Um novo metaestudo do grupo sérvio Libek confirma que os países que desejam aumentar seu crescimento econômico – e colher as muitas recompensas resultantes disso – precisam se concentrar no avanço da liberdade econômica de seu povo.
Libek analisou 92 estudos acadêmicos que consideraram a relação entre liberdade econômica e crescimento econômico. Oitenta e seis deles (93,5%) encontraram uma relação positiva.
Isso não é surpreendente, considerando que a liberdade econômica – a capacidade de direcionar a própria vida e tomar decisões econômicas por si mesmo – encoraja e capacita as pessoas a terem uma vida melhor para si e para suas famílias.
O aumento da atividade econômica que elas produzem mostra-se em medidas de crescimento econômico.
Leia também: Como a humanidade ganhou a guerra contra a fome
Ainda assim, a questão não pode ser deixada de lado, porque a liberdade econômica ainda é reprimida em muitas partes do mundo.
Os autores do metaestudo de Libek acreditam que suas descobertas são particularmente relevantes para o seu próprio país, a Sérvia.
O aumento das taxas de crescimento econômico é muito importante para a economia sérvia. A Sérvia é a economia de crescimento mais lento nos Bálcãs: a taxa média de crescimento na década após a recessão (2008-2016) foi de apenas 0,83% ao ano.
Ao mesmo tempo, a taxa média de crescimento não ponderada para outros países balcânicos (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Macedônia, Montenegro e Romênia) foi quase o dobro desse número, chegando a 1,58%.
Todos, exceto dois dos outros países dos Balcãs, têm pontuação superior à da Sérvia no Índice 2018 de Liberdade Econômica da The Heritage Foundation.
De fato, o índice da Heritage mostra que, em média, os países com maior aumento nos escores de liberdade econômica nos períodos de 5, 10 e 20 anos também apresentam o maior crescimento anual médio do produto interno bruto (PIB) per capita.
Leia também: Entenda as raízes históricas do princípio da ‘subsidiariedade’
As conclusões do think tank sérvio não são surpreendentes, e os formuladores de políticas na Sérvia e em todo o mundo devem levá-las a sério.
O avanço da liberdade econômica é fundamental para gerar prosperidade econômica para o maior número de pessoas – na Sérvia e em qualquer outro lugar.
©2018 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês