final por parte da Prefeitura de Londres -, a obra depende da demolição do atual estádio e alguns edifícios do entorno.

O escritório Herzog & de Meuron também é também responsável pelos projetos da Allianz Arena, em Munique, e do Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro. Estimado em 500 milhões de libras (ou quase R$2 bilhões), o estádio deve ser finalizado até 2021.