Scott Adams, criador da tirinha Dilbert, foi banido da Amazon por toda a vida, mas empresa logo reverteu a decisão| Foto: Reprodução / Youtube Scott Adams
Ouça este conteúdo

O escritor Scott Adams, mais conhecido como criador das tirinhas do Dilbert, foi banido da ferramenta para publicação independente de livros da Amazon, o Kindle Direct Publishing (KDP), por toda a vida na segunda-feira (13).

CARREGANDO :)

No entanto, na quarta-feira (15), após Scott ter revelado o banimento no X/Twitter, a empresa reverteu a medida, aparentemente, sem fornecer quaisquer explicações.

O autor, que é conservador, estava prestes a publicar seu novo livro ‘Reframe Your Brain’ [Reprograme seu cérebro, em tradução livre] pelo KDP, quando foi comunicado que não possuía os direitos autorais de seu próprio trabalho e que, portanto, estava proibido de voltar a publicar na plataforma.

Publicidade

Ao se manifestar sobre o banimento no X, o autor escreveu:

“@AmazonKDP (para editoras independentes) me baniu para sempre esta semana, então, o lançamento do meu livro ‘Reframe Your Brain’ pode ser adiado.A razão declarada é que eu não possuo [direitos sobre] meu próprio conteúdo, embora eles tenham documentos provando que eu possuo. Não recebo resposta quando pergunto quem eles acham que é o dono.Não consigo entender o que acredito ser o sistema de suporte de IA que finge ser humano, para determinar se é um problema do sistema ou . . . algo mais”.

A postagem teve uma série de comentários em apoio ao escritor, incluindo os de outros autores que também afirmaram terem sido banidos da plataforma de publicação independente da empresa.

Um de seus seguidores encontrou um anúncio do livro, somente com o título em uma capa cinza, na página da Amazon do Canadá e sugeriu que o banimento poderia estar relacionado a questões de direitos de publicação.

Scott respondeu que era possível, já que no início deste ano, sua antiga editora havia devolvido os direitos de publicação após cancelar o contrato com o autor. “Parece um espaço reservado da editora que me cancelou e me devolveu todos os direitos. Pode ser esse o problema, talvez não. Não consigo obter uma resposta”, comentou.

Publicidade

Horas depois, a empresa não só reverteu o banimento como garantiu o lançamento de seus livros. Em vídeo compartilhado em sua comunidade privada @ScottAdamsSays, ele afirmou que “há algumas horas atrás, sem explicação, eles [a Amazon] reverteram meu banimento por toda a vida e permitiram que meus títulos sejam publicados, sem qualquer problema. Nem mesmo nada a ser consertado. Esquisito, não?”.

Após propor um brinde, o autor afirmou que isso significa que o “livro mais cancelado em todo o mundo” estava já em pré-venda e que estaria disponível para compra nesta quinta-feira (17).

Scott ainda comentou que a empresa sequer informou-o que havia cometido um erro, tampouco enviado um pedido de desculpas, “simplesmente disse que tinha sido revertido”.

Dentre as possíveis explicações para o ocorrido, o autor sugeriu que a ferramenta de IA da Amazon pode ter se equivocado na análise do conteúdo e que, ao chegar para a avaliação de uma pessoa, que o teria identificado como o “cara do Dilbert”, a medida teria sido revertida.

Outra possibilidade é que a Amazon tenha um time de respostas rápidas para resolver questões que repercutem de forma negativa para a imagem da empresa. Ao identificar a reclamação de Scott, eles teriam revisado seu caso com urgência e revertido o banimento.

Publicidade

“Esse seria o processo mais normal, pelo qual já passei algumas vezes. Todas as vezes que eu reclamo sobre qualquer coisa no Twitter, se você tem seguidores o suficiente, você é imediatamente contatado pelo time de respostas”, explicou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]