Alexandre de Moraes e o estilo "VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?". O Em Alta traz a reação rápida e categórica de ministros e "assessores de luxo" de Moraes: menos de 24 horas depois da reportagem da Folha de S.Paulo que denunciou o esquema do gabinete paralelo criado pelo ministro Alexandre de Moraes na estrutura do Judiciário brasileiro, colegas seus do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República e o advogado-geral da União já haviam manifestado solidariedade sem ressalvas ao ministro.
O apoio intransigente dado a Moraes por vários dos principais personagens que poderiam ajudar a conter suas ilegalidades causou exasperação em parte da população, especialmente da direita. A blindagem corporativista da elite jurídica brasileira é um fenômeno antigo, que remonta à "República dos Bacharéis", como costuma ser apelidada a conjuntura de domínio dos bacharéis em Direito na política e nos cargos públicos no início do século 20.
Mas, nos últimos dias, o compadrio promíscuo ganhou um novo marco com as declarações pró-Moraes.
"Você sabe com quem está falando?"
Os amigos de Moraes deixaram claro, logo após as revelações do jornal Folha de São Paulo, que o ministro não estava e nunca estará sozinho. Se alguém tinha alguma dúvida que os poderosos se unem na dificuldade, os bombardeios contra Moraes provaram, que a união faz a força entre eles.
Trouxemos alguns exemplos escancarados de amizade. Ou seria uma imensa cumplicidade?
"Todos os atos praticados pelo ministro Alexandre de Moraes se deram no cumprimento de dever", disse o presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Já a atua presidente do TSE, Cármen Lúcia, afirmou: "Um grande ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que cumpriu um enorme papel".
"Vítima de injustas agressões físicas e virtuais", comentou o ministro Gilmar Mendes. O ministro age com "coragem, diligência, assertividade e retidão" nos processos, disse o PGR Paulo Gonet.
Já o advogado-geral da União, Jorge Messias, o "Bessias" da ex-presidente Dilma Rousseff, enfatiza que Moraes "tem atuado com absoluta integridade no exercício de suas atribuições".
Assista ao Em Alta todas as terças, quintas e domingos
O programa Em Alta promove uma análise política ácida, sem medo e cheia de boas sacadas, pautada por um tema pertinente da semana. Com comentários de Paulo Polzonoff Jr. e Guilherme Oliveira, o programa vai ao ar todas as terças e quintas às 10h e aos domingos às 18h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.