Digital

Design

Acervo colaborativo quer valorizar e facilitar a pesquisa sobre o design nacional

Sharon Abdalla
06/05/2021 21:32
Thumbnail
O último dia 30 de abril marcou o aniversário de um ano da morte do artista plástico, designer e professor universitário Ivens Fontoura. Um dos principais nomes do design brasileiro, Fontoura ajudou a criar a Bienal Brasileira de Design e o Prêmio Salão Design, do qual foi jurado por vários anos consecutivos, entre muitas outras ações para a valorização, disseminação e crítica do setor.
Como forma de homenageá-lo, foi colocado no ar nesta data o Acervo Colaborativo de Design (ACD), portal que nesta fase inicial apresenta textos escritos por Fontoura e publicados em duas colunas mantidas por ele nos extintos jornais Diário do Paraná e O Estado do Paraná, nos anos 1970 e a partir da década de 1980 até os anos 2000, respectivamente.
"Comecei a digitalizar o meu acervo pessoal da Designdesigner [nome que a coluna assumiu em sua segunda fase e derivado da primeira Design designer], pois queria fazer uma homenagem ao Ivens. O acervo é uma maneira de continuar o trabalho dele, registrando a história e disponibilizando textos sobre design de maneira colaborativa", enfatiza Naotake Fukuchima, professor de Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diretor da editora Insight e nome à frente do projeto do ACD.
Ivens Fontoura é homenageado pelo primeiro material da iniciativa.
Ivens Fontoura é homenageado pelo primeiro material da iniciativa.
A este acervo, foram unidos outros textos do saudoso designer, cedidos por sua família, fazendo com nesta estréia o portal conte com cem das publicações assinadas por Fontoura, e que registram décadas preciosas da história do design nacional pela ótica de um de seus maiores conhecedores e entusiastas.
"Dez anos depois do lançamento do primeiro curso de Design no estado, o Paraná estava falando de design [no jornal]. Isso foi bem pioneiro, inclusive [em termos de] Brasil. Não temos notícias de outra coluna em jornal de grande circulação que falasse de design tão esquematicamente [naquele período]", pontua Naotake Fukushima.

Aperitivo

O conteúdo disponível nesta estreia do portal, no entanto, é uma espécie de aperitivo. Isso porque o objetivo do projeto é mapear, catalogar e disponibilizar para acesso de pesquisadores, entusiastas e curiosos sobre o tema acervos de todo o país. Isso será feito tanto a partir da digitalização deles, como também da centralização e disponibilização de outros acervos existentes Brasil afora.
Para isso, o projeto pretende contar com a colaboração de pesquisadores, parcerias e projetos com universidades e também com o auxílio de profissionais e demais interessados em integrar a equipe do Acervo Colaborativo de Design.
"São os sinais do nosso tempo. Uma maneira de fazer que nasce pensada para ser colaborativa. O Brasil carece de valorização da sua história, e nós vamos contribuir com esta ação", resume Fukushima.
Para participar do projeto, basta entrar em contato com o Acervo Colaborativo de Design pelo e-mail acervocolaborativodedesign@gmail.com.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!