A indústria de brinquedos Hasbro trouxe definitivamente o tema da diferença salarial para a noite de jogos com sua nova versão feminista do Banco Imobiliário (Monopoly), chamada “Srta. Monopoly”.
A nova versão do jogo de tabuleiro clássico tem regras novas. As mulheres recebem $240 em dinheiro do jogo, enquanto os homens recebem apenas $200. As mulheres também recebem $1.900 em dinheiro do jogo do banqueiro no início da partida, enquanto os homens recebem $1500, de acordo com o jornal USA Today.
Mas “se os homens tiverem as cartas certas, eles podem ganhar mais também”, anunciava o comunicado da fabricante distribuído na segunda-feira (9).
Srta. Monopoly será “o primeiro jogo na história da franquia Monopoly a celebrar as mulheres pioneiras”, de acordo com o comunicado da Hasbro, e terá novos personagens femininos na caixa, em vez do tradicional mascote de bigode do jogo, o Tio Saco-de-dinheiro.
A Hasbro anunciou ainda uma doação de US$20.580 em “dinheiro de verdade” para três meninas entre 13 e 16 anos “para estimular seu espírito investidor e apoiar seus projetos – valor que é também o montante de dinheiro falso contido no jogo. (...) As jovens investidoras têm toas origens diferentes, mas o mesmo objetivo de ajudar os outros com suas invenções”.
A diretora mundial de estratégia e marketing da Hasbro, Jen Boswinkel, disse que, com o novo jogo e a doação da empresa às três jovens, o objetivo da Hasbro é “reconhecer e celebrar as contribuições que as mulheres deram e dão à nossa sociedade diariamente”.
“Nós nos certificamos de criar um jogo autêntico e divertido, que as famílias pudessem jogar e aprender sobre as coisas que amam e que fazem parte de suas vidas, mas que elas não sabiam que tinham sido inventadas por mulheres”, disse Boswinkel ao USA Today.
O repórter Dave Jorgenson, do Washington Post, ressaltou no Twitter que a patente original para a primeira versão do jogo, chamado “The Landlord’s Game” foi concedida a uma mulher chamada Lizzie Magie em 1903.
O jogo deve ser lançado nos Estados Unidos em outubro e não tem data para chegar ao Brasil.
©2019 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês