Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
américa latina

24 textos que mostram a Venezuela que parte da esquerda ignora

Venezuelanos são abrigados em instalações provisórias em Boa Vista, Roraima | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Venezuelanos são abrigados em instalações provisórias em Boa Vista, Roraima (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Venezuela passa por uma longa crise que parece estar longe do fim. Hiperinflação, escassez de alimentos, caos social, mortes de civis em protestos, fuga em massa, entre outras mazelas, ocupam o noticiário sobre o país. Mesmo assim,  há no Brasil quem apoie o regime de Nicolás Maduro, cujas políticas ajudaram o país a entrar em colapso.

Esta seleção de textos mostra o pesadelo enfrentado pela Venezuela de Maduro.

Este artigo mostra como a Venezuela, que já foi o país mais rico da América do Sul, acabou com tantos problemas. E a culpa não foi de uma mudança errada de rumo, mas das políticas socialistas plantadas há muito tempo, e que continuam sendo aplicadas.

Leia a entrevista da Gazeta do Povo com Helio Beltrão, fundador do Instituto Millenium e fundador-presidente do Instituto Mises Brasil.

Esses mitos sobre a suposta grandeza do socialismo se negam a desaparecer, mesmo depois de o socialismo ter feito dezenas de milhões de vítimas. Veja como o colapso da Venezuela os desmente.

O socialismo obrigou o venezuelano a fazer uma dieta forçada; 72,7% da população do país emagreceu no último ano.

Conheça a trajetória do presidente que conversa com passarinhos, não chegou a terminar os estudos, e foi eleito na esteira de Hugo Chávez.

Veja como a usina da refinaria estatal de petróleo há décadas vem lançando substâncias contaminantes na baía Amuay e no Mar do Caribe, ameaçando o sustento das centenas famílias que vivem nesta vila pobre de pescadores na costa noroeste do país.

ONGs denunciam a utilização de gases tóxicos para provocar asfixia, torturas sexuais e técnicas sinistras como a de pendurar presos durante horas.

Pouco antes do Natal de 2017, a pior crise de inflação do mundo em quase uma década estava aumentando e mudando os planos de fim de ano dos venezuelanos.

Veja o registro da profissional que acompanhou por três meses protestos contra o regime de Maduro nas ruas do país.

Para críticos, o governo tentava mascarar os péssimos índices econômicos, driblar sanções internacionais e aumentar o controle sobre a população.

Relembre o tumulto que se alastrou pelo país durante mais de sete semanas de protestos quase diários, enquanto governo e oposição perdiam o controle.

A crise venezuelana chama atenção quando se considera evolução da economia latino-americana nos últimos 20 anos.

Entenda por que a Venezuela, afundada em uma crise financeira e de abastecimento, oferece gasolina quase de graça a cidadãos em tentativa de conter as tensões sociais.

Reveja a fotografia premiada que representa a situação desesperadora que vive a Venezuela.

Grande parte da esquerda europeia sempre elogiou e chegou a dizer que a Venezuela servia como fonte de inspiração. A crise humanitária que assola o país exige uma avaliação mais isenta da esquerda europeia.

Este artigo ajuda a compreender a “Assembleia Nacional Constituinte Comunal" convocada pelo ditador venezuelano em maio de 2017.

Jovens de colégio curitibano investiram R$ 3,6 mil na ação. Dinheiro havia sido arrecadado com a venda de bolos no intervalo das aulas no Ensino Médio.

O cenário de caos na Venezuela tem levado brasileiros a avaliar como insuficiente a forma como governo Michel Temer se posiciona sobre a crise no país vizinho. De acordo com um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, um em cada quatro brasileiros é a favor que o Brasil envie tropas militares para intervir na Venezuela.

Quando Hugo Chávez assumiu o poder na Venezuela, há quase vinte anos, o populismo esquerdista que defendia supostamente salvaria a democracia; em vez disso, causou a implosão do sistema no país

Esta matéria lista nove motivos que deveriam constranger os partidos que apoiam o discurso chavista.

Este texto investiga se existe um jogo de cena da administração venezuelana para reforçar a afirmação de que há democracia no país.

Neste artigo de opinião, o historiador Enrique Krauze, que acompanhou a tensão dos protestos diários no país em 2017, relata que a população venezuelana via um massacre da Paz Celestial diário enquanto Maduro dançava salsa.

Esta matéria traz os pontos principais para entender as manifestações que se alastraram pela Venezuela no ano passado.

Análise da situação desastrosa do país após quatro meses de protestos na rua com repressão brutal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.