O ator, músico e roteirista Donald Glover lançou, no último sábado (5), o clipe de This is America, single de seu projeto musical Childish Gambino. O vídeo, que mescla ironia e violência, faz duras críticas às tensões raciais nos Estados Unidos.
O vídeo mostra Childish Gambino sem camisa em um grande galpão. Ele dança, sorri, brinca e faz disparos à queima-roupa. As vítimas que aparecem na tela são sempre negras.
This is America critica o porte de armas e a violência policial. Episódios recentes da história dos Estados Unidos são recordados, incluindo o caso do massacre de nove membros de uma igreja da comunidade negra de Charleston, em 2015.
Leia também: Negros são condenados a mais tempo de prisão que brancos pelos mesmos crimes
Dirigido por Hiro Murai, o vídeo já teve mais de 23 milhões de visualizações nos dois primeiros dias desde o seu lançamento.
Donald Glover é criador, roteirista e ator da premiada série Atlanta, e fará o papel de Lando Calrissian no filme Han Solo: Uma História Star Wars, previsto para ser lançado em 25 de maio nos Estados Unidos.
Leia também: Por que a esquerda ignora os crimes de negros contra negros?
O polêmico vídeo gerou debate nas redes sociais. Repleto de referências, o vídeo atraiu a atenção das pessoas, que passaram a procurar os significados escondidos na peça.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião