Nos dias que antecederam a ocupação aliada de Nápoles durante a Segunda Guerra Mundial, muitos moradores fugiram para abrigos subterrâneos e catacumbas para escapar dos bombardeios que atingiram a cidade. O que alguns deles deixaram para trás equivale a uma advertência sombria sobre o poder de uma ideologia utópica para enganar e denegrir a mente humana.
No abrigo que visitei recentemente – um labirinto de passagens assustadoramente estreitas e pequenas cavernas a pelo menos 30 metros de profundidade – nosso guia apontou um desenho riscado em uma das paredes. Era um retrato grosseiro dos líderes fascistas que mergulharam o mundo na guerra: Hirohito, Hitler e Mussolini. Sob o desenho estava a palavra “Vincerò!” [Eu vou vencer!] Nem mesmo com o colapso das potências do Eixo à vista, vivendo como um rato em um sistema de esgoto, o artista underground perderia a fé em sua religião política.
Cem anos atrás, em 28 de outubro de 1922, Benito Mussolini orquestrou a Marcha sobre Roma, quando 30.000 seguidores de camisas negras coagiram o rei Victor Emmanuel a efetivamente conceder a ele o controle do governo. Dentro de semanas, Mussolini instalou o primeiro regime fascista na Europa. “Um dia”, disse ele à mãe quando era um menino taciturno e violento, “vou surpreender o mundo”.
Mussolini manteve sua palavra. Sua conquista — a transformação da Itália de uma monarquia constitucional insegura em um estado totalitário militarizado — impressionou o jovem Adolf Hitler. Seu carisma — como descrito pelo jornalista Luigi Barzini, “havia algo nele que surpreendeu e fascinou quase todo mundo” — permitiu que ele dobrasse uma nação inteira à sua vontade. Por duas décadas Mussolini gozou de poder absoluto: ele era Il Duce , o líder, o “novo homem” do início do século 20, tão amado e temido quanto qualquer César do Império Romano. “Seus poderes eram ilimitados”, escreve Barzini em The Italians [Os Italianos, sem edição no Brasil]. “Onde suas prerrogativas legais terminaram, começou sua autoridade indiscutível e imenso prestígio pessoal.”
Também como os Césares de outrora, Mussolini entendia algo sobre a necessidade humana de adorar. Nesse caso, o objeto de veneração seria o Estado-nação, encarnado em um indivíduo singular, um super-homem benevolente. Como Mussolini proclamou: “O fascismo não é apenas um partido, é um regime; não é apenas um regime, mas uma fé; não é apenas uma fé, mas uma religião que está conquistando as massas trabalhadoras do povo italiano”.
O próprio Mussolini não gostava de religião; ele adotou a visão ateísta e anticatólica de seu pai. Certa vez, ele zombou de Cristo como “um homem pequeno e mesquinho que em dois anos converteu algumas aldeias e cujos discípulos eram uma dúzia de vagabundos ignorantes, a escória da Palestina”.
O problema para Mussolini, porém, era como evitar um confronto direto com a Igreja Católica, que mantinha uma profunda lealdade cultural entre os italianos comuns, qualquer que fosse a qualidade de sua fé pessoal. Mussolini havia introduzido o conceito de uma ideologia política “totalitária”. Como a igreja poderia ser acomodada se o fascismo não podia tolerar rivais? Como Mussolini escreveu em A Doutrina do Fascismo :
"O liberalismo negou o Estado em nome do indivíduo; o fascismo reafirma os direitos do Estado como expressão da real essência do indivíduo(...) A concepção fascista do Estado é abrangente; fora dele nenhum valor humano ou espiritual pode existir, muito menos ter valor. Assim entendido, o fascismo é totalitário, e o Estado fascista — uma síntese e uma unidade inclusiva de todos os valores — interpreta, desenvolve e potencializa toda a vida de um povo."
As negociações entre a Igreja e o governo começaram em 1926, mas pararam por causa das políticas educacionais fascistas. As conversações foram retomadas, no entanto, e em 11 de fevereiro de 1929, em uma cerimônia deslumbrante no Palácio de Latrão, Mussolini assinou protocolos tornando a Cidade do Vaticano um enclave totalmente independente dentro de Roma. Seus cidadãos estavam isentos da lei fascista. A autoridade católica sobre o casamento foi restaurada, assim como a educação religiosa obrigatória.
Assim, havia limites práticos para o totalitarismo de Mussolini. Como o biógrafo RJB Bosworth resume: “A ditadura de Mussolini não tinha, não queria e não poderia invadir a cidadela do catolicismo”. Ao elogiar os protocolos, o jornal papal, L'Osservatore Romano , declarou que “a Itália foi devolvida a Deus e Deus à Itália”. No entanto, Mussolini também conseguiu o que queria: uma maneira de o povo italiano de alguma forma reter a inspiração espiritual do catolicismo enquanto direcionava suas lealdades mais importantes ao regime. De fato, a idolatria do Estado continuou em ritmo acelerado: o nacionalismo militante era o novo credo.
As organizações juvenis fascistas — cujo lema era “Acredite, obedeça, lute” — foram modeladas na Companhia de Jesus. O aniversário da Marcha sobre Roma foi encenado em um evento pseudo-religioso, com uma missa matinal e a mistura de militares italianos, milícias fascistas e padres católicos. Celebrações de batalhas militares, como a batalha de Vittorio Veneto, seguiram um padrão semelhante. “A comemoração dos mártires fascistas confundiu livremente o fascismo com o cristianismo”, escreve Michael Burleigh em Sacred Causes [Causas Sagradas, sem edição em português], “que a presença de tantos clérigos em tais rituais pouco fez para dissipar, enquanto a memorabilia fascista deve muito ao kitsch piedoso”.
O próprio Mussolini, apesar de seu desdém pessoal pela Igreja, teve o cuidado de disfarçar a doutrina fascista na linguagem da espiritualidade obscura: “O fascismo é uma concepção religiosa na qual o homem é visto em sua relação inerente com uma lei superior e uma vontade objetiva, que transcende o indivíduo e o torna um membro consciente de uma sociedade espiritual”.
Sob a visão fascista, os cidadãos derivam seu senso de propósito e significado do regime: é o Estado que “torna-os conscientes de sua missão”, “harmoniza seus interesses divergentes” e “leva os homens da vida tribal primitiva à mais alta manifestação do poder humano, o domínio imperial”. Foi um pequeno passo da idolatria do regime à deificação de seu líder supremo. “A verdadeira novidade de sua ambição”, escreve Bosworth, em Mussolini , “estava em suas pretensões de entrar nos corações e mentes de seus súditos, e assim instalar o fascismo como uma religião política”.
Por ter assumido o controle total da mídia, Mussolini se retratou como o único homem que poderia resgatar a Itália do desastre econômico, derrotar seus inimigos e restaurar seu lugar de direito no cenário mundial. “Quero tornar a Itália grande, respeitada e temida”, disse ele. Como o primeiro-ministro mais jovem do país, ele sempre pareceu viril e seguro de si. Fotos dele balançando um martelo, colocando tijolos e cortando milho — geralmente com o peito nu — apareciam diariamente nos jornais. Copos em que ele bebia e picaretas que ele balançava durante suas turnês eram considerados relíquias sagradas. “Pode haver antifascistas, mas havia poucos antimussolinianos”, escreve Christopher Hibbert, em Mussolini: The Rise and Fall of Il Duce [em tradução livre, Mussolini: A Ascensão e Queda do Il Duce]. “Ele não era apenas um ditador. Ele era um ídolo.”
O culto à personalidade de Mussolini atingiu seu ápice em 1936, quando a Itália invadiu e ocupou brutalmente a Etiópia. O mundo ouviu com indignação os relatos de nativos indefesos engasgados com gás venenoso e sendo mortos por metralhadoras. No entanto, Mussolini havia desafiado a Liga das Nações — um distintivo de honra para a maioria dos italianos — e conquistado. Hinos de louvor brotaram da imprensa italiana. “Homero, o divino na Arte; Jesus, o divino em Vida; Mussolini, o divino em ação”, escreveu o jornalista Asvero Gravelli. Para outros, ele era “infalível”, um “titã”, um “gênio” e “divino”. Depois de ouvir Mussolini anunciar de sua sacada que a Etiópia havia sido derrotada e que Roma era novamente a capital de um grande império, seus colaboradores quase foram derrotados. “Ele é como um deus”, disse um. “Como um deus?” o outro respondeu. "Não não. Ele é um deus.”
Como poderia o povo italiano, que vivia em meio à sede da Igreja Católica universal — cuja identidade católico-cristã lhe foi atribuída no nascimento — transferir sua mais profunda devoção a um regime pagão liderado por um déspota irreligioso? Afinal, a Itália foi uma das vitoriosas da Primeira Guerra Mundial. Sua economia do pós-guerra era ruim, mas não tão ruim quanto a da Alemanha. No entanto, suas condições domésticas a tornaram madura para a exploração. Pobreza generalizada, veteranos de guerra sem esperança de trabalho significativo, greves, violência nas ruas, a ameaça do comunismo, divisões políticas e um profundo sentimento de desilusão — todos desempenharam um papel na história de uma nação de 40 milhões de almas em busca de um salvador político.
Mussolini, mais performer do que político, assumiu o papel. Ele inventou o estado totalitário moderno. Ele tirou as liberdades do povo italiano, dando-lhes sonhos de um paraíso nacionalista nutrido pela glória imperialista. Ele fez parecer que o fascismo era o auge evolutivo da civilização ocidental.
Na verdade, o fascismo provou ser uma mutação: uma distorção miserável dos ideais políticos e religiosos do Ocidente. A arrogância de Mussolini tornou-se sua ruína. As forças democráticas do Ocidente perfuraram as ilusões fascistas da Itália e o povo italiano terminou o trabalho. Deposto do poder, Mussolini tentou fugir do país. Ele foi pego, baleado e enforcado sob aplausos e zombaria.
No entanto, Mussolini tinha legiões de seguidores dedicados que se agarravam à esperança — uma esperança separada da razão — como o artista agachado em uma caverna sob as ruas de Nápoles. Ou como Manlio Morgagni, jornalista, prefeito de Milão e membro do Senado italiano. Quando Morgagni recebeu a notícia de que Mussolini havia sido forçado a deixar o cargo, ele cometeu suicídio. “Por mais de trinta anos, você, Duce , teve toda a minha lealdade”, escreveu ele em nota. “Minha vida era sua... Eu morro com seu nome nos lábios e um apelo pela salvação da Itália.”
© 2022 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
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