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Will Smith com o Oscar de Melhor Ator: noite inesquecível
Will Smith com o Oscar de Melhor Ator: noite inesquecível| Foto: EFE/EPA/NINA PROMMER

Ei, eu disse que eles deveriam contratar Chris Rock para apresentar o Oscar novamente. Eu estou sempre errado? O cara esteve no palco por 30 segundos e transformou uma estranha e monótona cerimônia do Oscar em algo inesquecível.

Rock fez uma piada sobre o corte de cabelo de Jada Pinkett Smith: “Jada, eu te amo, G.I. Jane 2, mal posso esperar para ver!" O problema é que a Sra. Smith tem uma condição médica que causa queda de cabelo. Rock sabia disso? Eu não. Will Smith riu da piada inicialmente, depois olhou para sua esposa infeliz e deu marcha à ré. Dureza. De repente, o Sr. Cara Bonzinho não era tão legal. Uma das maiores estrelas de cinema vivas subiu ao palco e deu um tapa na mandíbula esquerda de Chris Rock, embora, para seu descrédito, Smith tenha esquecido de dizer: “Bem-vindo à Terra”.

Eles contratam três mulheres para apresentar, e os meninos roubam o show brigando.

“Uau! Will Smith acabou de bater em mim! Essa foi… a maior noite da história da televisão”, disse Rock, sem exagerar os fatos. O cara deve ter trabalhado em muitos pardieiros quando ainda era iniciante, mas acho que ele nunca levou um tapa na cara de uma estrela de cinema antes. Senhoras e senhores, Chris Rock! Não apenas ele deveria apresentar o Oscar todos os anos, ele deveria ser o próximo secretário de Estado. Fale sobre graça sob pressão. Quando foi a última vez que você levou um tapa na cara de um grandalhão? Eu incomodo as pessoas para ganhar a vida, e isso não tem acontecido comigo ultimamente. Se fôssemos você ou eu lá em cima, teríamos sido pegos de surpresa. Rock simplesmente seguiu em frente. Ele aceitou como se tivesse ensaiado por um mês.

Ah sim, e o Oscar foi ganho pela maior corporação do mundo. Viva o lado mais fraco! A Apple TV+ ganhou sorrateiramente o Oscar de Melhor Filme, enquanto os chefes de sua arquirrival Netflix procuravam o pessoal do departamento de marketing para tratá-los da mesma maneira como Smith tratou Rock. A Netflix vem tentando ganhar o Oscar há dez anos, gastou centenas de milhões de dólares nesse projeto e ainda não deu nada. Em vez disso, a Apple TV+, lançada há apenas dois anos, ganhou com ‘CODA - No Ritmo do Coração’, uma comédia dramática sobre uma adorável família de surdos e sua adorável filha.

Foi o primeiro filme a estrear em um serviço de streaming e o primeiro filme a estrear no Sundance Film Festival a ganhar o prêmio de Melhor Filme. Ele também ganhou Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, para o até então desconhecido Troy Kotsur, primeiro homem surdo a ganhar um Oscar por atuação.

Enquanto isso, a Netflix perseguia arduamente o Oscar com seu filme “Ataque dos Cães”, “uma evisceração deslumbrante de um dos mitos fundamentais do país”, de acordo com o New York Times (ou seja, é sobre um cowboy homossexual enrustido). Foi uma das maiores decepções da história da Academia. Com doze indicações, ganhou apenas um único prêmio – Melhor Diretor para Jane Campion, que dificilmente poderia perder depois que todos apontaram que apenas duas mulheres já haviam vencido na categoria antes.

Por melhor que Chris Rock seja, Smith também foi muito bem. Minutos depois de bater em Rock, ele ganhou seu primeiro Oscar, como o pai das fenômenos do tênis Serena e Venus Williams em ‘King Richard - Criando Campeãs’. Ele deve ter reescrito a maior parte de seu discurso em sua cabeça na hora final, porque tudo virou sobre como às vezes um homem só precisa dar um tapa em um comediante por insultar sua dama: “Richard Williams era um feroz defensor de sua família”, ele disse (Williams não está morto, mas tanto faz).

Smith falou de como ele “protegeu” as atrizes do filme e disse: “Fui chamado em minha vida para amar as pessoas e proteger as pessoas”. Ele chorou copiosamente, revertendo a situação: Smith disse que já deveria ter aprendido a “sofrer abuso” e a “ter pessoas te desrespeitando” e acrescentou: “Você tem que sorrir e fingir que está tudo bem .” (Eu posso ouvir Rock respondendo: “Foi uma piada, cara! Você é adulto ou não?”) Smith chegou a se desculpar, mas não a Rock: “Quero me desculpar com a Academia. Quero pedir desculpas a todos os meus colegas indicados… Obrigado, e espero que a Academia me convide de volta.”

Mesmo antes da treta Smith-Rock, foi uma cerimônia muito estranha. Três atletas que você provavelmente não reconheceria se os visse no McDonald's fazendo… uma homenagem a James Bond? Uma homenagem hip-hop a… ‘O Poderoso Chefão’? Uma grande produção construída ao redor de… uma música que não foi indicada ao Oscar? Piadas de... Amy Schumer? Depois do Oscar difícil de assistir do ano passado, o clima foi pelo menos mais leve desta vez. Apenas algumas referências à Ucrânia, incluindo uma de Mila Kunis, descendente de ucranianos, seguida de um minuto de silêncio por esse país.

Dou crédito à co-anfitriãs Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes por pelo menos tentarem ser engraçadas. Mas elas não tinham relacionamento juntas, assim como não tinham registro de trabalhar juntas. Por que eles estavam no palco juntas? Eu não faço ideia. Especialmente quando Chris Rock e Tiffany Haddish, duas pessoas extremamente engraçadas, estavam por ali.

Apropriadamente para a noite, as apresentadoras fizeram piadas sobre o quão terríveis alguns dos filmes indicados eram: Sykes disse, sobre o laborioso ‘Ataque dos Cães’, "Eu assisti esse filme três vezes e ainda estou na metade". Justo. “Este ano vimos uma demonstração assustadora de como a masculinidade tóxica se transformou em crueldade contra mulheres e crianças”, disse Hall. “Maldito seja Mitch McConnell! [Líder da minoria republicana do Senado dos Estados Unidos]” acrescentou Sykes, em uma piada que parecia ter sido escrita por um estagiário, ou talvez por um software automatizado de piadas. Mais tarde, Sykes apresentou um cartão de “registro de eleitor do Texas” que “vem pré-triturado”.

Schumer, que havia prometido antes do show que iria tentar dar uma de Ricky Gervais, mostrou-se disposta a mexer com a multidão. Algumas de suas piadas parecem muito boas no papel. Referindo-se ao terrível filme “Apresentando os Ricardos”, de Aaron Sorkin, ela disse: “É inovador fazer um filme sobre Lucille Ball sem nem um momento engraçado… É como fazer um filme biográfico sobre Michael Jordan e apenas mostrar as viagens de ônibus entre os jogos." Infelizmente, Schumer é daquelas comediantes cujos maneirismos tornam impossível você rir. “Este ano, a Academia contratou três mulheres para apresentar porque é mais barato do que contratar um homem”, disse ela no início do programa, oferecendo exatamente o tipo de clichê de realidade alternativa que você esperaria de uma mulher com um salário inversamente proporcional ao seu talento. (Schumer mora em um apartamento de US$ 12 milhões, indicando que ela é a primeira comediante da história a ganhar um milhão de dólares para cada pessoa na terra que a acha engraçada.)

A única piada engraçada durante o monólogo de abertura foi quando Hall disse: “Sabe, estamos lidando com o Covid há dois anos. Tem sido muito difícil para as pessoas.” “Basta olhar para o Timothée Chalamet”, continuou Schumer, e a câmera cortou para J. K. Simmons. Mas a piada teria funcionado melhor se o público realmente soubesse quem era Timothée Chalamet. Chalamet estava vestindo um smoking brilhante sobre o peito nu, cuja visão sugeria que ele está a) em uma greve de fome não anunciada, b) nunca viu o interior de uma academia, ou c) é na verdade um aluno da sétima série.

A piada “audaciosa” veio de Sykes: “Nós vamos ter uma ótima noite esta noite, e para vocês na Flórida, nós vamos ter uma noite gay. Gay Gay Gay Gay Gay.” Quanta coragem! Bravo bravo bravo bravo bravo bravo. Sykes conseguiu uma risada ao retornar de um intervalo vestida como Richard Williams, pai das tenistas Serena e Venus Williams, então o esquete vacilou quando Hall apareceu como Tammy Faye Bakker, e desmoronou completamente quando Schumer desceu desajeitadamente como Homem-Aranha.

No geral, a cerimônia sofreu os mesmos problemas de sempre: apesar de transferir a entrega de oito Oscars técnicos para uma cerimônia pré-show, a transmissão ainda conseguiu ser uma das mais longas da história, com quase quatro horas. O poder das estrelas estava faltando, e é por isso que tivemos que sofrer ao ver John Leguizamo dizendo que o modelo para a estatueta do Oscar era latino, então, “Se você ganhar, terá 13 ½ polegadas de mexicano em suas mãos”. Credo. Um grande número musical chamativo nos deu “We Don’t Talk About Bruno”, mesmo que essa música não tenha sido indicada (a Disney inexplicavelmente empurrou “Dos Oruguitas” de Encanto; perdeu para a música de Billie Eilish para o filme do James Bond).

Beyoncé é uma grande estrela, no entanto, e ela abriu o show com a primeira apresentação ao vivo da música indicada ao Oscar, “Be Alive”, de ‘King Richard - Criando Campeãs’. O que nos lembrou a todos que é uma música terrível que não poderia ser salva por exércitos de dançarinos vestindo roupas amarelas de bola de tênis e se apresentando nas quadras onde Venus e Serena Williams aprenderam a sacar.

Os momentos doces vieram de recém-chegados, como Ariana DeBose, que ganhou Melhor Atriz Coadjuvante por ‘West Side Story - Amor, Sublime Amor’, e o Melhor Ator Coadjuvante Kotsur, o ator surdo que disse em língua de sinais que quando ele visitou a Casa Branca, “estava planejando ensinar-lhes uma língua de sinais cheia de palavrões, mas Marlee Matlin disse para me comportar”. Kotsur disse que seu pai era o melhor em língua de sinais de sua família, mas depois de um acidente de carro ele ficou paralisado do pescoço para baixo e cruelmente incapaz de usar as mãos.

A entrega do prêmio final foi tocante - ou insuportável, dependendo do ponto de vista: para homenagear o 50º aniversário do Cabaret, Liza Minnelli apareceu de surpresa, mas estava em uma cadeira de rodas e parecia extremamente frágil. Em uma noite de surpresas, esta foi a mais indesejável.

©2022 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
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