Cena do documentário “Winter on Fire”, que retrata os protestos de 2013 contra o então presidente, Viktor F. Yanukovich, pró-Rússia| Foto: Divulgação/Netflix
Ouça este conteúdo

Entender o que se passa entre a Rússia e a Ucrânia pode ser um desafio para quem não conhece a complexa relação entre as duas nações. Se, por um lado, ambas nasceram do mesmo império e foram parte da União Soviética, por outro, cada uma enfrentou desafios peculiares: a Ucrânia já alternou entre o jugo nazista e comunista, e é o lar da usina nuclear de Chernobyl, o coração do desastre que mostrou ao mundo a ineficiência da União Soviética.

CARREGANDO :)

A Rússia, por sua vez, está há duas décadas sob o governo de Vladimir Putin, o ex-agente da KGB que chegou ao poder nos anos 2000 e não parece disposto a abandoná-lo tão cedo. Veja, abaixo, uma lista de cinco filmes e séries que ajudam a compreender o passado recente dos dois países e de alguns dos principais personagens que marcaram sua história:

Inverno em Chamas: a luta da Ucrânia pela liberdade 

Ano de lançamento: 2015

Publicidade

Disponível em: Netflix e YouTube

Sinopse: dirigido pelo americano Evgeny Afineevsky, o documentário Winter On Fire: Ukraine's Fight For Freedom (Inverno em Chamas: a Luta da Ucrânia pela Liberdade, em tradução livre), já foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e retrata as manifestações que tomaram a Praça Maidan, em 2013, quando o então presidente, Viktor F. Yanukovich, empacou as negociações de inclusão do país na União Europeia.

Os protestos começaram em 21 de novembro de 2013, através de uma convocação nas redes sociais, e tomaram grandes proporções ao longos dos 93 dias que se seguiram. O filme retrata também como a intervenção da Berkut, a polícia de choque ucraniana aliada ao líder pró-Rússia, acabou gerando uma onda de violência e mortes. Os conflitos terminaram com a deposição de Yanukovych.

A Sombra de Stálin 

Ano de lançamento: 2019

Publicidade

Disponível em: Netflix

Sinopse: "Em todo lugar havia o grito: ‘não há pão. Estamos morrendo’. Esse grito veio de todas as partes da Rússia". Estes trechos aparecem na série de reportagens publicadas em 1933 pelo jornalista britânico Gareth Jones, o primeiro a viajar por conta própria pela União Soviética longe dos olhos de Moscou e a denunciar os horrores do Holodomor.

Meses depois revelar em primeira mão a fome generalizada que assolava o país, Jones foi sequestrado e morto pela polícia secreta soviética. Sua história chegou aos cinemas em 2019, com direção de Agnieszka Holland e atuações de James Norton e Vanessa Kirby. O filme A Sombra de Stálin” já foi tema de um episódio do podcast Quarentena Cult, com participação do embaixador da Ucrânia no Brasil.

As Testemunhas de Putin 

Ano de lançamento: 2018

Disponível em: NOW Online, Vivo Play

Publicidade

Sinopse: No início dos anos 2000, o diretor Vitaly Manskiy foi contratado por Vladimir Putin para compor importantes peças de sua campanha eleitoral. Vinte anos depois, autoexilado na Letônia, Manskiy revisita o próprio material para questionar a própria obra: a imagem positiva que seu filme de 2001 construiu sobre o ex-agente da KGB.

A partir de registros raros da intimidade de Putin, entrevistas com familiares e aliados próximos, o cineasta apresenta não apenas um retrato fiel de Putin, mas desfia a sucessão de fatos e estratégias que o levaram e ainda mantém no poder. O filme foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary (República Tcheca) e em diversos outros ao redor do mundo.

Chernobyl 

Ano de lançamento: 2019

Disponível em: HBO Max

Sinopse: uma das séries mais aclamadas de 2019, Chernobyl conta a história da emblemática usina nuclear ucraniana e o trágico acidente encoberto pelos soviéticos que levaria à derrocada da Cortina de Ferro. Com Jared Harris e Stellan Skarsgård no elenco, o drama conta a história do físico Valery Legasov (Harris), um dos primeiros a compreender o tamanho do desastre ocorrido em Chernobyl e a testemunhar os esforços da União Soviética para minimizar o problema.

Publicidade

A série mostra o papel de Boris Shcherbina (Skarsgård), o alto funcionário do governo soviético escalado para supervisionar a operação e lidar com o acidente, bem como o próprio Mikhail Gorbachev (David Dencik), então presidente da URSS, que mais tarde admitiria que o desastre nuclear foi a grande causa do colapso do bloco soviético.

The Earth Is Blue As An Orange  

Ano de lançamento: 2020

Disponível em: Vimeo On Demand

Sinopse: o documentário conta a história real de Hannah, uma mãe solteira de quatro filhos que vive na zona de guerra de Donbass, na Ucrânia. Em meio aos bombardeios e ao caos, ela luta para manter sua casa como um porto seguro físico e moral. A família é apaixonada por cinema e decide fazer um filme amador inspirado na própria rotina em tempos de guerra. Da diretora ucraniana Iryna Tsilyk, a obra passeia por temas sensíveis, como a importância da arte em tempos sombrios.

O filme foi selecionado para mais de 100 festivais internacionais de cinema, entre eles o Festival de Berlim, o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, entre outros no Canadá e nos Estados Unidos.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]